Ácido Salicílico: o favorito da pele oleosa e acneica

Ácido Salicílico: o favorito da pele oleosa e acneica

atualizado em publicado em 21 de setembro de 2021 6 comentários ATIVOS
Tempo de leitura: 5 minutos

Um dos lançamentos mais aguardados do ano acaba de chegar: o Ácido Salicílico da Creamy! O sétimo produto da marca é uma solução tônica, sem enxágue, perfeita para o cuidado diário das peles mistas, oleosas e acneicas. Quer saber para que serve, o que só ele tem e como usar na sua rotina de skincare? A gente te conta tudinho aqui!

A fórmula combina os poderes do ácido salicílico, que aparece em sua concentração máxima de 2%, do xilitol, do tea tree (ou melaleuca) e de um inédito complexo pré e pós-biótico. Os ativos agem em total sinergia, entregando um produto que evita a formação da acne, diminui a oleosidade, ajuda a desobstruir os poros e melhora a textura da pele. 

O que é ácido salicílico e para que serve?

O Ácido Salicílico, a estrela da nova solução da Creamy, é classificado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) como um beta-hidroxiácido, ou apenas BHA, um grupo de ácidos composto exclusivamente por ele (já vamos falar mais sobre isso). Possui ação queratolítica, anti-inflamatória e seborreguladora, promovendo uma esfoliação suave e renovadora.

O ativo multifuncional é um dos mais indicados como adjuvante ao tratamento da pele oleosa e com tendência à acne, pois age dentro dos poros, onde ajuda a eliminar o excesso e a reduzir a produção sebo. 

Enquanto promove a renovação celular, o Salicílico também auxilia no rejuvenescimento da pele, estimulando a síntese do colágeno. Suas propriedades anti-idade são capazes de amenizar rugas e linhas de expressão, além de ajudar a uniformizar o tom da pele. 

BHA e AHA: o que tem de diferente?

Antes de falar sobre as diferenças entre BHAs (beta-hidroxiácidos) e AHAs (alfa-hidroxiácidos), é importante lembrar que estes hidroxiácidos também possuem muitas semelhanças. Ambos são esfoliantes químicos, logo, promovem a renovação celular, oferecendo múltiplos benefícios para a pele. 

A principal característica do BHA é ser solúvel em óleo, ao contrário de um AHA, por exemplo, que é solúvel em água. Assim, o ácido salicílico é capaz de penetrar mais rápida e profundamente na pele, chegando até os poros, pois tem afinidade com os lipídios que constituem a barreira cutânea. 

“Enquanto o AHA promove a renovação celular na epiderme, diminuindo a adesão entre as células superficiais, o BHA também age no interior dos poros, dentro do folículo piloso, onde atua reduzindo a produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas que causam obstrução”, explica o médico pós-graduado em dermatologia, Dr. Luiz Romancini. 

Por isso, o salicílico é tão famoso no tratamento e prevenção da acne, sendo indispensável na rotina de skincare de quem sofre com espinhas, cravos, oleosidade e poros visíveis.

Entenda a fórmula inteligente da Creamy

Indicado para peles mistas, oleosas e acneicas, o Ácido Salicílico Creamy é mais uma fórmula desenvolvida pelo Dr. Luiz Romancini, médico e sócio fundador da marca. Confira detalhes sobre os principais ingredientes da solução:

2% Ácido Salicílico – BHA muito conhecido por suas propriedades esfoliantes, queratolíticas, anti-inflamatórias,  antimicrobianas e reguladoras de oleosidade. Além de diminuir a coesão das células do estrato córneo, facilitando a renovação celular, ele também tem uma grande afinidade com os lipídios presentes na nossa pele, fazendo com que consiga penetrar diretamente nos poros onde atua reduzindo a oleosidade.

ácido salicílico creamy

Tea Tree – A melaleuca é uma árvore nativa da Austrália e o óleo de suas folhas é rico em substâncias anti-inflamatórias, bactericidas e antifúngicas. Na solução de ácido salicílico, a melaleuca contribui com ação antiacneica devido ao controle da proliferação de microorganismos e na redução da inflamação, sendo eficaz na prevenção da acne.

Complexo pré e pós-biótico – As substâncias prebióticas estimulam o crescimento e a atividade de bactérias não patogênicas (que não causam doenças) e as substâncias pós-bióticas são subprodutos obtidos de bactérias para melhora das condições da pele. Este complexo exclusivo equilibra a microbiota da pele, fortalece seus mecanismos de defesa naturais e, por consequência, restaura o conforto cutâneo, deixando a pele radiante e protegida.

Xilitol –  É um açúcar que ocorre naturalmente em algumas frutas, sendo muito utilizado como adoçante na indústria alimentícia. Aqui, o ativo ajuda na redução de processos inflamatórios e descamação da pele. Também contribui para a melhora da barreira cutânea, diminuindo a perda transepidermal de água. 

Niacinamida – também conhecida como vitamina B3, apresenta multifuncionalidade na pele, sendo um ativo cosmético extremamente versátil. Auxilia na uniformização do tom e da textura, ajuda a controlar a oleosidade excessiva, apresenta ação hidratante, combate a acne e suaviza rugas e linhas finas.

Como incluir na rotina de skincare? 

A solução tônica de Ácido Salicílico pode ser usada até duas vezes ao dia. “A aplicação precisa ser feita com a pele completamente limpa e seca. Utilize de três a cinco gotas do produto na palma das mãos e espalhe com os dedos sobre o rosto, evitando o contorno dos olhos, nariz e boca”, ensina Dr. Luiz Romancini. O uso de filtro solar de alta proteção é obrigatório durante todo o período de utilização do produto.

A textura aquosa, leve e de rápida absorção, é um dos destaques do Salicílico Creamy: “recomenda-se o uso logo após a limpeza da pele, pois permite a aplicação de outros produtos na sequência, sem formação de camadas espessas e aquela sensação de pele pesada”, comenta. 

O especialista apresenta uma sugestão de rotina de skincare diurna e noturna com alguns produtos da marca: 

ROTINA DIURNA 

1. Limpeza 

2. Ácido Salicílico ou Tranexâmico 

3. Vitamina C 

4. Proteção solar 

ROTINA NOTURNA 

1. Limpeza 

2. Ácido Salicílico ou Tranexâmico 

3. Hidratante

4. AHA (Glicólico, Mandélico ou Lático)

A nova fórmula da Creamy contém 90ml de produto e já está disponível no site, por R$ 69. Esta solução tônica é perfeita para quem busca custo-benefício e resultados visíveis contra a acne, oleosidade, poros dilatados e envelhecimento precoce. 

Vale mencionar que todos os produtos lançados pela marca são cruelty-free, vegan-friendly, produzidos no Brasil e apoiam a reciclagem de embalagem em todo o seu processo de produção. 

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

Avatar for Andressa Mota dos Santos
Andressa Mota dos Santos 25/09/2021

Eu posso usar o ácido Salicílico ou Tranexâmico e o glicólico após sem causar um efeito agressivo na pele?

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 30/09/2021

Oi, Andressa! Pode sim. A nossa dica é aplicar um hidratante com ativos calmantes (como o Calming Cream) antes do ácido Glicólico.
O que não recomendamos é aplicar esses 3 ácidos juntos. Você deve escolher entre o Salicílico ou Tranexâmico, tá?

Avatar for Eliana ferreira dias
Eliana ferreira dias 26/09/2021

O acido salicilico seria indicado pra que tem miliuns?

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 30/09/2021

Oi, Eliana!
O salicílico é excelente para quem sofre com milium, pois previne o seu aparecimento.
É importante lembrar que os miliuns devem ser retirados por um(a) dermatologista ou esteticista. 😘

Avatar for Juliana
Juliana 08/11/2021

Posso usar o salicílico na rotina da manhã e a noite usar o tranexamico e o mandelico (para melasma)?

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 16/11/2021

Oi, Juliana!
Pode sim! 🥰 Só não esqueça do protetor solar durante o dia, tá? 😘

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento