Por diversos motivos, as tonalidades do rosto e do corpo podem ficar desiguais, apresentando manchas escuras, claras e avermelhadas. Tais características causam incômodo e atrapalham a autoestima, levando quem ama skincare a procurar como uniformizar o tom da pele.
Há tratamentos que contribuem para a melhora da aparência e do equilíbrio na barreira de proteção da pele fria ou quente, em que estão as células pigmentadoras, chamadas melanócitos. Para ajudar, a Creamy conta quais podem ser os seus aliados nessa tarefa!
Como uniformizar a pele
A uniformização da pele diz respeito a dois aspectos: a textura e a tonalidade. O primeiro está relacionado à presença de acne (espinhas e cravos), verrugas, linhas de expressão, rugas e cicatrizes. Já o segundo é percebido pelas cores do rosto e do corpo, identificando se há ou não manchas e irregularidades.
Se você está procurando como uniformizar o tom da pele do corpo, o principal cuidado é a exposição solar. Use diariamente o protetor com FPS 30 no mínimo, em todas as áreas descobertas, como braços, pernas e colo. Nos dias de praia e piscina, opte por roupas e acessórios com fator de proteção contra os raios UV, como bonés, maiôs e vestidos.
Essa dica também serve para quem quer entender como uniformizar o tom da pele do rosto, afinal, os raios do sol atingem ainda mais essa região. Apesar de muitas pessoas desejarem ficar bronzeadas, é importante lembrar que, além do escurecimento, os sinais de envelhecimento são intensificados com a exposição solar, e a tendência ao desenvolvimento de câncer aumenta.
Outras doenças que interferem no tom da pele podem ser prejudicadas, como melasma, pitiríase alba, vitiligo e rosácea. Nesses casos, a exposição desprotegida provoca a vascularização do rosto, em que os vasos ficam dilatados e deixam a região avermelhada, propensa a inflamações.
Ativos que ajudam na uniformização
A proteção é um dos passos básicos de como uniformizar o tom da pele, mas não para por aí! As fórmulas de dermocosméticos são compostas por diversos ativos que contribuem para a despigmentação e a uniformização. Eles devem ser selecionados de acordo com as particularidades de cada pessoa, pois é preciso evitar sensibilidade e irritação.
O principal ingrediente combinado com o filtro solar é a vitamina C. Com ação antioxidante, além de uniformizar o tom da pele ao clarear as manchas, ela reduz os sinais do fotoenvelhecimento ao neutralizar os radicais livres, que estimulam a formação de rugas e linhas de expressão.
A vitamina C da Creamy tem textura de sérum e é rapidamente absorvida, sendo ideal para todos os tipos de pele, inclusive o oleoso. Com um complexo concentrado de antioxidantes, ela atenua as diferenças de pigmentação ao ser aplicada antes ou após o hidratante e, preferencialmente, antes do filtro solar.
Ao perguntar como uniformizar o tom da pele, talvez você espere encontrar outros componentes mais potentes. Nesse caso, na rotina noturna, séruns e cremes com os seguintes ativos podem ser utilizados com recomendação médica: ácido kójico, alfa-arbutin, retinol, ácido tranexâmico e ácido mandélico.
Como os ácidos ajudam no clareamento?
Esses ingredientes fazem parte das fórmulas inteligentes da Creamy e têm efeito clareador, pois estimulam a renovação celular, processo em que as células mortas são descartadas e dão lugar às novas. Além desse efeito, os ativos ajudam em outros aspectos:
- retinol: com a renovação celular profunda, ele estimula a síntese de colágeno, proteína responsável por deixar a pele mais firme;
- ácido tranexâmico: combinado ao ácido glicólico, à niacinamida e ao alfa-arbutin, outros agentes clareadores, ele atenua as manchas de sol, idade, acne e melasma;
- ácido mandélico: esse alfa-hidroxiácido tem ação gradativa e, aos poucos, esfolia a pele, clareando as manchas, controlando a acne e a oleosidade, que costumam interferir na textura.
Quais são os cuidados para evitar as manchas na pele?
Agora que você já sabe como uniformizar o tom da pele, é hora de relembrar hábitos que podem prejudicar a pigmentação. Apesar de ser favorável para diversos tratamentos, o uso de ácidos requer cuidado redobrado, pois contribui para a sensibilidade e a ação dos raios UV.
Após aplicar um ácido na rotina noturna, faça a higienização da pele para retirá-lo por completo e use uma boa quantidade de protetor solar no dia seguinte. Ele deve ser aplicado todos os dias, mesmo naqueles em que o sol não está forte e em ambientes internos, onde os raios podem ultrapassar o vidro. As luzes azuis (das telas eletrônicas) também queimam.
Para manter a uniformidade quando há picos de acne, a dica é não cutucar as espinhas e os cravos. Mesmo que você tenha a impressão de que está acelerando o processo de desinflamação, liberando a secreção, o efeito é o oposto. As bactérias entram na pele, que tende a cicatrizar com manchas e textura irregular.
Caso queira acelerar o processo de clareamento, a esfoliação pode ser a solução. Ela ajuda a eliminar as células mortas da superfície, de forma que a camada hiperpigmentada e danificada pelo sol é removida, dando espaço para outra mais uniforme e saudável.
Proteja sua pele com a Creamy!
Uniformizar o tom da pele não é uma tarefa difícil, desde que alguns cuidados sejam tomados. Com as fórmulas inteligentes da Creamy, todas as etapas do seu skincare podem ser dedicadas ao clareamento e à melhora da textura. Adquira os produtos para aproveitar essas vantagens!
comentários