Quem aí já teve uma noite mal dormida e, assim que acordou, pensou “vou estar com olheiras gigantes”? Pois é, elas são motivo de incômodo para muitas pessoas, podendo aparecer de vez em quando ou até mesmo nunca desaparecendo. Independentemente da frequência, todo mundo se pergunta o que causa olheiras.
Esse é o assunto que vamos tratar hoje no Creamy Blog! Não importa se são de tonalidades mais escuras, claras, azuladas ou avermelhadas, o fato é que ninguém quer estar com olheiras. Contudo, a boa notícia é que essas manchas podem, sim, ser tratadas. Saiba mais!
O que são olheiras?
Antes de entender o que causa olheiras, é preciso saber o que de fato elas são. Resumidamente, são aquelas manchas escuras localizadas abaixo dos olhos e também nas pálpebras. A coloração e a profundidade podem variar muito a cada caso. Por exemplo, existem olheiras mais profundas e outras mais arroxeadas.
Além disso, elas se formam independentemente de gênero, tom de pele ou idade (podendo, inclusive, surgir até em crianças). Porém, é muito comum observarmos a questão em mulheres com uma tonalidade mais escura. Sendo assim, existem quatro tipos de olheiras:
1. Olheiras profundas
As olheiras profundas ou estruturais são aquelas com coloração mais amarronzada. Elas ainda são conhecidas por serem mais fundas na cavidade ocular, criando uma sombra na região.
2. Olheiras pigmentares
Elas são bastante comuns em pessoas de pele negra. Devido ao aumento de melanina na região, ocorre a mudança de cor da área. Os tons podem variar bastante, mas prevalece o marrom, deixando as olheiras escuras.
3. Olheiras sanguíneas
Elas têm a coloração mais arroxeada e são as mais comuns entre a população, sendo causadas por um pigmento que faz parte do nosso sangue. Isso ocorre devido à presença de hemoglobina, que confere essa tonalidade distintiva às veias.
4. Olheiras vasculares
Podem ser geradas pelo aumento da vascularização da região ou pelo congestionamento dos vasos. Normalmente, elas apresentam uma coloração que vai do rosa ao arroxeado, e a área costuma ficar inchada.
Afinal, o que causa as olheiras?
Como vimos, existem quatro tipos de olheiras com causas diferentes, como a alta concentração de melanina e o congestionamento dos vasos capilares. Porém, há diversos fatores comuns que explicam o que causa olheiras.
A hereditariedade é uma delas! Então, se você percebe que há pessoas com olheiras na sua família, há chances de você e seus filhos também terem. Para as mulheres, a questão geralmente piora em períodos menstruais e de cansaço.
Outro motivo bem recorrente é a presença de bolsas de gordura que protegem nosso globo ocular. Entretanto, conforme envelhecemos, tais bolsas começam a ceder e formam as olheiras. Normalmente, isso se dá a partir dos 37 anos de idade.
Além disso, suas olheiras podem piorar em algumas situações, como cansaço, alergia, excesso de sol e falta de sono. Outros fatores que podem agravar essa situação são:
- choro;
- tabagismo;
- estresse;
- excesso de bebidas alcoólicas;
- coçar os olhos constantemente;
- não retirar maquiagem.
Quais são os melhores tratamentos para evitar olheiras?
Agora vamos continuar, pois estamos aqui para saber o que causa olheiras e como tratar, não é mesmo? Antes de mais nada, consulte um médico dermatologista para identificar a origem das suas e, assim, prescrever o melhor tratamento para você. Dito isso, há inúmeras opções de tratamentos dessas manchinhas escuras que ficam ao redor da pele.
Inclusive, você pode até encontrar receitas caseiras na internet para solucionar o problema. Porém, é importante dizer que, quando as olheiras são crônicas, tal tratamento pode não ser tão efetivo. Sendo assim, muitas pessoas recorrem a procedimentos estéticos, sejam cirúrgicos, tópicos ou a laser.
O ácido hialurônico é uma forma muito utilizada de tratar olheiras, sendo ideal para quem tem aquelas manchinhas mais profundas e arroxeadas. Para isso, injeta-se ácido para preencher a região. Esse procedimento deve ser realizado por um médico dermatologista ou cirurgião plástico.
Outros procedimentos muito utilizados são os peelings com ácidos e luz pulsada. No primeiro caso, com um profissional dermatologista, remove-se a melanina, ajudando no rejuvenescimento cutâneo. Já a luz pulsada utiliza feixes de luz que reduzem os vasos sanguíneos.
Muito bem-vindos para tratar as olheiras, os cremes mais recomendados são aqueles que possuem ingredientes como ácido retinoico ou agentes despigmentantes, como o ácido kójico presente no Eye Cream da Creamy. O importante é aplicá-los fazendo massagens e deixá-los agir.
Como prevenir o aparecimento das olheiras?
Na maioria das vezes, o que causa olheiras não está sob nosso controle. Contudo, existem algumas medidas que podemos tomar como prevenção antes de iniciar o tratamento. Algumas delas são:
- durma bem à noite;
- evite se expor muito ao sol;
- diminua o consumo de álcool e cigarro;
- tenha uma boa alimentação;
- beba bastante água.
Para uma pele mais hidratada, conte com a Creamy!
Agora que você já sabe o que causa olheiras, chegou a hora de tratá-las! Os coloridinhos da Creamy promovem uma hidratação profunda para a sua pele, sendo recomendados para ajudar na suavização de manchas e linhas de expressão. Confira o catálogo e aproveite os produtos com condições especiais!
comentários