7 cuidados com a tatuagem: tatuadora dá dicas importantes

7 cuidados com a tatuagem: tatuadora dá dicas importantes

Atualizado em Dec 16, 2021 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 6 minutos

As tatuagens marcam a pele para sempre, por isso é normal que algumas pessoas demorem meses, ou até anos, para escolher o desenho ideal, bem como o(a) profissional que irá realizar o procedimento. No entanto, para manter a arte bonita e nítida por muito mais tempo, é preciso se atentar também aos cuidados com a tatuagem, que começam antes mesmo de chegar no estúdio. 

Se você tem dúvidas de como cuidar da tatuagem nos primeiros dias ou depois de cicatrizada, está no lugar certo! Confira abaixo as dicas que a tatuadora Bárbara Nhiemetz compartilhou com a Creamy e outras informações úteis sobre o assunto.

Tatuagem e a pele

Afinal, como e por que a tinta não sai da pele? Para entender esse processo, é importante saber que a pele é formada por camadas e nem todas elas se renovam. A mais externa, chamada de epiderme, é onde ficam as células mortas, logo ela sofre renovação constante.

A tatuagem se forma em outra camada: na derme, que fica logo acima da hipoderme, que é a mais profunda de todas. Para isso, os tatuadores utilizam agulhas muito finas que penetram em torno de 2 mm no tecido para a introdução dos pigmentos. Assim, a tinta se mantém fixada nas células da derme, sem se deslocar para outras partes.

Agora ficou mais fácil entender por que uma tatuagem é tão difícil de remover, certo? Além disso, a presença dos pigmentos pode desencadear reações inflamatórias ou alérgicas, logo, os cuidados com a tatuagem recém-feita são indispensáveis não apenas para conservar o traço do desenho, mas também para evitar danos ao corpo, de maneira geral.  

Após a reconstrução do tecido cutâneo, ou seja, cicatrização da tattoo, a pele continua exigindo cuidados especiais no local, que devem se manter por toda a vida. 

O que fazer antes de se tatuar? 

Existem alguns mitos relacionados aos cuidados antes da tatuagem. Fato é que a pele precisa estar preparada para receber a arte, e a melhor forma de fazer isso é investir na hidratação. Hidrate muito bem a região que será tatuada, especialmente nos lugares mais ressecados, como joelhos, cotovelos, pés e mãos. A pele hidratada pigmenta com mais facilidade, tornando o processo mais simples, e menos doloroso.

Hidratar-se de dentro para fora também é muito importante, por isso não deixe de ingerir bastante água. A tatuadora Bárbara alerta que “além de ajudar na hidratação dos poros, a água é necessária para o organismo funcionar adequadamente”. 

Ah! A tatuagem vai exigir muita atenção do seu corpo, então evite o uso de qualquer substância que sobrecarregue o fígado. O álcool, por exemplo, pode prejudicar a cicatrização da pele. 

Algumas condições de saúde – como hemofilia e diabetes – ou cutâneas – facilidade de desenvolver queloide ou alergia – são capazes de afetar o resultado da tattoo. Consultar um(a) dermatologista é fundamental para descartar sintomas indesejados e se tatuar de forma segura. 

como cuidar da tatuagem

Cuidados com a tatuagem nos primeiros dias e depois de cicatrizada

Primeiramente, saiba que é indispensável seguir todas as orientações passadas pelo tatuador ou tatuadora. Cada profissional tem as suas técnicas e sugestões de como cuidar da tatuagem, visto que alguns tipos de trabalhos exigem cuidados diferentes. Contudo, alguns passos valem para todos os casos,  pré ou pós-tattoo, sem exceções. Confira algumas dicas preciosas!

Mas, antes… plástico filme pós-tatuagem: sim ou não?

Lembre-se que nos primeiros dias, principalmente ao sair do estúdio, a pele estará bastante machucada, com um risco maior de infecção. O uso do plástico filme é importante após a tatuagem, por no mínimo 4h, e também está entre os cuidados com a tatuagem na hora de dormir, pois protege o local. 

No entanto, ele deve ser trocado frequentemente, para que a pele “respire”, evitando a proliferação de bactérias, que se multiplicam mais rapidamente em ambientes quentes e úmidos. Utilize o material apenas durante o tempo determinado pelo profissional.  

Agora que já esclarecemos uma das principais dúvidas de como cuidar da tatuagem recém-feita, vamos às recomendações da tatuadora Bárbara: 

1. Utilize produtos confiáveis

Usar sabonete, pomadas cicatrizantes, hidratantes e outros cosméticos de procedência segura e confiável é o primeiro passo para garantir um bom resultado com a tatuagem. Opte por produtos que possuem registro na Anvisa, testes de eficácia e indicações dos tatuadores. 

2. Atenção à limpeza da pele tatuada 

Limpar a tatuagem recente é uma tarefa simples, mas que exige um cuidado especial. Escolha um sabonete neutro e antisséptico para reforçar a higiene e evitar infecções. A limpeza deve respeitar o intervalo de tempo sugerido pelo seu tatuador e ser realizada, preferencialmente, com água fria. Depois, basta secar suavemente com papel toalha.

3. Utilize pomada cicatrizante

A pomada cicatrizante é a principal aliada quando falamos de cuidados com a tatuagem nos primeiros dias. Isso acontece porque ela possui ingredientes com ação anti-inflamatória, que ajudam na recuperação da pele, evitando a proliferação de microorganismos e minimizando o desconforto. O período de uso também é definido pelo tatuador.

4. Fuja do sol

Acabou de tatuar a sua pele? Evite ao máximo expor a tatuagem ao sol no primeiro mês, principalmente sem fator de proteção solar, quando este já estiver autorizado para uso. “Logo após a realização da tattoo, eu não recomendo o uso de nenhum produto a não ser um sabonete neutro e uma pomada cicatrizante por, pelo menos, 15 dias”, diz Bárbara. “Posteriormente, é essencial investir em cremes hidratantes de ótima qualidade e utilizar filtro solar de alta proteção todos os dias sobre a região tatuada”, acrescenta.

5. Não coce a tatuagem

É comum que a pele apresente coceira no começo do processo cicatricial. Bárbara explica que “isso acontece devido à regeneração cutânea após a lesão causada superficialmente pela agulha de tatuagem”. Como consequência, a sensação de coceira e ressecamento costumam incomodar nos primeiros 7-15 dias. A dica para aliviar os sintomas é utilizar a pomada cicatrizante e, depois deste período, aplicar hidratante diariamente. 

6. As casquinhas devem sair naturalmente

Durante o processo de cicatrização, surgem as famosas casquinhas, por conta da formação de uma nova camada de pele por cima da tatuagem. “Sempre indico que não as arranque e nem as coce, para que o processo de cicatrização ocorra por completo e não prejudique nenhum traço da aplicação do pigmento na derme”. As casquinhas podem estar ligadas às camadas mais profundas da pele, onde a tinta está alojada, então resista à tentação de retirá-las!

7. A hidratação é um ciclo sem fim 

Ah, o hidratante! Este produtinho é recomendado antes da tatuagem, depois dos primeiros dias e por todos os outros. “Manter a hidratação constantemente deixará a tattoo mais bonita e a pele mais saudável”, conta Bárbara. 

“Nos cuidados com a tatuagem nova, o hidratante auxilia na cicatrização e ajuda no fortalecimento da barreira cutânea”, complementa. Mas, atenção: não utilize qualquer produto! Opte por cosméticos leves, sem fragrância, com ativos calmantes e regeneradores. O Calming Cream é uma excelente escolha!

Lembre-se de tomar bastante água durante o dia, pois os benefícios vão muito além de uma pele mais hidratada. 

(Visited 8.010 times, 39 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Carolinne Moraes

Jornalista focada em comunicação digital, curitibana e mãe de gatos.

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#