Tipos de ácidos para pele: conheça os principais

Tipos de ácidos para pele: conheça os principais

Atualizado em May 24, 2022 2 comentários ATIVOS
Tempo de leitura: 5 minutos

Hoje em dia, eles são muito famosos quando falamos de produtos na rotina skincare, mas você conhece os principais tipos de ácidos para pele existentes atualmente?

Cada um deles têm uma função principal, ajudando a manter a pele saudável e bem-cuidada. Para você ficar por dentro do assunto e conhecer alguns tipos de ácidos para o rosto, acompanhe o conteúdo que a Creamy preparou. São muitas informações importantes. Confira!

O que são ácidos para a pele?

Mesmo sendo populares, muita gente não sabe o que são e para que servem os ácidos. Os AHAs (alfa-hidroxiácidos) e BHA (beta-hidroxiácido), como também são conhecidos, são químicos retirados diretamente da natureza. 

“Esses ácidos têm como efeito principal a esfoliação química, diminuindo a adesão entre as células que estão na superfície da pele e induzindo a renovação celular”, explica o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia.

Eles são capazes de trazer muitos benefícios em todos os tipos de pele, como: hidratação, renovação celular, clareamento de manchas, controle da oleosidade, diminuição de acne, etc.

Como agem na pele?

A penetração dos ácidos na pele é maior que a de outros produtos para o rosto. “As moléculas dos AHAs penetram entre as células, diminuindo a adesão entre aquelas que estão na superfície e induzindo a renovação celular nas camadas mais externas”, explica Dr. Luiz.  

Assim, eles promovem uma homogeneização do tom e do relevo da superfície do rosto, devido à ação esfoliante, enquanto diminuem a aparência de poros e rugas finas, por estimularem a síntese de colágeno.

Agora que você já sabe bem o que são AHAs e BHA, e como eles atuam, conheça alguns ácidos para o rosto.

Ácido Lático

O ácido Lático está presente no corpo humano e é produzido naturalmente em 120 g diários. Ele tem várias funções importantes, por isso usá-lo de forma sintética faz muito bem para a pele. A maior ação dele acontece na hidratação, potencializando-a!

O Lático também é um ácido para clarear a pele e promove uma esfoliação no rosto como todos os ácidos. Nesse caso, isso ocorre de uma forma mais gentil. “Ele possui uma molécula maior, conferindo ao produto uma ação mais lenta e suave na pele”, afirma o Dr. Luiz. 

Entre os tipos de ácidos, ele pode ser a melhor opção para pele seca e sensível, por conta da hidratação causada, pois atua no aumento da produção de ceramidas. O produto também ajuda a suavizar a aparência dos poros, combater a acne e controlar a oleosidade.

Ácido Mandélico

Assim como o anterior, o ácido mandélico age suavemente na pele, estimulando a renovação celular. Ele também promove a uniformização da textura e do tom, deixando a hidratação visível e reduzindo a oleosidade. 

Outro benefício proporcionado por esse ácido para pele é o controle da acne: as inflamações e as manchas causadas por espinhas e cravos podem ser reduzidas. Ainda é observado um efeito clareador com o uso, sendo um excelente aliado no combate às hiperpigmentações. 

mulher tratando a pele com o Ácido Mandélico da Creamy.

Além disso, caso tenha a pele oleosa, o ácido mandélico é uma excelente opção para incluir na sua rotina de skincare. Lembre-se de começar usando o produto de duas a três vezes por semana e, gradualmente, aumentar a frequência.

Ácido Glicólico

O ácido glicólico possui uma ação mais intensa que a dos dois anteriores. “Por ter a molécula menor, ele tem um poder maior de penetração e esfoliação”, diz o especialista. 

Esse é um dos mais famosos tipos de ácidos para pele. Além de estimular a produção de colágeno, ele pode reduzir a aparência dos poros e uniformizar a pele e a textura dela. 

O Glicólico é um dos mais indicados para as peles mais maduras exatamente por agir nas camadas mais profundas. Ele promove uma hidratação potente, por penetrar rápida e profundamente na pele, atraindo água para as camadas mais profundas enquanto deixa um toque suave e macio, além de melhorar a elasticidade por estimular a produção de colágeno.

Ácido Tranexâmico

Usado na medicina de forma tópica, injetável e oral, o ácido tranexâmico vem ganhando espaço como cosmético. Você pode escolher a melhor textura para o uso, seja em creme, seja em gel ou na exclusiva fórmula em solução da Creamy.

Esse ácido não promove esfoliação química, então pode ser usado tanto de dia quanto à noite como tônico facial. O uso prolongado evita a formação de novas manchas e melhora o aspecto de manchas existentes. Tem ação comprovada no clareamento de hiperpigmentações causadas por melasma, idade, exposição solar ou acne. 

Ácido Salicílico

Um dos tipos de ácidos para pele que mais está ganhando espaço no segmento é o salicílico, classificado como BHA. Ele pode quebrar a queratina da pele, deixando-a mais macia, e tem ação anti-inflamatória.

Diferentemente dos outros ácidos, o salicílico age diretamente na glândula sebácea e reduz a produção de oleosidade pela pele, sendo o que diminui mais rapidamente o aspecto oleoso, além de reduzir a formação da acne. Deve ser usado com cautela em rostos secos ou ressecados. 

Ácidos no skincare

Após conhecer os tipos de ácidos para pele, é importante conversar com o dermatologista para decidir o melhor para você. Saber como você deve aplicá-lo também é importante, por isso o Dr. Luiz orienta:

“Utilize sempre à noite, na pele limpa e completamente seca. O uso deve ser intercalado até a pele se habituar e você não observar efeitos de sensibilidade como vermelhidão ou ardência”.

O uso de hidratante é aconselhado para peles mais sensíveis ou secas, antes ou depois do ácido, conforme orientação de um profissional. Na aplicação do produto, deve-se evitar o contorno dos olhos, do nariz e da boca, e o uso do filtro solar durante o dia é indispensável.

Conheça as opções da Creamy!

O melhor de tudo isso é que você pode ter esses produtos facilmente, conhecendo os queridinhos da Creamy! Gostou de saber um pouco mais sobre os tipos de ácidos para pele? Então, aproveite a visita e confira outros conteúdos exclusivos no blog da Creamy!

(Visited 2.607 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 Comentários

Fernanda Santos 15/09/2021

Posso usar o combo de ácido Tranexâmico + Mandélico para clarear as axilas?

Carol Moraes 16/09/2021

Oi, Fernanda! 😍
O ácido Tranexâmico pode ser usado nas axilas durante a noite. 💚
Já o Mandélico é recomendado apenas para o rosto.

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#