Rotina de skincare: passo a passo para cuidar da pele

Cuidar da pele é essencial para mantê-la saudável e elevar a autoestima! Afinal, o seu rosto é o seu maior cartão de visitas.

Pensando nisso, bati um papo com o médico pós-graduado em dermatologia Luiz Romancini e criei um passo a passo orientado pelo especialista para quem deseja manter uma rotina skincare eficaz.

É importante ressaltar a importância da escolha minuciosa dos produtos e de seus ingredientes, que devem ser adequados ao seu tipo de pele.

Rotina de skincare noturna

Primeiro passo: limpeza!

Remova os resíduos de produtos que você usou ao longo do dia e as impurezas acumuladas sobre a pele – inclusive com demaquilante, se necessário. Em seguida, lave o rosto com o produto apropriado.

“Prefira géis de limpeza e sabonetes líquidos. Evite os sabonetes em barra. Produtos sem sabão na formulação limpam gentilmente e evitam a sensação de repuxamento que ocorre quando a pele é excessivamente desidratada”, orienta o especialista.

É essencial aguardar a completa secagem da face antes de seguir ao próximo passo, pois água em excesso pode fazer com que certos ácidos ionizem ou causem irritação.

Segundo passo: tônico!

Pronto, agora com a pele limpa e os poros desobstruídos, precisamos restaurar seu pH natural.

Em peles propensas à oleosidade, recomenda-se o uso do tônico adstringente, que ajuda a remover os resquícios de oleosidade e de maquiagem. Para peles normais ou sensíveis, tônicos hidratantes devem ser os escolhidos. Aplique com um disco de algodão sobre toda a face e aguarde secar.

Em caso de uso de tônicos que contêm ácidos, cuidado para não acumular nas dobras do nariz. Evite também os cantinhos dos olhos – pode ocorrer alguma irritação se o produto entrar em contato com a lágrima.

Aguarde a absorção completa de cada produto aplicado antes de continuar.

Terceiro passo: hidratação

Sua pele já está limpa e equilibrada, pronta para receber o hidratante de sua preferência, que deve ser cuidadosamente escolhido para o seu tipo de pele (seca, oleosa, mista ou sensível). Aprenda a identificar o seu tipo de pele clicando aqui.

Prefira cremes, géis, géis-creme ou séruns não comedogênicos e livres de óleos minerais, pois hidratam a pele respeitando a produção natural de óleo.

De um modo geral, quanto mais oleosa a sua pele for, mais líquido deve ser o produto aplicado (sérum, gel ou gel-creme). Em caso de peles muito secas, dê preferência a hidratantes em creme ou loções. Para peles mistas a oleosas, os géis-creme combinam a leveza do gel com o toque gentil do creme.

Quarto passo: creme de tratamento

Siga aplicando seu creme de tratamento, que pode ser direcionado para renovação celular, hidratação profunda, anti-acne, clareamento, anti-rugas…

“Se estiver usando algum AHA (ácido glicólico ou ácido mandélico, por exemplo), você deve usar o produto na pele totalmente seca, evitando o contorno dos olhos, dos lábios e do nariz. Inicie aplicando quantidades pequenas em noites alternadas. De acordo com sua tolerância, aumente a quantidade e a frequência até conseguir aplicar o produto todos os dias sem sentir os efeitos colaterais (ardência, ressecamento, pinicação, descamação). Se algum desses efeitos persistir, suspenda o uso”, alerta Romancini.

Rotina de skincare diurna

Primeiro passo: limpeza

A limpeza diurna não precisa ser tão agressiva quanto a noturna. Você só necessita de uma higienização suave a fim de eliminar os produtos aplicados na noite anterior. Não se recomenda esfoliar a pele pela manhã. Também não é obrigatório o uso do tônico, principalmente se o produto contém AHAs em sua formulação.

Segundo passo: antioxidante

Com a pele previamente limpa, é o momento ideal para você aplicar seu antioxidante, de preferência em sérum ou líquido, que pode conter vitamina C, vitamina E, ácido ferúlico, resveratrol ou qualquer combinação de antioxidantes indicados para o seu tipo de pele. Eles neutralizam os radicais livres, reforçando a defesa natural da pele, prevenindo danos causados pela poluição e pela exposição solar.

Terceiro passo: protetor solar

Na sequência, inicie a aplicação do seu protetor solar. Escolha o produto adequado ao seu tipo de pele e reaplique conforme orientado pelo fabricante e pelo seu dermatologista, a fim de garantir que sua pele esteja protegida até o sol se pôr.

Importante!

“Rotinas que contemplam a esfoliação não devem ser realizadas mais que uma vez por semana, pois podem romper a barreira da pele, deixando entrar toxinas e resíduos que podem causar alergia e irritação”, finaliza Luiz.

1 Comentário Rotina de skincare: passo a passo para cuidar da pele

  1. Pingback: K-beauty e J-beauty: um bate-papo com Agatha Garibe - Creamy Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *