Vasos sanguíneos no rosto: sinal de alerta?

Vasos sanguíneos no rosto: sinal de alerta?

atualizado em publicado em 28 de março de 2023 2 comentários CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Os vasos sanguíneos no rosto podem ficar especialmente visíveis em pessoas com a pele muito branca. Em determinadas situações, eles podem se tornar mais perceptíveis ou não. 

Isso também pode indicar o surgimento das teleangiectasias. Essa condição se caracteriza por vasinhos vermelhos que aparecem na região das bochechas, do nariz e dos lábios. Eles surgem devido à dilatação e à proliferação dos vasos capilares no rosto. 

Os vasos sanguíneos ainda podem sofrer dilatação ou contração conforme a temperatura muda. Por isso, conversamos com o médico pós-graduado em dermatologia e criador das fórmulas revolucionárias da Creamy, Dr. Luiz Romancini, para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Confira a seguir!

O que faz os vasinhos aparecerem no rosto? 

Segundo o Dr. Luiz, “é normal e esperado que nossos vasinhos do rosto se dilatem e se contraiam em resposta às variações de temperatura, pois uma das principais funções da nossa pele é manter a temperatura corporal”. 

Os vasos sanguíneos no rosto fazem isso para controlar a temperatura, por isso se tornam mais visíveis quando estamos em um ambiente mais quente. Também é comum perceber a presença deles após um banho quente, a ingestão de bebidas como chá e café, e dias de verão. 

“Esse processo acontece no corpo como um todo, mas pode ser mais notado e mais aparente no rosto, principalmente por pessoas de pele mais clara, cujos vasos sejam mais visíveis”, explica o doutor. 

Inicialmente, os vasinhos podem se manifestar apenas como uma vermelhidão na pele do rosto e até uma sensação de queimação. Por isso, é importante prestar atenção nestes sintomas para não piorar a condição. 

Faz mal para a saúde? 

Ter vasinhos no rosto dilatados não traz risco à saúde. Porém, se eles ficam constantemente visíveis, isso pode indicar algum desequilíbrio na saúde da sua pele e até de outras partes do corpo. 

“Atente-se a sinais como ardência, coceira, descamação, aparecimento de bolinhas associadas à vermelhidão e ao aparecimento de vasinhos. Isso pode ser sinal de alguma dermatite, rosácea, pele sensibilizada ou sensível”, elenca Dr. Luiz.

Apenas um dermatologista pode concluir um diagnóstico e recomendar o tratamento correto para cada caso. Então, se perceber a piora na visibilidade dos vasos sanguíneos no rosto, não hesite em procurar um especialista de sua confiança. 

Como evitar o aparecimento dos vasinhos? 

Segundo o Dr. Luiz, “pessoas com pele sensível podem experimentar uma sensação de calor e vermelhidão, associadas não só com extremos de temperatura, mas também com a variação brusca dela”. 

Para evitar que os vasinhos fiquem cada vez mais aparentes com o tempo, é indicado apostar na hidratação e na fotoproteção. Especialmente se a pele for sensível, investir em uma rotina de cuidados é a melhor solução para prevenir o aparecimento de vasinhos no nariz e nas demais áreas do rosto.

Como não é possível controlar a temperatura ambiente, investir na hidratação pode melhorar o aspecto da pele no frio ou no calor. Ingerir ao menos 2 L de água por dia mantém a hidratação do corpo de fora para dentro. Além disso, “para quem sofre de pele sensível, sensibilizada ou vermelhidão, o Creamy Calming Cream é uma ótima opção”, ensina o doutor. 

O hidratante Creamy Calming Cream possui propriedades que acalmam e reduzem a vermelhidão. A fórmula leve permite uma rápida absorção, facilitando a reaplicação desse produto durante o dia. 

Além disso, outra excelente opção de hidratação para ajudar com os pequenos vasos sanguíneos no rosto é o Intensive Repair Cream. Esse dermocosmético é um creme reparador que trata a vermelhidão recorrente da pele.

Dica extra

No calor, os vasinhos dilatam com maior facilidade, piorando a aparência da pele afetada por telangiectasias. Então, outro fator importante é investir em um filtro solar facial específico para seu tipo de rosto, como o Protetor Solar Watery Lotion

Cuidado com procedimentos estéticos 

Apesar de não prejudicarem a saúde do rosto, as telangiectasias podem trazer desconforto estético para muitas pessoas, por deixarem a pele com um aspecto mais apagado e sem viço. Esse incômodo pode levar algumas delas a buscarem tratamentos inseguros, que pioram a condição. Então, lembre-se: apenas um especialista pode avaliar e garantir a segurança de qualquer procedimento estético. 

O uso indiscriminado de ácidos, peelings químicos ou outros tratamentos pode gerar processos inflamatórios, o que agrava o aparecimento indesejado de vasos sanguíneos no rosto. 

Se você busca uma pele mais iluminada e viçosa, adicione o sérum de Vitamina C na sua rotina de skincare. Com textura suave, esse antioxidante da Creamy previne o envelhecimento precoce e uniformiza o tom do rosto. 

Siga corretamente todas as orientações dos produtos usados na sua rotina de skincare e do seu dermatologista. Assim, você garante uma pele equilibrada, saudável e bonita, sem complicações. 

Com a Creamy, os vasos sanguíneos no rosto ficam no passado! 

Gostou de saber mais sobre vasos sanguíneos no rosto? Então, que tal conhecer mais sobre nossos dermocosméticos? Todos os produtos são elaborados com fórmulas inteligentes que proporcionam skincare com alta eficácia e resultados visíveis em poucas semanas de uso. Confira nosso catálogo para montar uma rotina de cuidados personalizada. Aproveite!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Avatar for Ana
Ana 05/02/2022

Muito elucidadora a matéria, com tantas dúvidas, é muito bom ter informações assim disponíveis.

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 10/02/2022

Oi, Ana!
Agradecemos o seu feedback e esperamos que continue nos acompanhando aqui no Creamy Blog. 💖🥰

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento