Vasos sanguíneos do rosto: sinal de alerta?

Vasos sanguíneos do rosto: sinal de alerta?

Atualizado em Jan 24, 2022 2 comentários CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Os vasos sanguíneos no rosto podem ficar especialmente visíveis em pessoas com a pele muito branca. Em determinadas situações, eles podem ficar mais perceptíveis ou não. 

Isso também pode indicar o surgimento das teleangiectasias. Essa condição se caracteriza por vasinhos vermelhos que aparecem na região das bochechas, do nariz e dos lábios. Eles surgem pela dilatação e proliferação dos vasos capilares no rosto. 

Os vasos sanguíneos podem sofrer dilatação ou contração conforme a temperatura muda. Por isso, conversamos com o médico pós-graduado em Dermatologia, Dr. Luiz Romancini, para tirar todas as dúvidas sobre o assunto. 

O que faz os vasinhos aparecerem no rosto? 

Segundo o Dr. Luiz, “é normal e esperado que os nossos vasos sanguíneos da pele se dilatem e se contraiam em resposta às variações de temperatura, pois uma das principais funções da nossa pele é manter a temperatura corporal.”. 

Os vasos sanguíneos no rosto dilatam e contraem para controlar a temperatura, por isso se tornam mais visíveis quando estamos em um ambiente mais quente. É comum também perceber a presença deles após um banho quente, com bebidas como chás e café, e durante o verão. 

“Esse processo acontece no corpo como um todo, mas pode ser mais notado e mais aparente no rosto, principalmente por pessoas de pele mais clara, cujos vasos sejam mais visíveis”, explica o doutor. 

Inicialmente, os vasinhos podem se manifestar apenas como uma vermelhidão na pele do rosto e até mesmo uma sensação de queimação. Por isso, é importante prestar atenção nestes sintomas para não piorar a condição. 

Faz mal para a saúde? 

Ter vasos sanguíneos da pele dilatados não traz risco à saúde. Porém, se eles ficam constantemente visíveis, isso pode indicar algum desequilíbrio na saúde da sua pele e até mesmo de outras partes do corpo. 

“Fique atento a sinais como ardência, coceira, descamação, aparecimento de bolinhas associadas a vermelhidão e ao aparecimento de vasinhos. Isso pode ser sinal de alguma dermatite, rosácea, pele sensibilizada ou sensível”, elenca Dr. Luiz. 

vasos sanguineos no rosto

Apenas um dermatologista pode concluir um diagnóstico e recomendar o tratamento correto para cada caso. Então, se perceber a piora na visibilidade dos vasos sanguíneos no rosto, não hesite em procurar um especialista de sua confiança. 

Como evitar o aparecimento dos vasinhos? 

Segundo o Dr. Luiz, “pessoas com pele sensível podem experimentar uma sensação de calor, além de vermelhidão associada não só com extremos de temperatura, mas também com a variação brusca dela.”. 

Para evitar que fiquem cada vez mais aparentes com o tempo, é indicado apostar na hidratação e na fotoproteção. Especialmente se ela for sensível, investir em uma rotina de cuidados é a melhor solução para prevenir o aparecimento de vasos sanguíneos no rosto. 

Como não é possível controlar a temperatura ambiente, investir na hidratação pode melhorar o aspecto da pele no frio ou no calor. Ingerir ao menos dois litros de água por dia mantém a hidratação do corpo de fora para dentro. Além disso, “para quem sofre de pele sensível, sensibilizada ou vermelhidão, o Creamy Calming Cream é uma ótima opção”, ensina o doutor. 

O hidratante Creamy Calming Cream possui propriedades calmantes que acalmam e reduzem a vermelhidão. A fórmula leve permite uma rápida absorção, facilitando a reaplicação do produto durante o dia. 

Outro fator importante é investir em um protetor solar facial específico para seu tipo de rosto. No calor, os vasinhos dilatam com maior facilidade, piorando a aparência da pele afetada por telangiectasias. 

Cuidado com procedimentos estéticos 

O uso indiscriminado de ácidos, peelings químicos ou outros tratamentos pode gerar processos inflamatórios, o que agrava o aparecimento indesejado de vasos sanguíneos no rosto. 

Apesar de não prejudicarem a saúde do rosto, as telangiectasias podem trazer desconforto estético para muitas pessoas por deixarem a pele com um aspecto mais apagado e sem viço. Esse incômodo pode levar algumas delas a buscarem tratamentos inseguros, que pioram a condição. Então, lembre-se: apenas um especialista pode avaliar e garantir a segurança de qualquer procedimento estético. 

Se você busca uma pele mais iluminada e viçosa, adicione o sérum de Vitamina C na sua rotina de skincare. Com textura suave, o antioxidante da Creamy previne o envelhecimento precoce e uniformiza o tom. 

Siga corretamente todas as orientações dos produtos usados na sua rotina de skincare e do seu dermatologista. Assim, você garante uma pele equilibrada, saudável e bonita, sem complicações. 

Com a Creamy, os vasos sanguíneos no rosto ficam no passado! 

Nossos produtos são elaborados com fórmulas inteligentes que proporcionam skincare com alta eficácia e poucos produtos. Confira nossa loja virtual para montar uma rotina de cuidados personalizada.

(Visited 1.953 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

2 Comentários

Ana 05/02/2022

Muito elucidadora a matéria, com tantas dúvidas, é muito bom ter informações assim disponíveis.

Carolinne Moraes 10/02/2022

Oi, Ana!
Agradecemos o seu feedback e esperamos que continue nos acompanhando aqui no Creamy Blog. 💖🥰

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#