O que causa a vermelhidão no rosto e como minimizá-la?

O que causa a vermelhidão no rosto e como minimizá-la?

atualizado em publicado em 14 de junho de 2022 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

A vermelhidão no rosto é algo natural, mas pode incomodar muitas pessoas. Mesmo que, na maioria das vezes, não indique nenhuma patologia, a aparência avermelhada pode criar questões de autoestima e até mesmo nos dedurar em momentos de emoções extremas.

Então, qual é a razão por trás da vermelhidão na pele do rosto? Para responder a essas e outras perguntas relacionadas ao tema, a Creamy conta com a ajuda do Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é a vermelhidão?

Você estava em repouso e, de repente, viu seu próprio rosto todo avermelhado em alguma superfície reflexiva. Muito provavelmente, a primeira coisa que você faz é levar as mãos à pele, pois nada poderia justificar a vermelhidão além de uma febre, certo? Afinal, você não estava fazendo nada.

Na verdade, não é bem assim que funciona. Na grande maioria dos casos, a vermelhidão no rosto é uma característica determinada pela genética: algumas pessoas têm a pele mais vermelha que outras. “Normalmente, indivíduos de fototipo mais baixo tendem a ter a pele mais rosada”, explica Dr. Luiz.

Isso acontece porque, especialmente em pessoas com a pele extremamente branca ou branca (segundo a escala de Fitzpatrick), a vascularização facial é muito mais perceptível. Por isso, qualquer aumento no fluxo sanguíneo fica claro, resultando em um rosto vermelho.

Então, se seu rosto fica avermelhado abruptamente e sem nenhum estímulo, muito provavelmente, isso é resultado da dilatação dos seus vasos sanguíneos. Não é motivo de preocupação nem de cuidados extras. No entanto, se esse não é o seu caso, outros motivos podem estar por trás da vermelhidão.

Causas da vermelhidão

Mesmo a vermelhidão genética pode ter agentes desencadeadores. Apesar de ela ser uma característica comum em pessoas de peles claras, existem fatores que podem, sim, deixar o rosto mais avermelhado. Por isso, para entender o que é a vermelhidão, precisamos conhecer a causa dela.

Vasodilatação

Como adiantamos, os fototipos de pele mais clara naturalmente têm a pele mais rosada por conta da vascularização facial. No entanto, existem alguns fatores que podem tornar essa característica ainda mais proeminente, independentemente do fototipo cutâneo. 

Você já viu uma pessoa que ama, sentiu seu coração bater mais forte e as bochechas queimarem? Essa é uma romantização comum da vasodilatação, que é resultado da adrenalina que seu cérebro libera no seu corpo em situações de emoções extremas (como ver a pessoa amada).

Por isso, a vermelhidão no rosto também aparece em momentos de constrangimento e até irritação. O mesmo processo em cadeia acontece: a adrenalina gera batimentos cardíacos acelerados que causam aumento do fluxo sanguíneo.

Trauma

Outra situação hipotética: você coçou levemente o rosto e, de repente, apareceu um vergão no mesmo local. Isso acontece pelo mesmo motivo que descrevemos acima, o aumento do fluxo sanguíneo no rosto.

“A vermelhidão pode acontecer por diversos fatores, desde a picada de algum inseto até a aplicação de um cosmético, uma escoriação ou um trauma que a pele tenha sofrido”, adiciona Dr. Luiz. Esse é o mesmo motivo que associa a vermelhidão no rosto e a pele ressecada.

Fotossensibilidade

Se a sua pele é sensível ao sol, muito provavelmente bastam alguns minutos ao ar livre para você ficar com vermelhidão no rosto. Esse também é um processo natural que não deve gerar preocupação, desde que a proteção adequada seja utilizada.

Novamente, pessoas de pele mais clara podem sofrer com esse tipo de vermelhidão de forma mais recorrente, devido à falta de fotoproteção natural que a melanina oferece. No entanto, os cuidados contra os efeitos nocivos dos raios solares devem ser adotados por todos. 

Doenças cutâneas

Apesar de a pele avermelhada não estar ligada a alguma doença na maioria dos casos, existem algumas condições cutâneas que podem apresentar este sintoma. A rosácea, por exemplo, tem a vermelhidão recorrente como principal sintoma.

“É uma vermelhidão que aparece em áreas bem definidas do rosto, como bochechas e testa, mas não no sulco nasogeniano”, Dr. Luiz aprofunda. “A rosácea deixa a pele mais sensível ao toque com crises recorrentes.”

Outra doença cutânea que pode resultar na pele avermelhada é a dermatite atópica, característica que pode ser agravada caso o paciente coce a área. O mesmo vale para brotoejas, alergias e eczema, entre outros exemplos.

Como minimizar a vermelhidão?

Se seu objetivo é diminuir a vermelhidão no rosto, existem vários tratamentos disponíveis para cada tipo de causa. Sempre use protetor solar, qualquer que seja seu fototipo ou o motivo da sua vermelhidão cutânea. Se sua pele for extremamente fotossensível, vá aumentando o FPS conforme indicação dermatológica.

Caso sua vermelhidão esteja ligada à vasodilatação, o uso de cosméticos calmantes pode ser a solução. Além disso, cremes hidratantes com propriedades calmantes podem ajudar não só em casos de dilatação dos vasos sanguíneos excessiva, como também em casos de ressecamento cutâneo.

Por fim, é fundamental que você procure um dermatologista ao suspeitar que a sua vermelhidão não é resultado de fatores naturais. No caso de doenças cutâneas, apenas o profissional pode indicar o tratamento correto e acompanhar a evolução do seu quadro.

Conheça o novo hidratante da Creamy!

A Creamy está sempre pensando no melhor para você. Por isso, desenvolvemos o Intensive Repair Cream, um hidratante formulado com ativos exclusivos, feito especialmente para peles com sensibilidade e vermelhidão recorrentes. Garanta já esse cuidado e aproveite!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento