Umectação da pele: como manter o rosto hidratado?

Umectação da pele: como manter o rosto hidratado?

atualizado em publicado em 28 de julho de 2023 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

A hidratação do rosto é essencial para manter o viço e a maciez, evitando o ressecamento e melhorando a aderência dos produtos, como os itens de maquiagem. Uma das formas de realizar essa etapa do skincare é pela umectação da pele, que proporciona resultados prolongados e efetivos. 

Como existem diferentes métodos e produtos, podem surgir dúvidas sobre o que é umectação da pele e como realizá-la. A Creamy conta quais são as características que tornam essa hidratação tão especial para quem deseja dar adeus à secura! 

Como é o processo de hidratação da pele?

Antes de saber o que é a umectação da pele, é importante entender um pouco mais sobre o processo de hidratação. A barreira cutânea, também conhecida como manto hidrolipídico, protege contra a ação dos agentes externos e preserva a água. 

Como o próprio nome do manto hidrolipídico indica, ele evita a perda de água (hidro) e regula a quantidade de óleos (lipídica). Ele precisa estar em equilíbrio para evitar o excesso de ressecamento ou oleosidade. Caso ele seja comprometido, a retenção de água é menor, e a hidratação é preservada por menos tempo.

Em condições normais de temperatura e ar, a proteção não é prejudicada desde que os cuidados com skincare e alimentação sejam mantidos. Você já reparou que, em dias secos, por exemplo, os níveis de umidade baixam, e todo o corpo sente essa mudança repentina? 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que a umidade varie entre 50% e 80%. Em níveis mais baixos, a pele fica ressecada, áspera, com descamações e coceiras. Em altos percentuais, a produção de sebo e o entupimento dos poros aumenta, facilitando o desenvolvimento da acne.

Como o índice de umidade pode oscilar durante a semana, é essencial notar os sinais do corpo para reforçar a hidratação, que deve ser feita pela ingestão de água e pela aplicação de óleos, cremes e séruns. Você sabe quais tipos de cosméticos funcionam melhor: hidratantes ativos, por oclusão ou umectação da pele?

Como a umectação se diferencia das demais hidratações?

A hidratação oclusiva forma uma camada protetora à base de lipídios, que reduz a evaporação de água. A umidade é preservada até em níveis mais internos da pele, sendo recomendada para o tipo mais ressecado. Tal efeito é obtido com o uso de ceramidas, óleos, manteigas vegetais e petrolatos, como a vaselina. 

Já a hidratação por umectação da pele retém a umidade do ar, mantendo-a nas células (processo intracelular). As substâncias que proporcionam esse efeito são: d-pantenol, aloe vera, ácido hialurônico, glicerina e queratina. Por não utilizar óleos, ela é ideal para os tipos oleosos ou mistos.

Homem ruivo aplicando o Sérum Hidratante Facial da Creamy na bochecha.

Em contrapartida, os hidratantes ativos combinam elementos das duas hidratações anteriores: compostos oleosos (para reter a água) e ativos umectantes (para repor a umidade.) Geralmente, os tipos normais e secos se dão bem com esse método, que utiliza ureia, colágeno, ácido hialurônico e aminoácidos.

Como cada técnica favorece um tipo cutâneo, você pode escolher a que mais se adapta às suas características e às suas necessidades em cada estação. Por exemplo, caso você perceba seu rosto mais oleoso no verão e normal em outro período, alterne entre dois métodos, como umectar a pele e aplicar hidratantes ativos. 

Como fazer a umectação da pele do rosto?

Agora que você já sabe para que a umectação serve, é importante entender como realizá-la adequadamente. O primeiro passo é avaliar seu tipo de pele com um dermatologista para ter a certeza de que esse método é suficiente para manter a umidade do rosto e evitar o ressecamento. 

Com essa orientação, é hora de selecionar um produto de sua preferência. Como a umectação para pele é mais leve e não utiliza lipídeos, os ativos geralmente estão presentes em fórmulas de gel e séruns, que favorecem o tipo oleoso. Um exemplo é o Sérum Hidratante Facial da Creamy.

Ele combina três tipos de ácidos hialurônicos, que agem em diferentes profundidades da pele: as moléculas de baixo e médio peso agem nas camadas intermediárias; as de peso ainda mais baixo agem de maneira mais profunda e prolongada.

Caso tenha dúvidas de como fazer a umectação, lembre-se que a pele sempre deve estar limpa antes da aplicação e o produto deve ser espalhado até a absorção completa. Não é necessário criar mais de uma camada para gerar um efeito maior. Em vez disso, aplique duas vezes ao dia. 

Para manter o efeito da umectação na pele, outros dois cuidados devem ser seguidos: evitar lavar o rosto com água quente e fazer esfoliação somente uma vez por semana. A alta temperatura e a abrasão em excesso podem comprometer a camada hidrolipídica, deixando-a suscetível às bactérias e aos agressores externos, como a poluição.

Mantenha o rosto hidratado com a Creamy!

Além da umectação da pele, todas as outras etapas do skincare devem ser feitas diariamente para preservar a hidratação. Conte com as fórmulas inteligentes de Creamy, que atuam desde a limpeza até a proteção, para tornar sua aparência saudável e mais radiante!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento