Tipos de ácidos para pele: entenda quais são os principais

Tipos de ácidos para pele: entenda quais são os principais

06/09/2021 2 comentários ATIVOS
Tempo de leitura: 5 minutos

Eles são muito conhecidos hoje em dia como um dos principais produtos na rotina skincare: você conhece os principais tipos de ácidos para pele existentes atualmente?

Cada um deles têm uma função principal e ajuda a manter a pele saudável e bem-cuidada. Para você ficar por dentro do assunto e conhecer os principais tipos de ácidos para o rosto, acompanhe o conteúdo que a Creamy preparou. São muitas informações importantes. Confira!

O que são ácidos para a pele?

Mesmo sendo populares, muita gente não sabe o que são e para que servem os ácidos. Os AHAs (alfa-hidroxiácidos) e BHAs (beta-hidroxiácidos), como também são conhecidos, são químicos retirados diretamente da natureza. 

“Esses ácidos têm como efeito principal a esfoliação química, diminuindo a adesão entre as células que estão na superfície da pele e induzindo a renovação celular”, explica o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia.

Eles são capazes de trazer muitos benefícios em todos os tipos de pele, como: hidratação, renovação celular, clareamento de manchas, controle da oleosidade, diminuição das acnes, etc. 

Como agem na pele?

A penetração dos ácidos na pele é maior que a de outros produtos para o rosto. “As moléculas dos AHAs penetram entre as células da pele, diminuindo a adesão entre aquelas que estão na superfície e induzindo a renovação celular nas camadas mais externas”, explica o médico.  

Assim, eles promovem uma homogeneização do tom e do relevo da superfície da pele devido à ação esfoliante, enquanto diminuem a aparência de poros e rugas finas por estimularem a síntese de colágeno.

Agora que você já sabe bem o que são os AHAs e BHAs e como eles atuam, conheça alguns tipos de ácidos para a pele.

Ácido Lático

O ácido Lático está presente no corpo humano, produzido naturalmente em 120 g diários. Ele tem várias funções importantes, por isso usá-lo de forma sintética faz muito bem para a pele. A maior ação é na hidratação, potencializando-a!

Além disso, ele é bastante usado para regular o pH da pele, que precisa ficar entre 4 a 6. Ele faz parte do Fator Natural de Hidratação da pele.  

O Lático também é um clareador e, é claro, promove uma esfoliação na pele como todos os ácidos. No seu caso, é feito de uma forma mais gentil. “Ele possui uma molécula maior, conferindo ao produto uma ação mais lenta, suave e gentil com a pele”, afirma o Dr. Luiz. 

Essa pode ser a melhor opção dos tipos de ácidos para pele seca e sensível, por conta da hidratação causada pelo ácido. 

Ácido Mandélico

Assim como o anterior, o ácido Mandélico age suavemente na pele, estimulando a produção de colágeno. Ele também promove a uniformização da textura e do tom, deixando a hidratação visível e reduzindo a oleosidade. 

Outro benefício proporcionado por esse ácido para o rosto é o controle da acne. Ou seja, as inflamações e as manchinhas causadas por espinhas e cravos podem ser reduzidas. Também é observado um efeito clareador com seu uso, sendo um excelente aliado no combate às manchas. 

O Mandélico é um dos mais indicados para pele oleosa, e consequentemente, acneica. 

Ácido Glicólico

Vamos conhecer o ácido Glicólico! A ação é um pouco mais intensa que a dos dois anteriores. “Por ter a molécula menor, tem um poder maior de penetração e esfoliação”, diz o especialista. 

Esse é um dos tipos de ácidos para pele mais famosos. Além de estimular a produção de colágeno, ele pode reduzir a aparência dos poros e uniformizar a pele e a textura dela. 

O Glicólico é um dos mais indicados para as peles mais maduras exatamente por agir nas camadas mais profundas. Ele promove uma hidratação profunda, por penetrar rápido e profundamente na pele, atraindo água para as camadas mais profundas e deixando a pele com toque suave e macio. 

Ácido Tranexâmico

Usado na medicina de forma tópica, injetável e oral, o ácido Tranexâmico vem ganhando espaço como cosmético. Você pode escolher a melhor textura para o uso, seja em creme, seja em gel, ou na exclusiva fórmula em solução da Creamy.

O ácido Tranexâmico para melasma e outras manchas é altamente eficaz e, quando é combinado com outros ingredientes, a ação é potencializada. 

Esse ácido não promove esfoliação química, pode ser usado durante o dia e seu uso prolongado evita a formação de novas manchas e melhora o aspecto de manchas existentes. Manchinhas castanhas causadas pelo melasma, devido à idade, exposição solar ou acne são as mais reduzidas. 

Ácido Salicílico

Um dos tipos de ácidos para pele que estão ganhando espaço no segmento é o Salicílico. Ele pode quebrar queratinas na pele, deixando-a mais macia. Ademais, tem ação anti-inflamatória.

Tudo isso é bom para regular a oleosidade, evitando a acne e controlando a dilatação dos poros. A pele fica mais hidratada e uniforme com o ácido Salicílico

Diferentemente dos outros ácidos, o salicílico age diretamente na glândula sebácea, reduzindo a produção de oleosidade pela pele, sendo o tipo que reduz mais rapidamente o aspecto oleoso. Deve ser usado com cautela em peles secas ou ressecadas. 

Ácidos no skincare

Depois de conhecer os tipos de ácidos para pele, é importante conversar com o dermatologista para decidir o melhor para você. Saber como você deve aplicá-lo, também é importante, por isso o Dr. Luiz Romancini orienta:

“Use sempre à noite, na pele limpa e completamente seca. O uso deve ser intercalado até que a pele se habitue e não sejam observados efeitos de sensibilidade como vermelhidão ou ardência”.

O uso de hidratante é aconselhado para peles mais sensíveis ou secas e ele pode ser aplicado antes ou depois do ácido, conforme orientação de um profissional. Na aplicação do produto, deve-se evitar o contorno dos olhos, do nariz e da boca, e o uso do filtro solar durante o dia é indispensável.

Conheça as opções da Creamy!

O melhor de tudo isso é que você pode ter esses produtos facilmente, conhecendo os queridinhos da Creamy! Aliás, acompanhe nosso blog e fique por dentro de vários assuntos sobre skincare, como os tipos de ácido para pele! 

(Visited 928 times, 2 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Fernanda Santos 15/09/2021

Posso usar o combo de ácido Tranexâmico + Mandélico para clarear as axilas?

Carol Moraes 16/09/2021

Oi, Fernanda! 😍
O ácido Tranexâmico pode ser usado nas axilas durante a noite. 💚
Já o Mandélico é recomendado apenas para o rosto.

Copyright © Creamy 2021. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#