Sleep lines: saiba tudo sobre as temidas rugas do sono

Sleep lines: saiba tudo sobre as temidas rugas do sono

atualizado em publicado em 27 de junho de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Você já acordou de uma soneca bem gostosa e percebeu que seu rosto estava cheio de marquinhas? Chamadas de sleep lines, ou “linhas do sono” em tradução literal, essas rugas aparecem por conta da maneira e da posição em que dormimos. 

Apesar de não parecerem um problema em um primeiro momento, com o tempo, essas marcas podem se tornar permanentes. Especialmente quando ficamos mais velhos e a pele vai perdendo a capacidade de produzir algumas proteínas importantes, podemos ver sinais mais aparentes. Saiba mais a seguir!

O que são as rugas do sono?

Aqui no Brasil, muito comumente, você vai ouvir falar das sleep lines como sendo rugas do sono. Isso porque, apesar de serem marcas que inicialmente ficam visíveis apenas em partes do rosto, conforme o tempo vai passando, elas se transformam em rugas permanentes.

Sabe quando você se levanta com a “cara amassada”? Este é um sinal de que você pode desenvolver rugas relacionadas ao modo como dorme. Não existe nenhum problema de saúde relacionado a essas marcas, mas elas podem ser um grande incômodo cosmético para muitas pessoas.

Embora sejam estudadas há mais de 30 anos, o termo “sleep line” foi estabelecido apenas em 1999, pelos dermatologistas James Fulton e Farnaz Gaminchi. O estudo deles se baseou no trabalho prévio de Samuel J. Stegman, também dermatologista, que anteriormente chamava as rugas de “sleep creases” (“dobras do sono”, em português).

Segundo os estudiosos, o aparecimento dessas sleep lines, ou rugas do sono, estava ligado à relação da nossa posição enquanto dormimos e dos nossos músculos faciais. Mais especificamente, ele está ligado ao sistema músculo-aponeurótico superficial (SMAS).

SMAS e como dormimos

O SMAS é uma estrutura que separa a camada mais profunda da pele, a epiderme, do tecido muscular. É principalmente nele que o colágeno e a elastina do rosto e do corpo se alojam, permitindo que a pele tenha firmeza e elasticidade durante toda a vida.

A questão é que, apesar de fabricarmos essas proteínas constantemente, esses processos diminuem com o tempo. A partir dos 25 anos de idade, em média, passamos a produzir cada vez menos colágeno. A elastina, por sua vez, vai perdendo a característica principal: a elasticidade. 

Dessa maneira, juntando esse desgaste do SMAS aos movimentos repetitivos de quando dormimos, adquirimos linhas finas permanentes na pele. É o mesmo que acontece com outras rugas, como o famoso “bigode chinês”: o movimento constante da boca fixa a marca no rosto.

Contudo, esses movimentos repetitivos que mencionamos não estão ligados ao modo como você mexe seu rosto, mas sim à maneira que você dorme. Se você costuma dormir de lado com o travesseiro debaixo do rosto, isso vai “amassar” sua pele de certa maneira, o que leva às sleep lines.

Onde elas aparecem?

É fácil observar o aparecimento das sleep lines no rosto, mas elas não são exclusivas dessa parte do corpo. Também podemos observar rugas do sono no colo — na verdade, elas são bastante comuns, especialmente em quem dorme de lado. 

No rosto, os locais em que elas mais aparecem vão depender da posição em que você o coloca sobre o travesseiro. Estudos observaram que as áreas mais afetadas costumam ser a testa, os olhos (onde os pés de galinha aparecem) e o alto da bochecha.

Apesar de essas serem as áreas mais afetadas, as rugas podem aparecer em qualquer lugar em que a pele se enruga em uma linha. A região do buço, a junção entre a bochecha e o nariz, as laterais dos queixos e até mesmo as têmporas podem ter sinais dessas rugas.

Como prevenir o aparecimento das sleep lines?

Já que elas são tão comuns, há como evitar as rugas do sono? De certa maneira, sim, mas é um processo contínuo. Isso porque a melhor maneira de prevenir que as sleep lines apareçam e se tornem permanentes é mudar seus costumes de sono.

Evite dormir de lado ou de bruços, mesmo que pareça ser a posição mais confortável para você. Dormindo de barriga para cima, você impede que seu corpo exerça peso sobre seu rosto e seu colo. Conforme o tempo passa, seu corpo vai se acostumar com a posição.

Outros cuidados também são importantes! Manter os cuidados com a pele em dia, tanto por meio de cosméticos quanto por meio de uma boa rotina, é essencial. Isso vai garantir que a sua pele permaneça saudável e menos suscetível à formação de linhas finas e rugas.

Se as rugas já se formaram em seu rosto, livrar-se delas não é tão fácil. As sleep lines têm tratamento, mas uma vez permanentes, elas só poderão ser minimizadas. As dicas que demos ainda valem, mas é importante que você converse com seu dermatologista para entender qual é a melhor maneira de seguir.

Ele pode sugerir o uso de cosméticos à base de retinol, ácido hialurônico e colágeno. Em casos mais severos, tratamentos alternativos podem ser a solução, como a aplicação de botox. Lembre-se: nunca comece um tratamento sem a consulta de um profissional.

Evite as sleep lines com a Creamy!

Aqui na Creamy, temos produtos com ingredientes que ajudam a prevenir e minimizar as sleep lines com maestria! Conheça nosso catálogo e se surpreenda com as nossas fórmulas inteligentes.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento