É comum ter dúvida de como tratar as manchas que aparecem no rosto adequadamente, pois é preciso ter cuidado redobrado para elas não se intensificarem. O skincare para melasma pode ser feito para clarear e controlar o desenvolvimento das hiperpigmentações.
Neste conteúdo, a Creamy orienta sobre o passo a passo do skincare. As dicas apresentadas podem ajudar com as etapas essenciais da rotina diurna e noturna. As recomendações médicas também são importantes!
O primeiro passo da rotina de skincare para melasma é a limpeza, feita pela manhã e à noite. A escolha do produto deve considerar os ativos da fórmula, que podem ajudar no clareamento das manchas ou limpar profundamente para melhorar a ação dos demais produtos, e a textura que se adapta melhor à pele.
Em géis ou emulsões de limpeza com efeito clareador, é comum encontrar o ácido glicólico. Esse ingrediente acelera a renovação celular, quando as células mortas são descamadas da superfície para dar espaço às novas. Com isso, há uniformização, clareamento das hiperpigmentações e redução dos sinais de envelhecimento.
Caso você não tenha um cosmético com ativos clareadores, não se preocupe! Eles podem fazer parte da etapa de tratamento do seu skincare para melasma, removidos com um limpador com composição mais leve. O uso de ácidos pode causar sensibilidade no começo. Os compostos calmantes auxiliam no equilíbrio da pele pela manhã.
A segunda etapa da rotina de skincare para quem tem melasma é a tonificação. Esse produto elimina resíduos e equilibra o pH da pele. Algumas versões têm a função clareadora, como o Ácido Tranexâmico da Creamy.
Esse ativo é combinado a outros três que ajudam a reduzir manchas: ácido glicólico, niacinamida e alfa-arbutin. Por ter uma textura fluída, a solução é rapidamente absorvida e pode ser aplicada no rosto, no pescoço e no colo. Não há necessidade de usar discos de algodão, pois as gotas podem ser depositadas diretamente na região desejada e espalhadas com as mãos limpas.
Nessa fase do skincare para pele com melasma, entram os antioxidantes, que neutralizam a ação dos radicais livres. Essas moléculas estimuladas por radiação UV, estresse, tabagismo e consumo de álcool são responsáveis pela intensificação da flacidez, das manchas e dos sinais de envelhecimento, como rugas e linhas de expressão.
Alguns ativos que desempenham esse papel são as vitaminas E, A e C, o ácido ferúlico, a niacinamida (forma ativa da vitamina B3) e o resveratrol. A vitamina C é uma das mais utilizadas por ser encontrada facilmente em séruns faciais e oferecer bastante benefícios, como clareamento, hidratação e ação anti-aging.
Na versão da Creamy, ela é absorvida rapidamente, sem interferir na textura do rosto. Para obter os melhores resultados no skincare para melasma, a dica é aplicá-la antes do hidratante e do protetor solar para reforçar a ação dos dois produtos na sequência.
Até no skincare para pele oleosa e com melasma, a hidratação não pode ficar de fora. Essa etapa repõe os nutrientes da barreira cutânea, fortalecendo-a com a umidade adequada, sem descamação. A escolha pode ser feita pensando na textura:
Outro ponto considerado são os ativos que ajudam a prolongar a maciez da pele. O ácido hialurônico, presente no sérum hidratante da Creamy, é um deles, pois absorve e retém água, mantendo a umidade adequada e evitando o ressecamento.
A quinta etapa do skincare para melasma não poderia ser outra! Sem a devida proteção contra os raios solares, as manchas intensificam-se e aparecem em mais locais do rosto. Com o uso dos ácidos clareadores, a radiação pode ser ainda mais grave e causar queimaduras.
Aplique um protetor solar, como o Watery Lotion da Creamy, no rosto, no pescoço e no colo todos os dias. Quando estiver na praia, retoque o produto com maior frequência, preferencialmente, a cada duas horas, pois a aderência diminui conforme há contato com a água, a cada banho de mar.
À noite, a proteção solar não é necessária. O último passo do skincare para melasma é o tratamento com ácidos. Eles agem mais profundamente e ajudam a clarear a pele por diversos mecanismos, como a renovação celular e a inibição da síntese de melanina.
O retinol e o ácido mandélico são dois exemplos encontrados em fórmulas da Creamy. Eles uniformizam o tom da pele, clareiam e previnem as manchas causadas por melasma, sol e acne. Enquanto o primeiro tem textura de creme, o segundo é um gel de rápida absorção. Ambos podem ser utilizados por todos os tipos.
Com os produtos da Creamy, seu skincare para melasma fica mais eficiente! Confira as indicações para essa rotina no site e adquira fórmulas inteligentes, com diversos ativos exclusivos.
Hoje é um dia histórico para nós, a Creamy completa cinco anos de trajetória, temos…
A Vitamina C mais moderna do mercado acabou de chegar para ampliar o portfólio de…
Hoje inauguramos mais uma coluna aqui no nosso blog: o produto queridinho do mês💙 Neste…
Quem aí já teve que lidar com o ressecamento na boca? Isso acontece porque ela…
A pele nada mais é do que um reflexo do tempo, das emoções e dos…
Nos últimos dias presenciamos uma série de lançamentos. Por aqui, os nossos Lip Balms linha…