Os cravinhos, que costumam aparecer principalmente no nariz, queixo e testa, são umas das principais razões para as pessoas adotarem os cuidados com a pele. Então, como fazer um skincare para cravos?
Essa é uma dúvida muito comum, acredite! Por isso, a equipe do Blog Creamy preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema, para ajudar a encontrar produtos e adotar hábitos de limpeza de cravos, que também vão contribuir para uma pele ainda mais bonita e livre dos comedões. Então, vamos lá?
Antes de partirmos para os cuidados, é importante saber o que são os cravos e como eles surgem na nossa pele. Também chamados de comedões, esses pontinhos pretos são uma mistura de sebo, células e partículas de sujeira que obstrui os nossos poros.
Quando não tratados, eles podem nos deixar com a famosa “pele moranguinho”, causando um verdadeiro incômodo. Outro ponto de atenção que faz ser importante seguir um skincare para cravos é o fato de os comedões serem um sintoma da acne.
“Apesar de não serem doloridos e grandes como as espinhas, os cravos no rosto também precisam ser tratados e melhorados, para você não correr o risco de sofrer com possíveis inflamações”, explica Dr. Luiz Romancini, nosso médico dermatologista.
Apesar de ser algo muito comum, poucas pessoas sabem o que causam os cravos. Há quem acredite que seja algo comum de peles mistas e oleosas, assim como quem jura ser apenas um acúmulo de sujeira na pele. Afinal, quem está certo?
Na verdade, as duas afirmações têm fundamentos sobre como os comedões se formam. Para que você entenda melhor: o cravo de pele é o resultado de um poro obstruído com o acúmulo de sebo que, quando entra em contato com o ar e a luz, ganha a coloração escura. Por isso, ele é mais comum em peles oleosas.
A boa notícia é que é totalmente possível se livrar desses pontinhos, mantendo um skincare removedor de cravos e, em alguns casos, procedimentos estéticos. Por outro lado, é preciso ter um pouquinho de paciência: diferentemente das espinhas, os comedões podem levar um pouco mais de tempo para sumir da nossa pele.
Finalmente, chegamos à resposta da pergunta que não quer calar: como se livrar dos cravos? Primeiramente, por mais que você ache satisfatório, nunca os esprema! “Isso pode empurrar o excesso de sebo ainda mais para o fundo do seu poro e causar uma espinha por conta da inflamação”, explica o Dr. Luiz.
Em segundo lugar, é de grande importância conservar a higiene da pele. “Use sabonetes e géis de limpeza específicos para o rosto. Os tônicos de limpeza também contribuem para uma higienização mais profunda, diminuindo consideravelmente o surgimento dos comedões”, diz Romancini.
Porém, os cuidados não param por aí! Temos mais algumas dicas de skincare para espinhas e cravos separadas para você! Confira:
Está com muitos cravos no rosto e não aguenta mais essa situação? Uma dica é apostar na limpeza de pele. Com esse procedimento, é possível remover uma quantidade significativa dos comedões, deixando sua pele ainda mais limpa e fácil de tratar no dia a dia, com cosméticos e produtinhos de limpeza.
Manter uma rotina de skincare é uma das melhores formas de ficar longe dos cravos (ou, pelo menos, evitar ao máximo o surgimento deles). Para isso, é importante utilizar produtinhos específicos para o seu tipo de pele.
Caso você não conheça sua cútis tão bem, ou não esteja familiarizado com uma rotina de cuidados com a pele, vale a pena fazer uma visita ao dermatologista e pedir sugestões de produtos voltados para o tratamento para cravos. Géis de limpeza, sabonetes e tônicos não podem faltar no dia a dia.
A quem gosta de se maquiar, fica um aviso: sempre tire muito bem a maquiagem, especialmente para dormir. Assim, você mantém os poros “livres” enquanto contribui para a higienização deles. Experimente demaquilantes com ação purificante, como as águas micelares. Elas são levinhas e ajudam a manter o pH da pele equilibrado.
Sabe quem pode ser um ótimo aliado no combate aos comedões? O ácido lático! Ele é um ácido delicado, que ajuda a controlar a oleosidade e promover uma renovação celular. Não deixe de trazer esse produtinho ao seu skincare para cravos para ter uma cútis ainda mais saudável e bonita!
Mas, atenção: apesar de auxiliar na prevenção, o ácido lático Creamy não é capaz de remover os cravos já existentes, tá?
Especialmente se você utiliza ácidos, é de extrema importância sempre proteger a pele com filtro solar de alto FPS. Também escolha um de fórmula não comedogênica, livre de óleo. Assim, você consegue deixar a sua skincare para cravos em dia e com a proteção necessária.
Gostou das dicas de skincare para cravos que separamos para você? Então, não deixe de acompanhar nossas publicações do Blog Creamy. Aqui, você encontra muita informação sobre como ter uma pele sempre bonita, saudável e jovial!Por falar em manter a skincare em dia, você já conhece nossa linha de produtos para uma pele ainda mais incrível? Não fique de fora e garanta o seu #momentoCreamy agora mesmo!
Hoje é um dia histórico para nós, a Creamy completa cinco anos de trajetória, temos…
A Vitamina C mais moderna do mercado acabou de chegar para ampliar o portfólio de…
Hoje inauguramos mais uma coluna aqui no nosso blog: o produto queridinho do mês💙 Neste…
Quem aí já teve que lidar com o ressecamento na boca? Isso acontece porque ela…
A pele nada mais é do que um reflexo do tempo, das emoções e dos…
Nos últimos dias presenciamos uma série de lançamentos. Por aqui, os nossos Lip Balms linha…
View Comments
Minha pele é um pouco seca,mais gosto da pele sempre hidratada, quero diminuir minhas linhas de expressão
Oi, Viviane!
Para diminuir as linhas de expressão, o azulzinho (glicólico) é o Creamy mais recomendado.
Ele possui textura em creme, por isso garante uma hidratação extra à sua pele. Mas, é importante lembrar que ele tem alta concentração de ácido, logo deve ser usado com cautela, apenas à noite, respeitando a tolerância da sua pele. 💙