Por que o colágeno é fundamental para a pele? Entenda!

Por que o colágeno é fundamental para a pele? Entenda!

atualizado em publicado em 21 de junho de 2021 6 comentários CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabia que o colágeno é a proteína mais abundante do nosso organismo? Por isso, essa substância é tão essencial para manter a saúde da pele, o maior órgão do corpo. Apesar da fama inegável de seus poderes no combate ao envelhecimento cutâneo, é comum ter dúvidas sobre como o colágeno age ou como funciona a sua produção e estímulo.  

Com a colaboração da médica dermatologista Thais Wolf Leibovitz, trazemos hoje uma visão geral da principal “proteína da beleza”. Confira!

O que é colágeno, exatamente? 

O termo “colágeno” é usado para nomear cerca de 40% das proteínas encontradas no corpo humano, representando 70% de toda a proteína da pele. Logo, esta é a proteína de maior quantidade no organismo. De acordo com a Dra. Thais, “Existem mais de 20 tipos de colágeno e os mais estudados são os chamados tipo I, II e III”. 

A especialista explica: “O colágeno tipo I é o mais presente. Hidrolisado, ele apresenta benefícios para a saúde dos músculos, pele, cabelo, unhas, dentes e mucosa intestinal. Já o colágeno tipo II não é hidrolisado, tem propriedades especiais para as articulações, cartilagens e ossos, melhorando a lubrificação, a hidratação e a flexibilidade. O tipo III é responsável pela firmeza e elasticidade de músculos e órgãos, bem como a pele”. 

Benefícios que vão muito além da estética

O colágeno possui inúmeras funções e benefícios para o corpo, como um todo. Na área da estética, a substância reina: ”Fortalece as unhas e os cabelos, melhora o aspecto da pele, dando firmeza e hidratação, ajuda no tratamento contra a flacidez e previne o envelhecimento cutâneo precoce”, conta a dermatologista. 

Outra atuação importante da proteína ocorre nas cartilagens, já que evita o atrito entre os ossos, capaz de causar desgaste, dor e até doenças articulares. O colágeno também garante os movimentos do corpo, promovendo elasticidade e resistência. 

O colágeno é tão importante para o corpo que previne outras doenças como: osteoartrite, osteoporose, hipertensão e úlcera gástrica.

Produção e reposição de colágeno 

Embora seja produzido naturalmente pelo organismo, em algum momento será fundamental fazer a reposição de colágeno, já que a produção diminui consideravelmente com o passar dos anos. Isso começa, de forma geral, a partir dos 25 anos. E, não é mito: as mulheres sofrem uma queda mais drástica.   

o que é colágeno

“A pele dos homens é 20% mais espessa que a das mulheres, pois eles produzem mais colágeno. Logo, a pele masculina envelhece mais devagar. A substância também contribui para uma musculatura mais forte”.

Infelizmente, perder essa proteína natural é inevitável, mas alguns fatores – intrínsecos ou extrínsecos – podem contribuir para uma perda ainda mais rápida. São eles: baixa ingestão de fontes de proteína, como carnes brancas e vermelhas; consumo exagerado de açúcar; dietas muito restritivas ou processos de catabolismo intenso (presente nos atletas). A exposição ao sol sem proteção, o tabagismo e até mesmo o estresse também são fatores que aceleram essa perda. 

“Além disso, existe a questão da falta de estímulo da substância na pele, através do uso tópico de dermocosméticos e de medicações”, alerta a Dra. Thais. “Na hora de escolher os produtos da sua rotina de skincare, aposte naqueles que tenham ativos que incentivam a produção de colágeno, como ácido hialurônico, antioxidantes (por exemplo: vitamina C, vitamina E e ácido ferúlico), alfa-hidroxiácidos (glicólico, lático e mandélico) e retinol”, recomenda. 

Uma rotina de cuidados diários é aliada da saúde e beleza, mas também existem algumas opções de tratamento como o colágeno oral, os bioestimuladores e o ultrassom microfocado.

Alimentos ricos em colágeno 

Apesar de ser muito requisitado, há outras substâncias que fazem tão bem quanto o colágeno para o nosso organismo. E todas elas estão nos chamados alimentos funcionais. São opções ricas em fibras, oligossacarídeos, carotenóides, proteínas, peptídeos, prebióticos, probióticos, simbióticos, fitoquímicos e ácidos graxos poli-insaturados.

Muitos nomes para decorar? Não precisa se preocupar! Alimentando-se da forma correta, o seu corpo receberá todos os benefícios possíveis. A reposição de colágeno pode acontecer através da alimentação, de algumas formas:

  • Por meio de alimentos naturais: proteína de origem animal, chás, sucos, entre outros.
  • Por meio de produtos alimentícios: iogurtes, gelatinas, embutidos como salsicha e presunto, gelatina, pudins e maria-mole, entre outros.
  • Por meio de suplementos alimentares: colágeno em pó.

Então, fica a dica: aposte com segurança nos bons alimentos e crie uma rotina de cuidados com a pele de qualidade, orientada por profissionais. Na hora do skincare, a Creamy pode ajudar! Confira em nossa loja virtual os produtos que vão dar um up na produção de colágeno da sua pele. 😉

REFERÊNCIA

Colágeno: características químicas e propriedades funcionais | Revista do Instituto Adolfo Lutz

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários

Avatar for Juraci
Juraci 23/06/2021

adorei esse texto

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 23/06/2021

Olá, Juraci!
Agradecemos o seu feedback. 💚
Continue nos acompanhando por aqui. 😘

Avatar for Lourdes
Lourdes 14/10/2021

Iniciei a ingestao de colageno há poucos dias .mas senti a diferença em minha pele.mais clrarinha e lisa.

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 15/10/2021

Oi, Lourdes!
Que maravilha. 😍 Não deixe de experimentar o uso tópico de ácidos para o rosto que estimulam a produção de colágeno, como o Glicólico, Lático, Mandélico e Salicílico. 💖

Avatar for Marcos fabio
Marcos fabio 17/11/2022

Como age o colágeno quando ingerido se no tgi ele vai ser degradado e se tornar aminoácidos?

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 22/11/2022

Oi, Marcos!
Hoje ainda não há um consenso sobre o uso de colágeno oral para aumento do colágeno endógeno e sua ação na pele. Até o momento, não temos evidência científica suficiente de que o colágeno ingerido será realocado preferencialmente na derme, em vez de outras partes do corpo. Ficamos sempre à disposição! 🥰

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento