Saiba como fazer o skincare para iniciantes em poucos passos

Saiba como fazer o skincare para iniciantes em poucos passos

atualizado em publicado em 26 de junho de 2023 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

O skincare para iniciantes pode ser mais fácil do que você imagina quando os passos básicos são seguidos. Com fórmulas eficientes, a rotina de autocuidado é simplificada, então não é preciso aplicar uma grande quantidade de dermocosméticos para ver resultados positivos. 

Porém, se você ainda não sabe como montar seu primeiro skincare, a Creamy vai ajudar! A seguir, estão as principais etapas e os cuidados tomados para manter a pele saudável e a aparência radiante!

Passo 1: Limpeza

A rotina de skincare para iniciantes começa com a limpeza do rosto, já que é necessário remover todas as impurezas para os demais produtos serem aplicados. Caso você esteja com maquiagem, é necessário usar um removedor que não agrida a pele, como cleansing oils e demaquilantes bifásicos.

Na sequência, vem um gel, uma emulsão de limpeza ou um dermocosmético para higienização profunda. Para isso, o ideal é que a textura e os componentes sejam adequados para seu tipo de pele, o que evita sensibilidade, aumento da oleosidade e ressecamento. 

O Gel de Limpeza da Creamy, por exemplo, possui uma fórmula com ingredientes hidratantes que favorecem rostos sensíveis, oleosos e normais. Assim, mesmo com ação intensa, a pele não fica vermelha, seca ou excessivamente brilhante. 

Passo 2: Tonificar

A etapa de tonificação do skincare para iniciantes prepara o rosto para receber outros produtos. Existem diferentes tipos de tônicos a depender da necessidade de cada pessoa e da recomendação do dermatologista, como:

  • adstringente: ajuda a controlar a oleosidade e a acne, por isso costuma ser feito com enxofre, ácido salicílico e outros ingredientes anti-inflamatórios. 
  • hidratante: contribui para a maciez e a umidade adequada do rosto. O ácido hialurônico é um dos principais componentes destas fórmulas.
  • tratamento: é ideal para reduzir acne, clarear manchas e melhorar a aparência dos poros. O ácido salicílico, o tranexâmico e o glicólico são comuns nesses dermocosméticos.

Com textura aquosa, o tônico pode ser aplicado com as mãos e espalhado do rosto ao colo. Lembre-se de que, apesar de ele ser usado sem restrições na rotina de skincare, quando há ácidos na fórmula, o protetor solar é indispensável durante o dia. 

Passo 3: Hidratação

A hidratação é um dos passos mais importantes do skincare para iniciantes, pois ajuda a manter a integridade da pele. Um bom hidratante facial também auxilia na proteção contra os agentes externos, como a poluição e o clima seco, e previne a sensibilidade. 

Mulher aplicando o protetor solar Watery Lotion da Creamy no rosto.

Ele deve ser aplicado de dia e à noite ou com maior frequência, dependendo do aspecto da pele. Isso porque, durante o inverno ou tratamentos que ressecam a pele, o rosto tende a perder a umidade natural com maior facilidade e descamar, o que exige uma dose extra de produto. 

Para fazer skincare e aproveitar os melhores resultados dessa etapa, siga duas dicas infalíveis: beba bastante água e fuja de banhos quentes! As altas temperaturas removem a barreira de proteção e a oleosidade natural da epiderme. Com isso, algumas peles passam a produzir uma maior quantidade de sebo, enquanto outras ficam altamente ressecadas.

Passo 4: Proteção

Faça chuva, faça sol, o protetor solar não pode ficar de fora do seu skincare. Ele reforça a proteção da barreira cutânea e evita que os raios UVA e UVB danifiquem a pele. Sem ele, a radiação pode prejudicar as células e aumentar a produção dos radicais livres, que intensificam os sinais do envelhecimento. 

Em dias de exposição intensa ao sol, como passeios na praia e na piscina, é preciso reforçar a quantidade aplicada e retocar com menores intervalos de tempo. Já nos dias comuns, a aplicação pode ser feita a cada duas horas, com um produto de FPS 30, no mínimo, como o Watery Lotion da Creamy, que possui fator 60.  

Uma curiosidade que vai mudar sua ideia sobre a necessidade desse produto é que também é preciso aplicá-lo até dentro de casa e em ambientes fechados. Isso porque os raios do sol conseguem ultrapassar os vidros das janelas e afetar a pele. 

Passo 5: Tratamento

Com a ajuda de um dermatologista, é possível identificar necessidades específicas da pele, como os tratamentos para acne, manchas, flacidez, olheiras, rugas e linhas de expressão. Cada rosto precisa de produtos com ativos que reduzam os sinais indesejados e proporcione cuidados específicos. 

Geralmente, quando há ácidos na composição, a recomendação é usar apenas à noite, para evitar que o sol queime a pele. Alguns exemplos são: ácido mandélico (clareamento de manchas de acne), glicólico (uniformizador de tom e textura), lático (ação antiacne) e retinol (anti-idade intensivo).

A dica de skincare para iniciantes nesses tratamentos é não combinar os ativos por conta própria, somente com recomendação médica. Cada componente tem uma diferente reação e, ao ser misturado com moléculas não compatíveis, pode causar reações adversas, como vermelhidão e sensibilidade.

Com a Creamy, seu skincare é fácil e eficaz!

Viu como o skincare para iniciantes é fácil? Com a Creamy, todas as etapas podem ser ainda mais práticas. Conheça as fórmulas inteligentes para ter uma rotina de autocuidado eficiente com resultados surpreendentes!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento