Protetor solar no pescoço: confira a importância e os benefícios

Protetor solar no pescoço: confira a importância e os benefícios

atualizado em publicado em 23 de janeiro de 2023 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Além de maior órgão, a pele é a principal barreira física do corpo humano contra agentes externos. Por isso, é fundamental cuidar dela com uma rotina de skincare completa. Provavelmente, você já ouviu que a proteção solar é um dos passos indispensáveis nos cuidados com o rosto, certo? Contudo, você sabe a importância de usar protetor solar no pescoço?

Depois do rosto, o pescoço é uma das primeiras áreas da pele a demonstrarem os sinais de envelhecimento, por estar constantemente exposto às agressões do meio externo. Para você ficar por dentro de tudo sobre o assunto, nós, do time da Creamy, desenvolvemos um guia exclusivo. Confira!

A importância do protetor solar no pescoço

Quando atinge diretamente a pele desprotegida, a radiação solar pode trazer diversos efeitos nocivos, como fotoenvelhecimento, fotossensibilização, queimaduras, vermelhidão, sensação de ardência e até câncer de pele.

O protetor solar diminui esses efeitos nocivos da radiação ultravioleta (UV) vinda dos raios solares, por meio de mecanismos de reflexão, absorção ou dispersão. As áreas mais expostas a eles, que precisam de atenção redobrada, costumam ser: rosto, pescoço, colo e mãos. 

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) indica o uso diário do filtro solar, na quantidade correta, independentemente de se você vai ou não se expor diretamente aos raios solares. Portanto, mesmo sem sair de casa, é preciso incluir o produto na rotina de cuidados com a pele.

O uso do protetor solar no pescoço e em outras áreas da pele, de maneira correta e constante, pode trazer resultados a longo prazo, como maior firmeza e elasticidade. Isso porque os raios solares são responsáveis por destruir as fibras de colágeno do organismo, responsáveis por esses aspectos. 

Benefícios de passar protetor solar no pescoço

Após conhecer a importância de passar protetor solar no pescoço, uma dúvida muito comum é: quais são os benefícios de aplicar o produto nessa área do nosso corpo? 

A primeira vantagem vem a curto prazo. Ao incluir o filtro solar na rotina diária, é possível perceber uma melhora na saúde cutânea, com um aspecto mais viçoso, além de evitar queimaduras solares.

A médio prazo, contamos com outros benefícios do uso constante do protetor solar no pescoço. Entre eles, estão: menor risco de desenvolver hiperpigmentações e pele mais uniforme.

Por último, a longo prazo, ao passar protetor solar para o pescoço, evitamos a destruição das fibras de colágeno e elastina, e reduzimos o risco de desenvolver câncer de pele.

Pode usar filtro solar de rosto no pescoço?

Para ter maior praticidade no dia a dia, buscamos uma rotina de cuidado com a pele mais rápida e eficiente. Então, será que o protetor solar para o rosto pode ser usado no pescoço?

A pele do pescoço possui características diferentes das demais regiões do corpo, como menor quantidade de fibras de colágeno e elastina, e menor quantidade de glândulas sebáceas. Consequentemente, essa área da pele fica mais ressecada.

No entanto, tanto protetores solares faciais quanto corporais podem ser usados no pescoço. Para isso, lembre-se de optar por um produto com fator de proteção solar (FPS), no mínimo, acima de 30.

Como passar protetor solar no pescoço?

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomenda passar uma colher de chá do protetor solar no pescoço, no rosto e na cabeça. Além da quantidade correta do produto, a uniformidade da aplicação e a frequência de reaplicação são essenciais para a proteção ideal.

O filtro solar deve ser aplicado todos os dias, incluindo os nublados. Para a proteção eficiente contra os raios solares, é preciso reaplicá-lo a cada 3h. Caso sua pele tenha entrado em contato com água, suor ou exposição solar prolongada, a reaplicação deve ocorrer a cada 2h.

Como incluir o filtro solar na rotina de cuidados com a pele?

Outra dúvida muito comum é: como usar o protetor solar na rotina de cuidados com a pele? Ele deve ser o último produto a ser utilizado no pescoço, ou seja, vem após a limpeza e hidratação da região. Caso utilize ácidos nesta área, é ainda mais necessário aplicá-lo antes de entrar em contato com os raios solares.

Conheça mais sobre a Creamy!

A Creamy nasceu da mente do Dr. Luiz Romancini, nosso médico especialista, pós-graduado em dermatologia. Com as fórmulas inteligentes e revolucionárias dos nossos produtos, você tem um skincare eficiente e completo. Basta escolher seus dermocosméticos favoritos e adicioná-los no carrinho de compras!

Após saber mais sobre protetor solar no pescoço, que tal ficar por dentro de outras dicas e recomendações de especialistas? Aqui no blog da Creamy, desenvolvemos os conteúdos exclusivos, com indicações e novidades para você incluir no dia a dia da sua rotina de skincare. Venha conferir!

Referências:

Ferreira, Rubens Rezende; MOISES, Júlia Karoliny Alves; FILGUEIRAS, Norma Condinho; MENDES, Andresa de Cássia Martini. A importância do uso do protetor solar para a saúde da pele. 2020.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento