Com certeza, você já ouviu falar em produtos que equilibram o pH da pele do rosto. Quando criamos uma rotina de skincare, muitos detalhes como esse podem nos deixar confusos. Afinal, o que significa pH e como isso influencia em nossa saúde cutânea?
De fato, devemos ter vários pontos de atenção ao utilizar produtos em nosso rosto. Contudo, é muito importante lembrar que o nosso corpo também faz a parte dele, com diversos mecanismos para nos manter saudáveis e radiantes. Quer entender como isso se conecta com o seu pH? Continue lendo!
Para entender o nosso pH, precisamos voltar a um conceito das nossas aulas de química. Isso porque o pH nada mais é que uma escala química que determina o nível de acidez ou alcalinidade de qualquer amostra.
Existem alguns aparelhos que podem fazer essa medição. Normalmente, são usados os chamados pHmetros, mas também é possível fazer testes de pH com as fitas-teste, tiras de papel com uma solução indicadora. Depois da medição, aparecem resultados de 0 a 14, sendo:
Só se pode medir o pH em soluções aquosas, ou seja, produtos oleosos ou aerossóis, por exemplo, não entram na classificação. Por outro lado, mesmo produtos sólidos podem ser avaliados, com uma amostra dissolvida em alguma solução aquosa.
Após toda essa explicação, pode até parecer estranho medir o pH da nossa pele. Porém, não só podemos detectá-lo, como ele pode dizer muito sobre a saúde da nossa pele e do nosso corpo de maneira geral.
Isso porque, como explicamos em outras publicações, a nossa pele reflete externamente os cuidados que tomamos com nosso corpo. Um exemplo muito comum é a acne, que pode surgir por questões genéticas, alimentação, hormônios e muitos outros fatores internos, controláveis ou não.
Dessa maneira, o pH da pele do rosto de uma pessoa saudável fica em torno de 5 e 5,5. Isso significa que nossa pele é levemente ácida, de forma a evitar a proliferação de bactérias e impedir que agentes alcalinos prejudiciais causem algum dano a nossa barreira cutânea.
A barreira cutânea, inclusive, tem grande influência no pH do rosto. Segundo o estudo “Função de Barreira da Pele e pH Cutâneo” (2016), quanto mais danificada está a barreira, menos equilibrado fica o nosso pH, que se torna mais alcalino.
Além de identificar que o nosso pH é influenciado pela saúde da nossa barreira cutânea, o mesmo estudo mencionado demonstra que as doenças de pele também podem ser um fator importante.
“Em uma doença como o eczema atópico, a barreira da pele é prejudicada, levando ao aumento da perda transepidérmica de água. Curiosamente, o pH da superfície, na dermatite atópica, é maior do que o normal”, demonstra o estudo.
Contudo, outro estudo mostra que diversos produtos cosméticos não fizeram nenhuma diferença significativa no pH da pele do rosto de diversas pessoas (“Estudo da variação do pH da pele humana exposta à formulação cosmética acrescida ou não das vitaminas A, E ou de ceramida, por metodologia não invasiva”, 2002).
Então, o que realmente causa um pH alto ou baixo na pele? A realidade é que dificilmente o pH dos cosméticos terá qualquer influência duradoura no pH da sua pele. Por outro lado, fatores como presença de doenças, sexo, idade e tipo de pele são importantes.
No entanto, isso não significa que fatores externos não têm nenhuma influência sobre qual é o pH da pele do rosto de uma pessoa. O ambiente em que você vive, o que você come e a sua rotina podem afetar diretamente a saúde da sua pele, que está ligada ao pH.
Quando falamos que não é provável que o pH de um produto tenha uma influência significativa na saúde da acidez da sua pele, isso não significa que o skincare não tenha nenhuma importância. O que acontece é que sua pele, quando está saudável, tem a capacidade de autorregular o pH.
O pH dos cosméticos tende a variar muito. Produtos com AHAs, por exemplo, têm um efeito de esfoliação química maior em pH mais baixo, em torno de 3,5 a 4,5. Hidratantes tendem a ter um pH mais próximo da pele, entre 4,5 e 5,5, enquanto sabonetes faciais tendem a ser alcalinos, com pH > 7,0.
Cada produto tem o pH ideal para funcionar. Usar um produto com pH diferente da nossa pele, só vai alterar o pH por algumas horas, pois nossas células conseguem manter o equilíbrio e retornar o pH ao seu normal.
No entanto, nem sempre estamos com a pele saudável. Como explicamos antes, doenças de pele podem afetar o pH. Quando isso acontece, tratamentos medicamentosos e o uso de produtos cosméticos apropriados podem ajudar a condição.
Além disso, a hidratação é outro fator de suma importância para manter a acidez da pele regulada. Portanto, sempre tenha um hidratante poderoso em sua rotina de skincare para ajudar na manutenção do pH da pele do rosto. Os cuidados diários têm um papel fundamental em nossa saúde cutânea.
Aqui, na Creamy, temos produtos que ajudam todos os tipos de pele a ficarem ainda mais radiantes e bonitos. Conheça nosso catálogo e crie sua rotina para descobrir como o skincare pode revolucionar a sua autoestima!
REFERÊNCIAS
LEONARDI, Gislaine Ricci; GASPAR, Lorena Rigo; CAMPOS, Patrícia M. B. G. Maia. Estudo da variação do pH da pele humana exposta à formulação cosmética acrescida ou não das vitaminas A, E ou de ceramida, por metodologia não invasiva. 2002.
ALI, Saba M.; YOSIPOVITCH, Gil. Skin pH: From Basic Science to Basic Skin Care. 2013.
MELO, Maísa Oliveira de; CAMPOS, Patrícia MBG Maia. Função de Barreira da Pele e pH Cutâneo. 2016.
Hoje é um dia histórico para nós, a Creamy completa cinco anos de trajetória, temos…
A Vitamina C mais moderna do mercado acabou de chegar para ampliar o portfólio de…
Hoje inauguramos mais uma coluna aqui no nosso blog: o produto queridinho do mês💙 Neste…
Quem aí já teve que lidar com o ressecamento na boca? Isso acontece porque ela…
A pele nada mais é do que um reflexo do tempo, das emoções e dos…
Nos últimos dias presenciamos uma série de lançamentos. Por aqui, os nossos Lip Balms linha…