Peptídeos: o que são e por que são importantes para a saúde da pele?

Peptídeos: o que são e por que são importantes para a saúde da pele?

atualizado em publicado em 21 de novembro de 2022 nenhum comentário ATIVOS
Tempo de leitura: 6 minutos

Dermatologistas e pesquisadores estão sempre em busca de substâncias que revolucionem as rotinas de skincare e possibilitem benefícios para o rosto. É o caso da chegada dos peptídeos nas fórmulas de cosméticos, que mudou o universo dos cuidados com o rosto.

Os peptídeos são estudados há muitos anos e são importantes não só para a indústria cosmética, mas também para qualquer setor bioquímico. Eles trazem benefícios tanto para o organismo quanto para a pele. Entenda melhor esse assunto com este artigo. Confira!

O que são peptídeos?

Para começar, o que é peptídeo? É uma molécula formada por dois ou mais aminoácidos unidos por ligações chamadas peptídicas. Os aminoácidos compõem as proteínas do nosso corpo, são essenciais para o bom funcionamento do organismo e exercem diversos papéis fundamentais.

“As diferentes combinações de aminoácidos são responsáveis pela estrutura única dos peptídeos ou das proteínas, e esta estrutura física é a chave para entender a ação dessas moléculas”, explica Marília Tamaki, Analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Creamy.

Peptídeos são proteínas?

Então, peptídeo é proteína? Não exatamente, a principal diferença entre eles está no tamanho e na estrutura. As proteínas são combinações de peptídeos, que normalmente acontecem na presença de mais de 70 aminoácidos.

Quais são os benefícios dos produtos com peptídeos?

Os peptídeos bioativos regulam a função das células da pele e são muito utilizados em produtos contra rugas e linhas de expressão, pois mantêm a hidratação e aumentam a produção de colágeno. Eles também equilibram a produção de melanina. 

Produtos com peptídeos na fórmula repõem nutrientes e proteínas perdidas enquanto auxiliam a barreira da pele. Além disso, eles melhoram a elasticidade, proporcionam firmeza e contribuem para a prevenção das rugas. Também regulam a produção de sebo e protegem a pele contra agentes externos.

Tipos de peptídeos

Segundo Marília Tamaki, nos cosméticos, existem quatro tipos de peptídeos, classificados de acordo com a função. A profissional ainda completa que eles podem apresentar características mistas dentro das divisões.

Por isso, eles são ingredientes extremamente versáteis e eficazes no skincare, como o Matrixyl®, por exemplo, que estimula a matriz extracelular, deixando a pele mais firme e hidratada. 

Peptídeo sinalizador

O peptídeo sinalizador é responsável por estimular certas atividades diretamente nas células, como por exemplo, peptídeos que estimulam os fibroblastos a produzirem colágeno, elastina e outras proteínas essenciais para a pele, proporcionando firmeza e diminuindo rugas.

Peptídeo carreador

Já o peptídeo carreador facilita a entrega de substâncias e ativos essenciais para o funcionamento das células, como o cobre e o manganês. Estes minerais estão envolvidos em processos enzimáticos e na cicatrização de feridas.

Peptídeo inibidor de neurotransmissores

O peptídeo inibidor de neurotransmissores atenua a contração muscular e, com isso, diminui linhas finas, rugas e outras linhas de expressão. Assim, ele atua com um “efeito botox”. 

Peptídeo inibidor de enzimas

O peptídeo inibidor de enzimas atua impedindo proteínas que aceleram reações metabólicas das células. Um exemplo disso é a enzima metaloproteinase, que é responsável pela degradação de colágeno na pele. Inibindo essa enzima, nós prevenimos a perda de colágeno e a flacidez da pele, inerente ao processo de envelhecimento.

Usando produtos com peptídeos

Produtos como o Sérum Anti-Aging, por exemplo, tem o Matrixyl Synthe’6® entre os principais ativos. É um peptídeo que uniformiza o relevo da pele e estimula a produção das proteínas de sustentação dela.

Já o novo Peptide Cream da Creamy é uma fórmula totalmente inovadora composta por 10 diferentes peptídeos (dentre eles os famosos Matrixyl® 3000 e Matrixyl® Synthe’6®), além de uma combinação exclusiva da Creamy, o Creamy Peptide Complex. 

Esse complexo estimula o metabolismo da pele desde a profundidade até as camadas mais superficiais. Na superfície, vemos uma melhora na uniformidade do tom, textura e hidratação, enquanto os peptídeos estimulam as células da derme, a camada mais profunda da pele, a produzir colágeno e proteínas de sustentação.

Ele confere firmeza e melhora na aparência das rugas. É um tratamento completo que atinge todas as camadas da pele, e atua tanto na correção de sinais existentes, como na prevenção de manchas e flacidez causadas pela idade. 

Benefício extra 

Neste produto da Creamy, também há Acetil-glucosamina ultraconcentrada, uma molécula que estimula a síntese do ácido hialurônico, possui efeito tensor superficial e regula a renovação celular. Com isso, ela proporciona uma pele mais firme, profundamente hidratada e, consequentemente, mais viçosa.

Exemplos de peptídeos 

Separamos alguns exemplos de peptídeos mais conhecidos para você entender na prática alguns benefícios que eles trazem para o organismo. Vale lembrar que eles são produzidos naturalmente pelo corpo. 

Ocitocina

A ocitocina é um peptídeo e, ao mesmo tempo, um hormônio. Chamada de “hormônio do amor”, ela é conhecida por proporcionar a sensação de empatia e afeto. Outras características ligadas a ela são: indução de sono e bem-estar, potencialização do prazer e melhora de interações sociais.

Ela também é conhecida como o “hormônio da felicidade”, por diminuir a ansiedade e o estresse. Além disso, os níveis de ocitocina aumentam no corpo da mãe durante o trabalho de parto para estimular contrações uterinas e facilitar a passagem do bebê.

Encefalina

A encefalina é composta por apenas cinco aminoácidos, essa molécula é parte fundamental do que chamamos de “antagonistas da dor”. Ela é encontrada no sistema nervoso central e no trato gastrointestinal. 

Ela se destaca pela função parecida com a dos opioides: aliviar dores e desconfortos. Além disso, este tipo de hormônio é usado em tratamentos antidiarreicos.

Insulina

A insulina é um dos polipeptídeos mais famosos e é parte essencial do funcionamento do organismo humano. Com ela, conseguimos transformar em energia a glicose presente em diversos alimentos que consumimos. 

Ela é especialmente utilizada na manutenção da diabetes, para a regulação dos níveis de glicose no sangue. A doença acontece devido à incapacidade do corpo de usar este hormônio corretamente.

Adicione peptídeos na sua rotina com a Creamy!

Diversos produtos da Creamy contam com peptídeos em fórmulas inteligentes. Cuide da sua pele e deixe-a ainda mais bonita com uma rotina de skincare prática, simples e completa.

REFERÊNCIAS

BARREIROS, André Luís Bacelar Silva; BARREIROS, Marizeth Libório. Peptídeos e proteínas. 

GOZZANI, Judymara Lauzi. Opióides e Antagonistas. 1994.

Schagen, S.K. Topical Peptide Treatments with Effective Anti-Aging Results. Cosmetics 2017, 4, 16.

Husein el Hadmed, H. and Castillo, R.F. (2016), Cosmeceuticals: peptides, proteins, and growth factors. J Cosmet Dermatol, 15: 514-519.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento