Matrixyl®: descubra esse revolucionário ingrediente antienvelhecimento

Matrixyl®: descubra esse revolucionário ingrediente antienvelhecimento

atualizado em publicado em 28 de julho de 2022 nenhum comentário ATIVOS
Tempo de leitura: 4 minutos

Dermatologistas e pesquisadores ao redor do mundo estão constantemente buscando novos ingredientes e combinações para potencializar os cuidados com a pele. Foi assim que o Matrixyl® surgiu há mais de 20 anos, revolucionando o mercado de skincare.

Desde então, foram criados milhares de produtos com o ingrediente, premiado como o mais impactante da indústria cosmética dos últimos 25 anos. Entenda melhor como o Matrixyl® funciona e quais são os benefícios que ele pode trazer para a sua rotina de cuidados a seguir!

O que é o Matrixyl®?

O Matrixyl® foi criado pela renomada Sederma, uma das marcas de cuidados pessoais da Croda, que tem mais de 90 anos de experiência no mercado. Ele não é um só. Na verdade, é uma linha de ativos que promovem ação antienvelhecimento na pele. Atualmente, existem quatro tipos no mercado:

  • Matrixyl®;
  • Matrixyl 3000®;
  • Matrixyl Morphomics®;
  • Matrixyl Synthe’6®.

Cada um deles é um peptídeo específico, desenvolvido com diferentes finalidades, mas uma característica em comum. Todos mimetizam componentes que acionam as funções naturais de regeneração, firmeza e elasticidade da pele, promovendo produção potencializada de proteínas essenciais.

Matrixyl® 

O peptídeo original, com nome homônimo à linha, cuida de rugas profundas já existentes e previne que novas se formem. É o Matrixyl® mais simples para os cuidados faciais, pois oferece resultados únicos, agindo sobre o colágeno e a fibronectina dos famosos “pés de galinha”.

Matrixyl 3000®

Este é o peptídeo mais famoso de toda a linha. Ele age contra o envelhecimento da pele causado pelo tempo e o fotoenvelhecimento causado pelo sol. O ingrediente estimula a síntese de macromoléculas da matriz extracelular, deixando a pele mais firme, visivelmente diminuindo rugas e linhas finas ao redor dos olhos.

matrixyl interna1

Matrixyl Morphomics®

Linhas finas verticais são algumas das que mais deixam o rosto com uma aparência envelhecida e até entristecida. O Matrixyl Morphomics® foi desenvolvido para ajudar a minimizá-las, agindo especialmente nas rugas da testa, dos olhos e ao lado dos lábios (conhecidas popularmente como “bigode chinês”).

Matrixyl Synthe’6®

É comum assustar-se já com os primeiros sinais de envelhecimento e o aparecimento de linhas finas. Para atuar sobre os primeiros sinais de envelhecimento cutâneo, este é o peptídeo ideal para o início de cuidados anti-aging. O Matrixyl Synthe’6® atua na síntese de 3 tipos de colágeno, ácido hialurônico, fibronectina e laminina.

Características principais do ingrediente

Não é à toa que essa linha de ativos é tão especial. Todos os peptídeos dela são produzidos em laboratório, com pelo menos 78% de ingredientes de origem natural. Além disso, todos são dermatologicamente testados e tiveram resultados satisfatórios em questão de meses. 

“O Matrixyl® atua estimulando a síntese de componentes da matriz extracelular, que proporciona suporte e firmeza à pele”, explica Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em Dermatologia. Isso porque o ingrediente é um peptídeo que tem por característica principal ser uma espécie de mensageiro das células.

“Ele apresenta várias funções, sendo uma delas o estímulo de produção de determinadas proteínas, como colágeno ou elastina. Os peptídeos ligam-se a receptores presentes nas células, estimulando a síntese de macromoléculas”, aprofunda o especialista.

Reações com a pele e outros ingredientes

Da mesma maneira que há preocupação com a origem e os resultados de um ingrediente, é fundamental conhecer o efeito dele na rotina. Isso porque muitos produtos exigem ajustes no skincare, seja por conta de um ativo em específico, seja por precisarem de um cuidado com a pele extra.

Se essa é a sua preocupação, pode ficar tranquilo. O Matrixyl® é extremamente adaptável e não tem ação negativa em relação a nenhum outro ingrediente. A não ser que você já tenha hipersensibilidade ao ativo, o uso é liberado em qualquer rotina noturna ou diurna.

Isso vale até para produtos com ácidos e outros ingredientes mais reativos na fórmula. No entanto, é sempre importante lembrar que qualquer mudança na rotina de skincare deve ser previamente discutida com o dermatologista. Não comece nenhum tratamento sem indicação profissional.

Sérum Anti-aging da Creamy

Um ingrediente tão rico e eficaz no tratamento para envelhecimento cutâneo não poderia ficar de fora do catálogo da Creamy! Por isso, se você busca uma maneira de adicionar esse ativo em sua rotina, não deixe de conhecer o nosso Sérum Anti-aging.

Além do Matrixyl® 3000 na fórmula, o sérum conta com outros ingredientes ideais para deixar a pele viçosa e jovial por mais tempo. “Combinamos o Matrixyl® Synthe’6 com a acetil-glucosamina para hidratação e sinergia de síntese de colágeno”, conta Dr. Luiz.

Conheça os melhores ingredientes aqui, na Creamy!

A Creamy preza para você sempre estar por dentro das melhores informações sobre os cuidados com a pele e os ingredientes dos cosméticos. Fique ligado em nosso blog, nosso glossário e nossas redes sociais para saber ainda mais sobre o universo de skincare!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento