Saiba o que é reconstrução capilar e como fazer em casa

Saiba o que é reconstrução capilar e como fazer em casa

atualizado em publicado em 8 de março de 2024 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Quando o cabelo está com aspecto quebradiço e sem vitalidade, é hora de incluir a etapa de reparação no seu cronograma de cuidados com as madeixas. Afinal, o que é reconstrução capilar e por que ela é tão importante?

A Creamy ensina como fazer reconstrução capilar em casa! Você tem resultados como os dos tratamentos de salão e mantém os fios alinhados e lindos por mais tempo. Confira a seguir!

O que é reconstrução capilar?

Entender o que é reconstrução capilar é simples: trata-se da etapa de autocuidado que repõe as proteínas e a queratina dos fios, essenciais ao fortalecimento do cabelo. Quando essas estruturas são perdidas ou danificadas, é necessário tratá-las para manter a cutícula selada.

Esse tratamento para cabelo deve ser feito com moderação, pois o excesso de proteína também não é positivo e pode não apresentar evolução, ou até mesmo ter resultado oposto ao esperado. Portanto, não adianta ter pressa para recuperar a vitalidade dos fios; esse processo precisa ser feito adequadamente por meio de cuidados básicos no dia a dia.

Afinal, para que serve a reconstrução capilar? Se o cabelo está poroso, frágil, com pontas duplas, sem brilho e emborrachado, ela recupera os fios. Para manter os resultados, lembre-se de protegê-lo no dia a dia, usando outros produtos que reforcem a barreira externa.

Como fazer a reconstrução capilar?

Agora que você já sabe o que é reconstrução capilar, provavelmente está pensando nas formas de realizá-la. Como existe mais de um tipo de tratamento, a Creamy dá dicas que facilitam a execução de cada um para você ter resultados em pouco tempo.

Use máscaras de tratamento

As máscaras são as principais aliadas da reconstrução capilar. Esse é um dos produtos mais versáteis do autocuidado, já que pode ser aplicado em todos os tipos de cabelo.

Cada cosmético tem diferentes ativos que penetram no fio e estimulam a produção de queratina. Como as formulações variam, a textura, o aroma e o tempo de uso também têm particularidades. Independentemente do produto, a aplicação deve ser feita enluvando os fios para potencializar a penetrabilidade.

Para isso, utilize uma espátula de silicone ou plástico para depositar o produto do pote nas mãos, evitando a umidade na embalagem. Na sequência, aplique o creme na extensão dos fios, com exceção da raiz, em um movimento de vaivém, como se estivesse puxando uma corda.

o que é reconstrução capilar

Finalize com leave-in reconstrutor

O leave-in nem sempre é lembrado por quem procura saber o que é reconstrução capilar. Porém, esse produto tem uma funcionalidade complexa que melhora o cabelo em diferentes aspectos, sendo aplicado facilmente: com os cabelos limpos, sem enxágue e com ação rápida. 

Em algumas fórmulas, o leave-in ajuda não apenas a desembaraçar com delicadeza e alinhar os fios, mas também a reduzir o frizz, devolver o brilho, selar as cutículas e criar uma barreira protetora contra o calor. A proteção térmica precisa ser reforçada nessa etapa, pois o calor de chapinhas, secadores e modeladores danifica o cabelo e interfere no resultado da reconstrução. 

Aplique óleos naturais

Os óleos naturais são alternativas sustentáveis, de fácil aplicação e excelente custo-benefício para complementar a reconstrução. O ideal é que eles não sejam usados diariamente, pois o excesso pode dificultar a limpeza e alterar a textura do cabelo, que fica mais oleosa.

A dica é aplicar os óleos nas pontas, para enluvar o cabelo, nas seguintes situações: após o uso de fontes de calor; antes de entrar na piscina e no mar; e antes de dormir, para realizar uma umectação noturna. Esse procedimento necessita de pelo menos duas horas para ter efeito, portanto, costuma ser feito nos momentos de descanso. 

Complemente com outras etapas do cronograma capilar

Mais uma dica de como reconstruir o cabelo é a adoção do cronograma capilar. Cada pessoa pode ter um calendário de autocuidado diferente, pois ele é montado conforme as necessidades pessoais de tratamento dos fios. Em geral, a reparação é feita duas vezes ao mês. 

As demais etapas são as de hidratação e nutrição, que reforçam a estrutura do cabelo para que ele se mantenha forte e possa ser submetido a tinturas, alisamentos, modelagens e secagens regulares com o secador. Ao seguir todas corretamente, você tem efeitos prolongados. 

Saiba como cuidar do cabelo com as dicas da Creamy!

Já sabe o que é reconstrução capilar e quer continuar acompanhando as dicas sobre tratamentos para os cabelos? No Creamy Blog, você tem as informações necessárias para atualizar sua rotina de autocuidado das madeixas e da pele. Encontre todas as fórmulas inteligentes no site e surpreenda-se!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento