Você sabe o que é o PPD no protetor solar? Estamos tão acostumados com a rotina de skincare que já criamos que, muitas vezes, não reparamos nas informações presentes nos rótulos dos produtos. No entanto, vale muito a pena prestar uma atenção especial a elas, pois podem trazer questões bastante úteis.
Não costumamos notar, por exemplo, que os protetores solares não contam apenas com o FPS, que é o fator de proteção mais conhecido. Menos famoso, mas tão importante quanto, o PPD também merece sua atenção. Entenda melhor o tema com o conteúdo a seguir!
O primeiro passo para entender o que é o PPD no protetor solar é saber exatamente o que esse produto faz na pele. Afinal, se o sol é um dos principais pilares para a vida no planeta, por que nos proteger dele?
Isso acontece porque nem tudo que o sol emana é positivo para nós, especialmente em excesso. Dessa forma, cerca de cinco minutos diários sob os raios solares podem aumentar os níveis de vitamina D e trazer vários benefícios para a saúde, mas essa é a exposição máxima.
Isso porque os raios ultravioleta que o astro emite, chamados de UVA, UVB e UVC, podem ser bastante nocivos para a saúde da pele. Cada um deles traz um tipo de risco diferente:
Apesar disso, temos barreiras bastante eficazes contra todos esses tipos de radiação. A camada de ozônio filtra completamente os raios UVC e 90% dos raios UVB. Os outros 10% ficam por conta do nosso amado FPS. Já os raios UVA são o alvo de um protetor com PPD.
Se sua dúvida for o que significa o PPD no protetor solar, é hora de desvendá-la. A sigla se refere ao termo “Persistent Pigment Darkening”, que é o método utilizado para medir a proteção contra os raios UVA que um produto oferece.
Na maioria das vezes, inclusive, o PPD determina se um produto é um protetor solar ou um apenas um cosmético multifuncional com fator de proteção solar. A diferença é que, por legislação, todos os protetores devem apresentar a proteção UVA como ⅓ da proteção UVB, no mínimo. Portanto, se o produto tem FPS 30, a proteção UVA (ou PPD) deve ser no mínimo 10.
Por isso, é muito importante verificar se você está usando um protetor solar com PPD e FPS ou apenas um produto com proteção contra os raios UVB. Apenas um dos tipos de proteção não será suficiente para evitar todos os danos que o sol pode causar na pele.
Agora que você já sabe o que é PPD no protetor solar, é importante dar atenção ao modo de uso correto desse tipo de produto. Afinal, por mais que pareça simples, muitas pessoas sofrem as consequências dos danos solares por não aplicarem o protetor solar com PPD alto corretamente.
Você deve começar sua rotina de cuidados diurna assim que acordar. Para isso, utilize seus produtos normalmente, deixando o protetor solar por último. Aplique uma quantidade equivalente ao tamanho de uma moeda de um real e espalhe por todo o rosto. Se sentir que alguma parte está desprotegida, você pode aplicar mais.
Agora, vem uma dica muito importante sobre o FPS e o PPD no protetor solar: eles não duram o dia todo! Por isso, é importante reaplicar o produto a cada três horas ou menos, caso você se molhe ou sue. Se você gosta de usar maquiagem, nossa recomendação é experimentar um protetor solar com cor.
Muitas pessoas têm a dúvida sobre a necessidade de passar protetor solar de noite. A resposta é não! A não ser que vá se expor a fontes de iluminação ultravioleta durante esse período, você não precisa se preocupar com essa parte do skincare após o escurecer.
No entanto, para o produto não ficar na sua pele durante a noite, você deve retirá-lo completamente. Por isso, nunca deixe sua rotina de cuidados noturnos de lado: limpe e hidrate bem seu rosto antes de dormir. Também não se esqueça de aplicar o protetor assim que acordar no outro dia!
Agora que entende o que é PPD no protetor solar, você provavelmente já quer adicionar um bem potente na sua rotina. Você pode contar com nossos incríveis produtos de skincare! Aproveite!
Referências
American Cancer Society — Ultraviolet (UV) Radiation, 2022
US Food & Drug Administration — Ultraviolet (UV) Radiation, 2022
Hoje é um dia histórico para nós, a Creamy completa cinco anos de trajetória, temos…
A Vitamina C mais moderna do mercado acabou de chegar para ampliar o portfólio de…
Hoje inauguramos mais uma coluna aqui no nosso blog: o produto queridinho do mês💙 Neste…
Quem aí já teve que lidar com o ressecamento na boca? Isso acontece porque ela…
A pele nada mais é do que um reflexo do tempo, das emoções e dos…
Nos últimos dias presenciamos uma série de lançamentos. Por aqui, os nossos Lip Balms linha…
View Comments
Estou pesquisando sobre cuidados com a pele, principalmente do rosto, e diante a variedade de produtos, que muitos parecem fazer a mesma coisa, estou definindo um para limpeza, outro para hidratação, um pra tratamento (anti-envelhecimento e proteção a radicais livres) e, por fim, um pra proteção. Porém, é a primeira vez que leio a respeito dessa diferença de FPS e PPD.
Parabéns!
Obrigado pela colaboração.
Oi, Marcos!
Ficamos muito felizes com o seu feedback. Já conferiu o catálogo de produtos da Creamy? Temos opções para todos os tipos de pele e diferentes necessidades. Ficamos à disposição caso precise de alguma ajuda. 🥰