A niacinamida (também chamada de vitamina B3, nicotinamida ou ácido nicotínico) é uma vitamina hidrossolúvel presente em muitos alimentos, inclusive carnes, vegetais, legumes, cogumelos, castanhas, peixe e até no café! Ela é essencial para vários processos do metabolismo e é recomendado o consumo de em média 20 mg de niacinamida ao dia na alimentação.
A ação da niacinamida na pele é estudada há muito tempo. Ela é usada na dermatologia há mais de 50 anos e existem diversos artigos científicos abordando seus efeitos. Revisamos vários deles e trouxemos um resumo do que a comunidade científica vem falando.
Algumas propriedades da niacinamida:
“Não é por acaso que a niacinamida é um dos ingredientes mais populares em cosméticos. Pelo fato de ser uma vitamina, ela é segura e praticamente isenta de efeitos colaterais importantes, e tem benefícios que se confirmam estudo após estudo. Com o passar do tempo, novas propriedades vêm sendo descobertas sobre essa molécula maravilhosa”, destaca o médico Luiz Romancini.
Sim!
O ativo aumenta a produção de colágeno e de outras proteínas que dão sustentação à pele, resultando em uniformidade e rugas suavizadas.
Ou seja: após o uso adequado e contínuo, há melhora dos sinais de envelhecimento cutâneo.
Outro desses sinais é a coloração amarelada, causada pela glicação (uma reação entre proteínas e açúcar), revertida com o uso da substância.
Além disso, a niacinamida estimula a produção natural de ceramidas e ácidos graxos livres, conferindo um poder hidratante e reparador da barreira da pele.
Todos esses resultados são possiveis devido às propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e clareadoras da niacinamida.
Muito!
Além de ser uma vitamina e praticamente não apresentar efeitos colaterais, a niacinamida auxilia na prevenção e no tratamento de diversas patologias.
Ela se mostrou eficaz contra doenças de pele, só pra citar algumas: queratose actínica, melasma, dermatite atópica, psoríase e rosácea.
Sua ação cicatrizante repara não só a barreira, mas também o DNA da pele! Foi comprovado que a niacinamida ajuda a consertar o estrago feito pelo sol.
O ativo também promove redução da acne, tanto por regular a produção de sebo, quanto pela ação antibacteriana contra o P. acnes, a bactéria causadora da acne.
Não, praticamente todo mundo pode usar.
O ideal é consultar o seu dermatologista previamente.
A vitamina aparece como um dos principais ingredientes que compõem o Creamy Glicólico. Clique aqui para conhecer o produto.
REFERÊNCIAS
NIACINAMIDA E DERMATOLOGIA, LUCAS PORTILHO, HERMANO PACHECO, Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research – BJSCR, Vol.15,n.3,pp.123-129 (Jun – Ago 2016)
Nicotinamide: Mechanism of action and indications in dermatology, Bains, et al, Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology | Volume 84 | Issue 2 | March-April 2018 237
Nicotinamide in dermatology, E. Forbat et al. Clinical and Experimental Dermatology (2017) 42, pp137–144
Nicotinamide for skin cancer chemoprevention, Diona L Damian, Australasian Journal of Dermatology (2017) 58, 174–180
Hoje é um dia histórico para nós, a Creamy completa cinco anos de trajetória, temos…
A Vitamina C mais moderna do mercado acabou de chegar para ampliar o portfólio de…
Hoje inauguramos mais uma coluna aqui no nosso blog: o produto queridinho do mês💙 Neste…
Quem aí já teve que lidar com o ressecamento na boca? Isso acontece porque ela…
A pele nada mais é do que um reflexo do tempo, das emoções e dos…
Nos últimos dias presenciamos uma série de lançamentos. Por aqui, os nossos Lip Balms linha…