Niacinamida: conheça a vitamina que rejuvenesce a pele

Niacinamida: conheça a vitamina que rejuvenesce a pele

atualizado em publicado em 21 de novembro de 2019 nenhum comentário ATIVOS
Tempo de leitura: 2 minutos

A niacinamida (também chamada de vitamina B3, nicotinamida ou ácido nicotínico) é uma vitamina hidrossolúvel presente em muitos alimentos, inclusive carnes, vegetais, legumes, cogumelos, castanhas, peixe e até no café! Ela é essencial para vários processos do metabolismo e é recomendado o consumo de em média 20 mg de niacinamida ao dia na alimentação.

Qual é a função da niacinamida na pele?

A ação da niacinamida na pele é estudada há muito tempo. Ela é usada na dermatologia há mais de 50 anos e existem diversos artigos científicos abordando seus efeitos. Revisamos vários deles e trouxemos um resumo do que a comunidade científica vem falando.

Algumas propriedades da niacinamida:

  • Anti-aging
  • Anti-acne
  • Seborreguladora
  • Clareadora
  • Anti-inflamatória
  • Anti-vermelhidão
  • Hidratante
  • Cicatrizante

“Não é por acaso que a niacinamida é um dos ingredientes mais populares em cosméticos. Pelo fato de ser uma vitamina, ela é segura e praticamente isenta de efeitos colaterais importantes, e tem benefícios que se confirmam estudo após estudo. Com o passar do tempo, novas propriedades vêm sendo descobertas sobre essa molécula maravilhosa”, destaca o médico Luiz Romancini.

Melhora mesmo a textura da pele?

Sim!

O ativo aumenta a produção de colágeno e de outras proteínas que dão sustentação à pele, resultando em uniformidade e rugas suavizadas.

Ou seja: após o uso adequado e contínuo, há melhora dos sinais de envelhecimento cutâneo.

Outro desses sinais é a coloração amarelada, causada pela glicação (uma reação entre proteínas e açúcar), revertida com o uso da substância.

Além disso, a niacinamida estimula a produção natural de ceramidas e ácidos graxos livres, conferindo um poder hidratante e reparador da barreira da pele.

Todos esses resultados são possiveis devido às propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e clareadoras da niacinamida.

É saudável?

Muito!

Além de ser uma vitamina e praticamente não apresentar efeitos colaterais, a niacinamida auxilia na prevenção e no tratamento de diversas patologias.

Ela se mostrou eficaz contra doenças de pele, só pra citar algumas: queratose actínica, melasma, dermatite atópica, psoríase e rosácea.

Sua ação cicatrizante repara não só a barreira, mas também o DNA da pele! Foi comprovado que a niacinamida ajuda a consertar o estrago feito pelo sol.

O ativo também promove redução da acne, tanto por regular a produção de sebo, quanto pela ação antibacteriana contra o P. acnes, a bactéria causadora da acne.

Há alguma contraindicação?

Não, praticamente todo mundo pode usar.

O ideal é consultar o seu dermatologista previamente.

Como a Creamy usa a niacinamida?

A vitamina aparece como um dos principais ingredientes que compõem o Creamy Glicólico. Clique aqui para conhecer o produto.

REFERÊNCIAS

NIACINAMIDA E DERMATOLOGIA, LUCAS PORTILHO, HERMANO PACHECO, Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research – BJSCR, Vol.15,n.3,pp.123-129 (Jun – Ago 2016)

Nicotinamide: Mechanism of action and indications in dermatology, Bains, et al, Indian Journal of Dermatology, Venereology and Leprology | Volume 84 | Issue 2 | March-April 2018 237

Nicotinamide in dermatology, E. Forbat et al. Clinical and Experimental Dermatology (2017) 42, pp137–144

Nicotinamide for skin cancer chemoprevention, Diona L Damian, Australasian Journal of Dermatology (2017) 58, 174–180

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Jess Carvalho

Jess Carvalho

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento