Menopausa causa manchas na pele? Confira como preveni-las e tratá-las

Menopausa causa manchas na pele? Confira como preveni-las e tratá-las

atualizado em publicado em 2 de maio de 2023 nenhum comentário ATIVOS
Tempo de leitura: 4 minutos

Com o passar dos anos, é possível notar algumas mudanças no rosto e no corpo. Já percebeu sinais disso? Uma das dúvidas mais comuns sobre essas alterações é se a menopausa causa manchas na pele.

A partir da última menstruação, já é possível notar alterações hormonais no organismo que podem afetar a pele do rosto. Por isso, para você entender se a menopausa causa manchas na pele e quais são os cuidados essenciais para manter o rosto cheio de vida, preparamos um conteúdo exclusivo!

Quais mudanças ocorrem a partir da menopausa?

A menopausa é uma mudança natural que ocorre em todas as mulheres quando não há mais o fluxo de menstruação. É possível notar os sintomas dela a partir do último período menstrual, como calor, irritabilidade, depressão, suores noturnos e a diminuição na produção de alguns hormônios.

De acordo com o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia e criador das fórmulas da Creamy, “as manchas que aparecem na pele no período de menopausa podem ter várias causas. Porém, podemos destacar duas principais: o acúmulo da exposição solar e a mudança na produção de hormônios.”

“Como a menopausa ocorre em um período da vida em que a pessoa já teve bastante exposição solar e como danos solares são cumulativos, manchas relacionadas a esse acúmulo de exposição ao sol podem se tornar mais aparentes, as também chamadas de manchas senis”.

“Adicionalmente, a menopausa altera a produção de hormônios, diminuindo os níveis de estrogênio e progesterona. Esta mudança e a terapia de reposição hormonal são fatores para o aparecimento de manchas na pele, como o melasma durante a menopausa”, completou o Dr. Luiz.

Hormônios estão envolvidos no aparecimento de manchas na pele

Os hormônios mais importantes relacionados ao surgimento de manchas na pele são o MSH (hormônio estimulador de melanócitos), a progesterona e o estrogênio, que também podem aumentar a produção de melanina. Por isso, pessoas em reposição hormonal devido à menopausa, uso contínuo de anticoncepcionais ou gravidez podem apresentar melasma no rosto.

Como tratar manchas na menopausa?

A menopausa causa manchas na pele em alguns casos, mas existem tratamentos que podem ajudar a diminuir essas alterações no rosto. Primeiro, é necessário consultar um dermatologista para entender a causa das manchas e seguir com o tratamento mais adequado.

Alguns dermocosméticos podem auxiliar na diminuição de hiperpigmentações. Contudo, para uma ação mais efetiva, é possível usar medicamentos ou tratamentos para pele na menopausa, como laser.

Rosto com manchas e textura irregular

Produtos Creamy são excelentes aliados!

De acordo com o Dr. Luiz, “entre os produtos da Creamy adequados para os cuidados na menopausa, estão: Ácido Glicólico, Ácido Mandélico, Ácido Lático, Ácido Tranexâmico, Retinol, Vitamina C, Anti-Aging Peptide Cream e protetor solar”.

Ácidos Glicólico, Mandélico, Lático e Tranexâmico

“Os ácidos glicólico, mandélico e lático aceleram a renovação celular, que melhora a textura e o tom da pele. A niacinamida presente no Ácido Glicólico, Ácido Lático e Ácido Tranexâmico também inibe a transferência de melanina para as camadas mais superficiais da pele”.

“O alfa-arbutin presente no Ácido Mandélico e no Ácido Tranexâmico inibe a tirosinase, enzima envolvida na produção de melanina. Já o ácido tranexâmico apresenta uma ação diferente: ele atua na inibição da plasmina, uma substância envolvida em uma via de produção de melanina nas células da pele”, completou o Dr. Luiz.

Retinol e Vitamina C

O retinol também estimula a renovação celular, inibe a tirosinase e impede a transferência de melanina. Já a Vitamina C atua na diminuição de produção de melanina, ao mesmo tempo em que combate radicais livres.

Anti-Aging Peptide Cream

“O Anti-Aging Peptide Cream também pode auxiliar no combate às manchas, devido à alta concentração de acetilglucosamina, um precursor de ácido hialurônico que também inibe a tirosinase”, disse o Dr. Luiz.

Protetor Solar Watery Lotion

O produto que mais ajuda no combate às manchas é o protetor solar, porque a exposição à radiação solar é o principal estímulo para o aumento da produção de melanina na pele. O filtro solar da Creamy ainda conta com Hypskin, um ativo extraído de algas que contribui para a uniformização do tom da pele madura.

Cuidados extras que não podem faltar!

Além de optar pelos produtos Creamy para ajudar durante o período da menopausa, alguns cuidados extras são interessantes nesta etapa da vida. O primeiro é tratar a barreira cutânea, para a pele não ficar irritada (a inflamação na pele pode levar à hiperpigmentação cutânea).

Também é preciso usar sabonetes gentis e suaves, utilizar o protetor solar diariamente, reaplicando a cada 2h, e optar por tratamentos com diferentes mecanismos de inibição da produção excessiva de melanina.

O melhor skincare está na Creamy!

Após saber se a menopausa causa manchas na pele, opte por tratar as alterações no rosto com os produtos da Creamy. Há diferentes opções para ajudar na sua rotina de skincare diária. Escolha suas preferidas e adicione no carrinho de compras!

Produtos Creamy.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento