Melhor tratamento para melasma: confira como atenuar as manchas

Melhor tratamento para melasma: confira como atenuar as manchas

atualizado em publicado em 18 de agosto de 2022 42 comentários CIÊNCIA
Tempo de leitura: 5 minutos

Provavelmente, você já ouviu falar em melasma. Bastante comum, a doença causa as famosas “manchas de gravidez” no rosto ou em outras regiões do corpo. Algumas áreas ganham uma tonalidade marrom-acastanhada e esteticamente incômoda. Então, qual é o melhor tratamento para melasma?

Para entender por que ele acontece, qual é o melhor tratamento para melasma e como prevenir as manchinhas, confira as informações que a Creamy separou para você. Vamos lá?

Primeiro, o que é melasma?

O melasma é caracterizado pelo surgimento de manchas escuras, geralmente de coloração marrom-acastanhada na pele. Ele costuma aparecer na face — principalmente nas bochechas, na testa, no nariz e no buço.

Porém, ele também pode, raramente, surgir em outras áreas do corpo, como colo, pescoço, braços, pernas e costas. Essas manchas possuem tom amarronzado e costumam ser simétricas.   

Apesar de ser mais comum em mulheres, grande parte delas em idade fértil, o distúrbio de pigmentação pode acometer os homens. Antes de descobrir qual é o melhor tratamento para melasma, é importante saber que ele pode se manifestar de três formas:

  • melasma epidérmico: ocorre na epiderme, primeira camada da pele, sendo mais fácil de tratar;
  • melasma dérmico: atinge a derme, camada mais profunda da pele, provocando manchas difíceis de tratar;
  • melasma misto: afeta tanto a epiderme quanto a derme. 

Por que o melasma aparece?

O mecanismo de formação da doença não é totalmente compreendido. De acordo com o estudo “Fisiopatologia do melasma”¹, os fatores que contribuem para o aparecimento são: exposição aos raios UV sem proteção, fototipos altos (peles mais escuras), predisposição genética, aplicação de cosméticos não adequados, problemas na tireoide e uso de certos medicamentos. 

Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia, explica que “o problema surge devido ao aumento da atividade de melanócitos (as células que produzem melanina, o pigmento da pele). Como consequência, ocorre um acréscimo do pigmento nos queratinócitos (células que formam a epiderme), o que provoca as manchas nas áreas afetadas”. 

“Recentemente, outros fatores que causam piora dessas hiperpigmentações foram identificados como: uso de anticoncepcionais, exposição ao calor, exposição solar (mesmo em outras áreas do corpo não acometidas pelo melasma), radiação infravermelha e poluição”, completa o especialista. 

Já foi demonstrado que os melanócitos são estimulados por estrógeno e progesterona (hormônios femininos), o que explica por que o melasma no rosto e no corpo piora especialmente no terceiro trimestre da gestação. Metade dos casos da doença podem ser atribuídos a causas hormonais (gravidez ou uso de anticoncepcionais orais).

“Alguns casos de melasma podem até desaparecer completamente após o parto, e o curso é caracterizado por períodos de exacerbação e remissão espontânea”, explica Romancini. 

Afinal, melasma tem cura? 

Melasma tem cura? Essa é uma dúvida bastante comum. Infelizmente, não existe uma resolução definitiva para o quadro. Porém, ao apostar em um tratamento eficaz para melasma, é possível controlar e clarear as manchas, além de prevenir nova hiperpigmentação na pele. 

Tratamento para melasma 

“A doença é caracterizada por períodos de melhora e de piora, variando principalmente de acordo com produtos cosméticos ou medicamentos usados e com a estação do ano”, explica Romancini. 

O médico ainda diz que “no tratamento do melasma, a recorrência é a regra: quase 100% dos pacientes sofrem algum tipo de rebote após um período de melhora da doença”.

Apesar de ser frustrante para quem sofre da doença, é importante entender que esse fenômeno é normal e esperado, e que o dermatologista está preparado para lidar com essa situação e recomendar o melhor tratamento para melasma. 

É uma doença que requer paciência e tratamento contínuo. Mesmo durante as fases de melhora ou piora, você não deve abandonar seu tratamento e, em hipótese alguma, abrir mão da proteção solar. 

Quais produtos utilizar?

Contudo, ácidos e despigmentantes associados à fotoproteção continuam sendo os melhores produtos para melasma. “Cosméticos com ativos como niacinamida, ácido glicólico, ácido mandélico, ácido lático, alfa-arbutin, ácido tranexâmico, ácido kójico e vitamina C são ótimos aliados para ajudar no tratamento e na manutenção dos resultados”, conta Dr. Luiz Romancini.

Além disso, é preciso tomar medidas rigorosas de proteção contra o sol e luz visível. “Em outras palavras: é essencial usar protetor solar em TODOS os ambientes, o tempo todo”.

Creamy para melasma

A Creamy traz produtos para compor o melhor tratamento para melasma: Ácido Tranexâmico (verdinho) e Ácido Mandélico (rosinha). Além disso, há outros ativos encontrados nos Creamys com atividade importante sobre manchas, como a niacinamida, o alfa-arbutin e os derivados da Vitamina C.  

O ácido tranexâmico inibe a melanogênese por outra via, evitando a conversão do plasminogênio em plasmina. Isso ajuda a clarear a pele e tem um efeito vasoprotetor que previne os incômodos vasinhos que podem aparecer devido ao uso de outros ácidos.

A segunda opção, dependendo das necessidades de sua pele, pode ser o melhor ácido para melasma, já que traz ácido mandélico, alfa-arbutin e alantoína: combate a oleosidade, clareia e hidrata. 

Dr. Romancini explica que “a niacinamida, por sua vez, impede que a melanina já produzida seja distribuída para as células adjacentes. Sendo assim, a ação dos diferentes ativos clareadores de Creamy são sinérgicas e complementares, inibindo a formação de manchas por três vias diferentes”. 

Então, qual é o melhor tratamento para melasma? Tanto o tranexâmico quanto o mandélico são ótimos para amenizar as manchinhas e, utilizados na mesma rotina de skincare, podem apresentar melhores efeitos do que isolados. 

Tratamento com hidroquinona e ácido retinóico

Medicamentos consagrados pela literatura médica incluem principalmente a hidroquinona e o ácido retinóico como ingredientes. Ambos possuem grande potencial irritativo e devem ser utilizados sob supervisão de um dermatologista por um período limitado.

“O uso dos medicamentos contendo tretinoína (ácido retinóico) e hidroquinona não são indicados para todos os tipos de pele, e a forma de uso deve ser individualizada por se tratarem de medicamentos altamente irritantes, que podem causar uma piora irreversível das manchas se forem usados de maneira incorreta”, explica Dr. Luiz. 

Conte com a Creamy!

Deu para perceber que o melhor tratamento para melasma é aquele que é feito regularmente e com muita dedicação, não é mesmo? Com a Creamy, você consegue cuidar da sua pele com fórmulas inteligentes que vão deixá-la mais saudável, uniforme e hidratada. Para isso, confira nosso site e aproveite as promoções! 

REFERÊNCIAS

¹ MIOT, Luciane. MIOT, Hélio. SILVA, Márcia. MARQUES, Mariângela. FISIOLOGIA DO MELASMA. 2009.

Artigo original de Carolinne Moraes

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

42 Comentários

Avatar for Aline Gomes
Aline Gomes 30/03/2021

Texto perfeito. Muiro bem elaborado e bem explicativo… 🙌🏼😘

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 31/03/2021

Oi, Aline!
Agradecemos o seu feedback. 🤩
Esperamos que continue acompanhando os nossos conteúdos por aqui. 🧡

Avatar for Teresa Cristina dos Santos
Teresa Cristina dos Santos 04/04/2021

Vou experimentar os produtos. Amei a resenha.

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 05/04/2021

Oi, Teresa, tudo bem?
Agradecemos o seu comentário! 😍
Temos certeza que você irá amar os produtinhos da Creamy.
Ficamos à disposição!

Avatar for Valéria Souza
Valéria Souza 09/04/2021

Comprei o verdinho, o rosinha e a vitamina C. Estou perdida em como usar, se posso usar um depois do outro, enfim… Tenho manchas de melasma que adquiri na gravidez e resolvi testar o produto.

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 12/04/2021

Oi, Valéria!
Arrasou na escolha dos seus Creamys!
Vamos lá: a Vitamina C (laranjinha) potencializa a proteção contra os radicais livres, por isso recomendamos usá-la sempre pela manhã, antes do protetor solar e após a limpeza da pele. O verdinho vai bem tanto na rotina diurna, quanto noturna – depois da higienização da pele e antes de qualquer outro Creamy. Já o rosinha – assim como o Glicólico e Lático – deve ser aplicado somente à noite.
Que tal usar a Vitamina C pela manhã, e os dois ácidos (verdinho + rosinha) de noite? É sucesso garantido. 😍

Avatar for Raquel
Raquel 14/04/2021

Mas como passar os dois à noite? Digo, passo um hidratante, depois o rosa e depois o verdinho? Ou melhor o verde primeiro e passar o rosa só quando efetivamente for dormir e apagar a luz? Não sei qual a melhor ordem e nem quanto tempo esperar pra passar um ou outro.

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 15/04/2021

Oi, Raquel!
Por ser uma solução aquosa/líquida, o verdinho vem antes do rosinha, como segundo passo da sua rotina de skincare, logo depois da limpeza da pele.
Em seguida, você pode passar o hidratante de sua preferência, mas essa etapa é opcional, tá? O rosinha já tem propriedades hidratantes.
Após a higienização ou hidratação, aguarde 20 minutos e – com a pele bem sequinha – aplique o Mandélico. Prontinho! 💟
Repita o processo de acordo com a tolerância da sua pele – todas as noites ou em noites alternadas. 😽

Avatar for Raquel
Raquel 24/04/2021

Muito obrigada! Os meus chegaram hoje!

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 25/04/2021

Oba❣️

Avatar for Paula
Paula 14/04/2021

Oi Carol Moraes,

Também iniciei o meu tratamento noturno contra melasma e acne com o verdinho e o rosinha. Tenho certeza que vai ser sucesso! Obrigada pela dica. Beijos 😘

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 15/04/2021

Oi, Paula! ✨
Essa duplinha é maravilhosa para combater as manchinhas e a acne.
Pode confiar: sua pele vai ficar mais uniforme, luminosa e saudável.
Conte com a gente sempre que precisar! 😽😻

Avatar for Michelle
Michelle 17/04/2021

Oi comprei o verdinho para manchas,
Minha dúvida está que ele é aguado.
É assim mesmo?

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 18/04/2021

Oi, Michelle!
Não se preocupe, a textura do verdinho é assim mesmo. 💚
Ele é o produto mais aquoso/líquido da Creamy.

Avatar for Elaine Beniz
Elaine Beniz 18/04/2021

Olá,
Tenho 42 anos, pele seca e com melasma.
Vou comprar o ‘verdinho’ para melasma e fiquei em duvida qual outro produto posso adquirir que combine com pele madura e seca.
Quais seriam as indicações para minha pele????

Obrigada!!

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 19/04/2021

Olá, Elaine!
O verdinho vai te ajudar bastante no tratamento do melasma. 💚
A pele madura precisa de mais hidratação, regeneração celular e reposição de proteínas. Se a sua pele tolera bem o uso de ácidos, a dica é o Ácido Glicólico, simplesmente perfeito para hidratar e prevenir os sinais do envelhecimento cutâneo. 💙
Para garantir resultados ainda melhores nos cuidados com a pele madura, recomendamos também o Creamy laranjinha, que atua no combate dos radicais livres, melhorando a firmeza, elasticidade e o viço. Sucesso garantido, viu? 🧡

Avatar for Daniela Oliveira
Daniela Oliveira 01/05/2021

Olá, estou precisando de ajuda.
Tenho 33 anos, melasma na região da testa, manchas de acne e poros dilatados. Suspeito que tenho uma rosácea leve.
Comprei o amarelo, azul, rosa e o da tampinha verde. Posso usar todos ao mesmo tempo?
Qual a ordem?
Obrigada 😊

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 03/05/2021

Oi, Daniela!
Você pode usar todos os Creamys na sua rotina de skincare, mas são necessários alguns cuidados essenciais. Os ácidos Mandélico (rosinha), Lático (amarelinho) e Glicólico (azulzinho) devem ser aplicados separados, somente à noite. A dica é intercalar o uso deles, de acordo com a tolerância da sua pele.
Já o Tranexâmico (verdinho) pode ser aplicado tanto de dia, antes do antioxidante ou filtro solar, quanto à noite, antes de outro Creamy. 🥰

Avatar for Daniela Oliveira
Daniela Oliveira 03/05/2021

Oii, muito obrigada!!! Ansiosa para que cheguem logo 🥰 Devo usar todos os dias, intercalando eles?

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 04/05/2021

Oi, Dani! ✨
No início do uso dos Creamys, o ideal seria fazer da forma mais isolada possível, para entender como a sua pele vai reagir a cada produto. Assim, ficará mais fácil identificar qual deles influenciou qualquer reação indesejada, se por acaso tiver. Use apenas um dos AHAs (Mandélico ou Lático) com o verdinho, por até 7 dias. Após esse período, introduza outro ácido em noites alternadas, para então intercalar com o terceiro, que pode ser o Glicólico (nosso AHA com concentração mais alta). 💞

Avatar for Rogéria
Rogéria 05/05/2021

O verdinho , se usado pela manhã, tem q esperar alguns minutos antes da vitamina c e protetor solar ou secou já pode passar a vitamina c?

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 07/05/2021

Oi, Rogéria!
Assim que a sua pele absorver o produto completamente, pode seguir para a próxima etapa da rotina. 😽

Avatar for Patrícia
Patrícia 22/06/2021

Quero todos 😍😍

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 23/06/2021

Oi, Patrícia!
Você pode garantir os seus Creamys em nosso site. 🥰

Avatar for Maria Madalena ramos farias pereira da Silva
Maria Madalena ramos farias pereira da Silva 10/10/2021

Quero pra melasma

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 13/10/2021

Oi, Maria Madalena!
A duplinha verdinho (Tranexâmico) e rosinha (Mandélico) é a melhor pedida para controlar o melasma.
O rosinha, além de ajudar no clareamento, também vai reduzir a oleosidade da sua pele. Você pode usar os dois na sua rotina noturna.
Pela manhã, a Vitamina C (laranjinha) é indispensável para proteger contra os radicais livres e prevenir novas manchas. A dica é usá-la antes do protetor solar. 🌞🙆‍♀️

Avatar for Evelyn Sarah
Evelyn Sarah 16/10/2021

Texto perfeito mesmo, tirou todas as minhas dúvidas!! Agora já sei o que é melhor para mim. Obrigada 😃

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 26/10/2021

Oi, Evelyn!
Agradecemos o seu feedback! Ficamos muito felizes que você tenha encontrado todas as respostas aqui. Continue acompanhando o nosso blog. 🥰

Avatar for Raquel
Raquel 24/11/2021

Olá. Estou grávida, comprei o Creamy rosinha. Mas vi que ele é contraindicado no período da gravidez. Porque?

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 25/11/2021

Oi, Raquel!
Estudos em gestantes ou lactantes não são permitidos por razões éticas, portanto sempre deve prevalecer a opinião do médico que acompanha a sua gestação.
Converse com o profissional, ele vai orientar a melhor maneira de você fazer sua rotina de skincare de forma tranquila e segura neste período tão especial! 🥰

Avatar for Daniela de Jesus
Daniela de Jesus 27/12/2021

Olá!!tenho pele oleosa,estou com melasma nas bochechas após a gravidez, gostaria de ajuda no que devo usar!!tenho 43 anos

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 10/01/2022

Oi, Daniela!
A melhor opção para combater o melasma é o nosso kit “São Manchas Passadas”, que reúne o verdinho (Tranexâmico) e o rosinha (Mandélico). A Vitamina C Creamy e o Retinol, disponíveis no kit “O Massacre das Rugas”, também são incríveis.
É importante lembrar que o melasma é uma condição ainda sem cura, que pode piorar em determinadas épocas do ano. O uso dos Creamys ajuda muito na diminuição das manchas, mas o acompanhamento profissional é indispensável. 🥰 Ah, não se esqueça de usar filtro solar diariamente. 😉

Avatar for Pri
Pri 06/02/2022

Olá, li todos os comentários e respostas, muito obrigada. Tenho interesse em melhorar melasma e cicatrizes de acne . No entanto, minha dúvida é se posso combinar posso combinar dois kits: São manchas passadas e Massacre das Rugas. Caso sim, quantas vezes por semana eu usaria cada um dos 4 produtos? verdinho, rosinha, vit C e retinol . Grata

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 14/02/2022

Oi, Pri, tudo bem? Você pode combinar o uso dos produtos dos 2 kits da Creamy, sim!
O verdinho e a vit C podem ser aplicados todos os dias, tanto de manhã quanto à noite. A restrição fica nos ácidos mais concentrados (rosinha e retinol), que devem ser usados sempre em noites alternadas. Se a sua pele for muito sensível, recomendamos usar o retinol apenas uma ou duas vezes por semana. Ah! Não esqueça do protetor solar durante o dia, tá? Estamos sempre à disposição. 🥰

Avatar for Maria Meirilene Amorim de Oliveira
Maria Meirilene Amorim de Oliveira 04/05/2022

Não achei nenhum produto para comprar, como faço? Gostaria muito de comprar

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 08/08/2022

Oi! 💕
Você pode garantir nossos produtos no site oficial da Creamy.

Avatar for Simone de jesus gama
Simone de jesus gama 24/05/2022

Como faco para adquirir os produtos tenho melasma.

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 21/06/2022

Oi, Simone!
Você pode garantir os Creamys que mais combinam com as características da sua pele em nosso site, http://www.creamy.com.br. 😍

Avatar for Isabela
Isabela 16/12/2022

Oiii!
Meu buço está bem manchado 🙁 parece que tenho bigode… Mas não tenho manchas em nenhuma outra parte do rosto. Devo usar o ácido tranexâmico ou mandélico?
Muito obrigada!!!

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 06/02/2023

Oi, Isabela!
Pode usar sim! Os resultados são ainda melhores ao usar os dois juntos na rotina noturna.
Ficamos à disposição!

Avatar for Luciana costa
Luciana costa 14/12/2023

Oi Carol , gostaria de tirar uma dúvida ,tenho 45 anos com melasma, minha pele sempre foi oleosa com acne, tomei rocultan, agora minha pele muito seca, qual desses ácidos vc indica .

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 21/12/2023

Oi, Luciana! Temos vários ácidos que podem te ajudar, como Glicointense Peel, Ácido Glicólico, Ácido Tranexâmico e Retinol, por exemplo. O ideal é conversar com um(a) dermato, para entender quais ativos serão melhores para a sua pele. 😘

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento