Maquiagem faz mal para pele? 5 atitudes que derrubam esse mito

Maquiagem faz mal para pele? 5 atitudes que derrubam esse mito

atualizado em publicado em 17 de novembro de 2021 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 5 minutos

Se você ainda não tem certeza se maquiagem faz mal para pele, saiba que não é a única. Quem usa make todos os dias esbarra nessa dúvida em algum momento, seja pelo aparecimento de alguma alergia, seja por outro desequilíbrio da pele. 

Porém, não há necessidade de ter medo! Com o avanço da indústria dos cosméticos, se você tem uma rotina diária de cuidados com sua pele, é muito difícil algum produto causar mal para seu rosto. 

Para evitar qualquer contratempo com suas makes favoritas, listamos algumas atitudes para você ter e evitar que os efeitos da maquiagem na pele do seu rosto sejam ruins. 

Por que a maquiagem não faz mal?

A make em si não faz mal para a pele, mas o grande truque é apostar em uma boa limpeza após aplicá-la. Então, se você mantém uma rotina de skincare em dia, dificilmente terá algum problema por usar maquiagem todos os dias. 

A limpeza eficaz é importante, porque a maquiagem obstrui nossos poros. Por mais avançadas que sejam as fórmulas, esses produtos impedem a completa transpiração da pele, por isso é tão importante retirá-los ao chegar em casa. 

Assim, para te ajudar a não cometer nenhum deslize com a pele do seu rosto, vamos às atitudes para você ter e deixar para trás o receio de que maquiagem faz mal para pele. 

1. Nunca durma de maquiagem

Como já dissemos, é extremamente importante retirar completamente os produtos antes de dormir. Desse modo, a pele tem tempo de fazer o processo de renovação celular adequadamente. 

Quanto mais tempo a pele passa obstruída, maiores são as chances de algum desequilíbrio acontecer. Para quem tem pele oleosa ou mista, o risco aumenta, então mantenha o foco na skincare ao chegar em casa. 

Após a limpeza, aplique um sérum como o Ácido Lático para ajudar na renovação celular e na desobstrução dos poros. Nosso AHA amarelinho é indicado para todos os tipos de pele por promover uma esfoliação química gentil enquanto hidrata a pele e induz a produção de ceramidas. 

2. Não use maquiagem fora do prazo de validade

Nem sempre prestamos atenção nisso, mas verificar a data de validade dos cosméticos pode ser a diferença de uma pele saudável e bem maquiada para um rosto em desequilíbrio. 

Afinal, não é recomendado utilizar qualquer produto vencido, e não seria diferente para nossas makes. A maquiagem faz mal para pele – e muito! – se estiver fora do prazo de validade. 

Entre os perigos, estão as dermatites, as alergias e o aparecimento de espinhas, pois um produto vencido causa ainda mais desequilíbrio para a pele do rosto. Produtos como delineadores, lápis de olho e máscara para cílios, quando vencidos, além da irritação das mucosas dos olhos, podem causar conjuntivite. 

maquiagem faz mal para pele

Agora, quando perceber que o prazo de validade de uma make já passou, lembre-se de que faz mal usar maquiagem vencida e não caia na tentação de aplicá-la! É melhor sair com o rosto limpo que correr o risco de prejudicar sua saúde. 

3. Opte por cosméticos 2 em 1

Antes vistas como vilãs da pele saudável por pessoas que acreditam que a base faz mal para pele, atualmente, maquiagens que proporcionam cobertura da pele se tornaram nossas aliadas na busca de uma pele equilibrada e radiante. 

Há dezenas de produtos no mercado que combinam funções de cobertura e uniformização com fotoproteção e hidratação. Além disso, muitos cosméticos ajudam no controle da oleosidade enquanto deixam a textura da pele perfeita. 

Converse com seu médico dermatologista para saber quais maquiagens multifuncionais são as mais indicadas para sua pele e aproveite o avanço da tecnologia na indústria dos cosméticos. 

4. Invista em marcas aprovadas pela Anvisa

Usar um produto sem qualidade ou falsificado é uma das possíveis ocasiões em que a maquiagem estraga a pele. Uma make sem registro pode conter substâncias maléficas para o nosso corpo, como metais pesados. 

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é o órgão responsável por fiscalizar o processo de produção e consumo de diversos itens no Brasil, como medicamentos, alimentos e cosméticos. 

Ela fiscaliza se um produto é testado em animais, quais substâncias são usadas na confecção dele, entre outros fatores. Por isso, antes da compra, é importante verificar se a make possui o registro na Anvisa. 

Assim, você tem certeza de que o produto escolhido não é uma maquiagem que faz mal para pele e pode se jogar nas tendências da beleza sem medo de prejudicar sua saúde! 

5. Siga a tendência da pele natural

As duas Semanas de Moda mais importantes do mundo (Nova York e Paris) confirmaram que a tendência de pele do verão 2022 é natural e iluminada. Então, a maquiagem mais pesada fica para a noite e as ocasiões especiais. 

Para as próximas temporadas, as maquiagens tendem a ser mais naturais, com foco em produtos que promovem uma cobertura mais suave da pele. A make perfeita será composta por base + hidratante + protetor solar. 

O Hidratante Calmante pode ser um ótimo aliado para quem quer apostar nessa nova tendência. Na rotina de skincare diurna, ele recompõe a hidratação natural da pele, protegendo contra ações externas e potencializando o brilho saudável do seu rosto. 

Com produtos como nosso hidratante, você fica mais segura para soltar a criatividade se produzindo e deixa definitivamente para trás o medo de que maquiagem faz mal para pele! 

Com a Creamy, o mito de que maquiagem faz mal para pele fica no passado!

O #MomentoCreamy foi criado para você cuidar da sua pele de maneira fácil, rápida e divertida! Nossos produtos têm fórmulas avançadas que combinam os melhores ativos para deixar sua pele linda e protegida em qualquer ocasião.

Banner Latico 1

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento