Mapa da acne: entenda o que ele é

Mapa da acne: entenda o que ele é

21/09/2021 2 comentários CIÊNCIA
Tempo de leitura: 5 minutos

As espinhas podem surgir de repente e em locais novos a cada aparecimento, não é mesmo? O mapa da acne é um método chinês que relaciona o surgimento desse incômodo em alguns lugares do rosto e do corpo ao adoecimento de alguns órgãos.

“Então, se a espinha aparecer na testa, pode ser que alguma parte do meu corpo não esteja bem?”. Calma, vamos explicar as teorias que compõem o mapa da acne no rosto e mostrar se isso é verdade ou não. Com a Creamy, você pode tirar todas as suas dúvidas. 

O mapa da acne

O mapa da acne é uma teoria que surgiu na medicina chinesa e ayurvédica. Basicamente, o que ele sugere é que há uma relação entre a localização das espinhas no rosto e a saúde de outros órgãos do corpo.

Para esclarecer a teoria, o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia, cita alguns exemplos. “O mapa da acne relaciona o aparecimento de acne em determinada região com problemas no fígado, rins, intestino, entre outros órgãos do corpo”. 

No entanto, a técnica chinesa para explicar o aparecimento de acne ainda não foi confirmada em estudos clínicos e observações científicas. “Por se tratar de uma medicina alternativa, há pouco respaldo científico que confirme essa relação”, explica o médico. 

Ainda sobre a teoria, o especialista completa: “se o mapa das espinhas da medicina chinesa e ayurvédica fosse uma verdade comprovada, pessoas com acne em praticamente todas as regiões do rosto teoricamente estariam com quase todos os órgãos internos doentes, e isso é algo que não é observado na prática. 

Isso pode gerar ansiedade nas pessoas, que podem buscar tratamentos alternativos que não vão resolver seu problema. Muitas vezes, a causa da acne não está ligada a nenhum outro tipo de doença no corpo, é apenas uma predisposição natural ou oleosidade em excesso na pele. 

E no caso das espinhas relacionadas a problemas hormonais em adolescentes e mulheres?

“É verdade que, dependendo do quadro clínico, da idade, gênero e hábitos, a acne pode ‘preferir’ algumas regiões do que outras”, afirma o Dr. Luiz. Isso não é uma regra, mas, durante a puberdade, a região central da face pode sofrer mais com o aparecimento de espinhas do que outras partes. 

mapa da acne

“Normalmente, a acne que se observa em pessoas mais jovens (que chamamos de acne vulgar) a partir da puberdade acomete a região do centro da face, que é mais oleosa (testa, nariz, bochechas e queixo). A acne pode acometer outras regiões, como mencionado, inclusive no corpo (costas e peito)”, explica o médico.

Já nas mulheres, tenta-se fazer uma relação entre quadros de distúrbios hormonais com acne que aparece no queixo e na mandíbula. Isso é uma informação que gera um pouco de confusão. 

“A acne da mulher adulta (AMA) é diferente da acne vulgar. É verdade que a espinha da mulher adulta costuma acometer regiões mandibulares e queixo, eventualmente se estendendo para o pescoço. No entanto, a localização delas por si só não é um diagnóstico de distúrbio hormonal”, diz o especialista.

A história clínica precisa ser levada em conta, além do uso de medicamentos, idade da paciente, hábitos de vida, etc. É um diagnóstico que deve ser feito por um dermatologista.

Afinal, o que é a acne? 

Agora que você já sabe se o mapa da acne é verdade ou não, vamos explicar o que de fato é a acne. Ela é causada pela obstrução dos poros da pele que, em primeiro lugar, dá origem aos cravos. Porém, se há bactérias presentes no local, elas vão causar uma inflamação, conhecida como espinha. 

Segundo o Dr Luiz, a acne é uma doença que acomete a pele como um todo, em graus variáveis de gravidade e extensão. Algumas pessoas têm espinhas no rosto inteiro, no peito e nas costas, que podem variar desde pequenas pápulas até pseudocistos dolorosos. 

Do outro lado existem pessoas que sofrem de acne esporadicamente em regiões aleatórias do rosto. Entre esses dois extremos, está a maioria da população que sofre com espinhas: pessoas que têm acne mais em algumas regiões do que em outras, e isso varia de indivíduo para indivíduo, não tendo nenhuma relação com a saúde de outros órgãos do corpo.

É possível prevenir a acne?

Para quem tem pele oleosa, acabar com as acnes pode ser um pouco mais difícil. É necessário higienizar bem o rosto com produtos próprios para esse tipo de pele. Sempre peça a ajuda de um profissional para escolher seus itens. 

Ainda existem discordâncias quanto à influência da alimentação no processo inflamatório da pele. Porém, em todo o caso, evitar comidas gordurosas e frituras, além de se hidratar bem, causa benefícios em todo o corpo. Então, é válido mudar alguns hábitos!

Os tratamentos medicamentosos, se necessários, devem ser sempre indicados por um dermatologista. No mais, você pode incluir produtos Creamy no seu skincare para diminuir a incidência de espinhas e clarear manchas causadas por elas. 

Duas boas opções são o Ácido Mandélico e o Ácido Salicílico. Os dois contam com propriedades antiacneicas e antiseborreicas. O primeiro possui ação clareadora, já o segundo ajuda a controlar a oleosidade da pele de maneira rápida e duradoura. 

A Creamy se preocupa com você!

Além de dicas e informações sobre assuntos relacionados aos cuidados com a sua pele, como o mapa da acne, você pode encontrar em nosso site os queridinhos da Creamy. Aproveite e peça a ajuda de seu especialista para achar o produto ideal para você!

(Visited 1.881 times, 16 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Mariela 21/09/2021

Meu filho tem 14 anos e está com o rosto inteiro com acne , qual o produto para ser usado nesse caso ? A nome dele é Brenno

Carol Moraes 23/09/2021

Oi, Mariela! 🥰
Temos 4 Creamys antiacneicos: os AHAs lático, mandélico e glicólico; e o BHA salicílico.
Em peles acneicas ou oleosas, recomendamos utilizar um dos AHAs à noite e o BHA até duas vezes ao dia (de manhã e à noite). Mas, vale lembrar que contar com orientação médica é essencial para garantir resultados satisfatórios. 😘

Copyright © Creamy 2021. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#