Manchas na pele: entenda causas e formas de tratamento

Manchas na pele: entenda causas e formas de tratamento

atualizado em publicado em 10 de janeiro de 2024 4 comentários SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe o que causa as manchas na pele? De diferentes cores e tamanhos, tanto as hiperpigmentações quanto as hipopigmentações podem incomodar bastante e até indicar a presença de alguma doença.

Para fazer o tratamento correto e diminuir a aparência das manchas, é preciso entender as possíveis causas. Quer saber mais? Dê uma olhada neste conteúdo produzido pela Creamy em parceria com o médico pós-graduado em dermatologia, Dr. Luiz Romancini!

Hiperpigmentação

“A hiperpigmentação ocorre pelo aumento na produção de melanina”, afirma Dr. Romancini. Ele explica que “as cores podem ser diferentes de acordo com a quantidade e a profundidade do local em que a substância é depositada”. As marquinhas aparecem em colorações acastanhadas, pretas e marrons.

As manchas escuras na pele nem sempre indicam doenças, mas distúrbios como o melasma podem causá-las. Além disso, elas podem ocorrer após inflamações, como acne, ou procedimentos estéticos, como lasers e peelings. Nesse caso, “são chamadas hiperpigmentações pós-inflamatórias”, explica o médico.

Outro motivo que pode desencadear a formação de hiperpigmentação cutânea é a exposição solar sem proteção. Por isso, não se esqueça de incluir o filtro ao final da sua rotina de skincare diurna, faça chuva ou faça sol!

Hipopigmentação 

Nesse tipo de pigmentação, o efeito é contrário: a superfície cutânea perde parcial ou completamente a coloração em algumas áreas. As manchas brancas na pele podem aparecer devido a algumas doenças dermatológicas ou algum processo que gerou inflamação e/ou cicatrização.

Porém, preste atenção! O Dr. Romancini explica que as manchinhas não devem ser confundidas com o vitiligo. “Essa é uma doença crônica que causa áreas de acromia, ou seja, completamente desprovidas de melanina”.

Como identificar a causa e tratar as manchas?

Para encontrar o jeito certo de cuidar das manchas na pele e clareá-las, é preciso entender a origem delas. Para isso, vale conferir as possíveis causas e as formas de tratamento de cada uma. Acompanhe!

Melasma

O melasma no rosto ou no corpo aparece na forma de hiperpigmentação cutânea. As manchas podem estar na parte mais superficial (epiderme) ou mais profunda (derme) da pele. 

O tratamento também varia, mas o protetor solar é regra! Diminuir a exposição aos raios UV é uma forma de reduzir a formação dessas manchinhas. Usar um creme clareador, com ingredientes como ácido tranexâmico, niacinamida ou ácido glicólico, também é sucesso.

Ácido Tranexâmico da Creamy

O Ácido Tranexâmico da Creamy foi desenvolvido com uma fórmula inteligente que reúne os melhores ingredientes para o clareamento e a prevenção da hiperpigmentação da pele. Com efeitos clinicamente comprovados, esse dermocosmético entrega o máximo de resultado com o menor risco de irritação.

Hematoma

Você notou algumas manchas roxas no corpo depois de uma queda? É normal! O hematoma ocorre quando o sangue se acumula fora dos vasos sanguíneos por conta de alguma lesão local. Ele não exige tratamento e desaparece por conta própria, depois de alguns dias.

manchas na pele

Acne

Além de causar muito incômodo, essa condição pode deixar cicatrizes e manchas no rosto. Portanto, se você tiver uma espinha, não a esprema! Além das marcas de tonalidade escura, a acne interna pode causar a temida mancha vermelha na pele.

Você já teve alguma emergência e pesquisou “como tirar mancha do rosto urgente”? Para isso, o Dr. Romancini aconselha: “abuse do hidratante e do filtro solar para evitar que as marcas permaneçam ou piorem”. Se sua pele estiver sensibilizada, evite ácidos e esfoliantes químicos ou físicos.

Vitiligo

O vitiligo é uma doença crônica que resulta na perda completa de melanina em determinadas regiões do corpo. Ele pode aparecer em qualquer lugar, inclusive no couro cabeludo, e normalmente ocasiona manchas bem delimitadas.

“Existem alguns padrões de progressão do vitiligo, mas o curso da doença é incerto”, aprofunda Dr. Romancini. Em geral, pode haver períodos de maior estabilidade ou exacerbação, o que cria a sensação de que o distúrbio vai e volta.

Atualmente, existem muitas opções para quem sofre com a doença, e o tratamento deve ser feito com acompanhamento médico. O Dr. Romancini completa: “as lesões podem reduzir se o tratamento correto for iniciado, mas dificilmente se consegue a cura completa do vitiligo”. 

Outros causadores de manchas

As manchas na pele também podem aparecer por conta de outros fatores. Por exemplo, dependendo da concentração, alguns produtos ácidos, podem deixar a camada cutânea superficial mais fina, diminuindo a proteção natural contra a luz solar. 

Em locais de atrito cutâneo, o aparecimento de hiperpigmentação pode ser sinal de ganho de peso ou desenvolvimento de doenças. “Escurecimento e espessamento da pele de áreas como pescoço, axilas e virilhas podem indicar algum problema endócrino, como diabetes”, explica o Dr. Romancini. 

Algumas manchinhas também podem ser provocadas por uma doença fúngica chamada tinea versicolor, popularmente conhecida como micose de praia. “Durante a infecção, a pele acometida recebe menos radiação solar, devido à presença do fungo”, comenta o médico.

“O fungo se alimenta de células mortas da superfície da pele e produz substâncias que induzem a hipopigmentação. Por isso, mesmo após o tratamento, podem restar áreas mais claras, em que o fungo estava presente”, completa.

Cuide da pele com a Creamy!

Agora que você já conhece as causas das manchas na pele, que tal conferir os produtos da Creamy que podem ajudar no tratamento? Aqui, você encontra fórmulas inteligentes para cada etapa do seu skincare!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários

Avatar for Renata Barroso
Renata Barroso 07/07/2021

Bom dia!
Tenho manchas escuras na pele devido as acnes, quais produtos da linha vcs me indicam?
Obrigada!!

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 08/07/2021

Oi, Renata!
A dupla perfeita para o clareamento e prevenção de manchas escuras é o Tranexâmico (verdinho) + Mandélico (rosinha). Os dois podem ser usados na sua rotina de skincare noturna. Já na rotina diurna, um antioxidante poderoso é essencial para ajudar a prevenir a hiperpigmentação, já que combate os radicais livres. Então, a vitamina C da Creamy também não pode faltar. A dica é aplicá-la antes do protetor solar, diariamente. 😘

Avatar for Fernanda dos Santos grossmann
Fernanda dos Santos grossmann 13/08/2021

Creme p pele acneica e manchas escuras de acne

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 18/08/2021

Oi, Fernanda!
A melhor dupla de Creamys para pele acneica e com manchas escuras é o Tranexâmico + Mandélico.
Clique aqui para mais detalhes. 🥰

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento