Manchas na pele negra: como tratar?

Manchas na pele negra: como tratar?

atualizado em publicado em 2 de setembro de 2021 2 comentários DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 3 minutos

Todo tipo de pele está sujeita ao aparecimento de marquinhas claras e escuras. No entanto, as manchas na pele negra podem acontecer mais facilmente por alguns fatores específicos, que, às vezes, não podem ser impedidos, mas reduzidos. 

Antes de procurar qualquer tipo de produto na internet para tentar clarear a pele negra manchada por espinhas, melasma, etc, você precisa entender o assunto. Para isso, a Creamy separou informações importantes. Confira!

Por que a pele negra mancha mais facilmente?

Manchinhas simples, como as de acne, são frequentes em todos os tipos de pele. Porém, “não somente a pele negra, mas peles mais morenas, que bronzeiam facilmente, têm uma tendência maior a formar manchas”, explica Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia.

O que justifica a facilidade da pele negra com manchas escuras ou de outra cor é a quantidade de melanina. Qualquer lesão, inflamação ou irritação no local pode resultar em marcas.

“Isso quer dizer que se deve ter um cuidado extra ao utilizar produtos irritantes. Isso porque, em peles mais morenas ou negras, uma irritação pode causar uma hiperpigmentação ou mancha pós-inflamatória”, afirma o médico.

Tipos de manchas

São várias as causas de manchas na pele negra. Confira algumas delas abaixo.

  • Manchas de acne: depois que as espinhas e os cravos desaparecem, podem deixar a pele negra com manchas de acne. Isso porque, no local, havia uma pequena inflamação. Evite tentar espremer a área para não piorar a situação;
  • Foliculite: o que causa apenas uma vermelhidão nas peles mais claras pode resultar em uma pele negra manchada. A foliculite é uma infecção dos bulbos dos pelos que pode melhorar sozinha ou necessitar de tratamento médico, dependendo da gravidade de cada caso;
  • Picadas de insetos: se um inseto picar uma pele negra e surgir uma irritação, há a possibilidade da mancha ficar permanente. Nesse caso, não coçar a região afetada é a melhor saída;
  • Melasma: essa é uma causa bastante comum em todos os tons de pele. No entanto, o melasma na pele negra pode deixar marcas mais evidentes. Elas podem acontecer por alterações hormonais ou exposição ao sol.

É possível clarear manchas na pele negra?

As manchas na pele negra são um pouco mais difíceis de serem removidas totalmente. “Manchas solares, por acne ou melasma podem ser melhoradas. Mas a remoção completa e o desaparecimento definitivo, independente do tipo e da cor da pele, é impossível”, explica o Dr. Luiz. 

Além disso, quem tem tendência a manchas precisa ter cuidados redobrados e constantes. Explicaremos alguns possíveis tratamentos que podem ajudar no processo de clareamento de manchinhas. 

manchas na pele negra

O dermatologista afirma que a pele negra ou morena está liberada para usar os mesmos produtos que a clara. “Mas sempre com cuidado na irritação: começar utilizando ácidos em noites alternadas, evitando reações adversas, é uma estratégia fundamental”.

O tratamento pode ser feito com ácidos que tenham ingredientes para melhorar as manchas. Um exemplo é o Ácido Mandélico, que clareia as marcas causadas por acne, sol e melasma.

Além disso, é fundamental investir na proteção contra o sol. Como as peles mais morenas e negras têm mais facilidade em produzir melanina, as manchas podem voltar com mais rapidez quando há exposição solar ou algum outro fator de piora.

Outra dica que ajuda a reduzir o aparecimento de manchas na pele negra é hidratá-la bem para as chances de acontecer uma inflamação serem menores. O Creamy Calming Cream é um excelente produto, que aumenta a tolerância aos ácidos, minimizando a chance de ocorrer irritações e as manchas consequentes. 

Todos esses cosméticos usados na rotina skincare, com orientação dermatológica, podem ajudar a reduzir as manchas. Lembrando que removê-las totalmente é um grande desafio, praticamente impossível, para todos os tipos de pele, em especial as negras. 

Tratamentos com laser fracionado, microagulhamento ou picossegundos podem ajudar. Antes de tudo, é fundamental consultar um dermatologista para entender suas marquinhas escuras ou manchas claras na pele negra. Assim, a forma de tratar será a melhor escolhida, e os resultados serão ainda mais incríveis!

Inclua a Creamy no seu dia a dia!

Ter uma rotina de cuidados com você nunca foi tão fácil. Os produtos da Creamy foram feitos para ajudar a revolucionar o seu skincare. Além disso, você pode acompanhar nosso blog para encontrar assuntos como manchas na pele negra e muito mais. Não vai perder, né?

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Avatar for adrielle
adrielle 03/09/2021

Então pelw morena não existe uma pessoa morena é branca de cabelo preto então troquem por ”pardos”

Avatar for Carol Moraes
Carol Moraes 10/09/2021

Oi, Adrielle!
Nós usamos a classificação internacional de Fitzpatrick, adotada pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) e demais sociedades de dermatologia. Nela, existem três fototipos de pele morena: clara, moderada e escura. 😘

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento