Luz azul faz mal? Confira os efeitos na pele

Luz azul faz mal? Confira os efeitos na pele

atualizado em publicado em 12 de abril de 2022 1 comentários CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

O sol é responsável pela emissão de diversas ondas eletromagnéticas. Contudo, nem todas elas conseguem chegar à superfície do nosso planeta. Por isso, devemos nos preocupar com somente três delas: luz azul, infravermelha e radiação ultravioleta. Pensando nisso, será que a luz azul faz mal para nossa pele?

Quer saber um pouco mais sobre se a luz azul faz mal e qual é sua ação em nossa pele? Desenvolvemos um conteúdo exclusivo sobre o assunto com dicas fáceis e práticas para você adicionar no seu dia a dia.

Afinal, o que é a luz azul?

Também conhecida como luz visível, a luz azul, segundo Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia, “é emitida pelo sol (e também por luzes artificiais e telas de eletrônicos), sendo responsável por iluminar os objetos e torná-los visíveis para nós, enquanto a radiação ultravioleta proveniente do sol é invisível”.

A luz visível é dividida em duas frações: luz azul violeta (fração que faz mal) e a luz azul turquesa. Contudo, fique tranquilo, por ser uma fração pequena emitida pelo  sol, ela sozinha não é uma preocupação que se deve ter: nossa pele tem estrutura mecânica e química adequadas para nos proteger dessa radiação.

Luz azul faz mal para nossa pele?

De acordo com o Dr. Luiz, “os pesquisadores têm detectado alterações celulares provocadas pela luz azul. Porém, não é motivo para preocupação, por ser uma radiação menos danosa em comparação a radiação ultravioleta”. Além disso, a quantidade de luz azul emitida por eletrônicos é muito menor que a emitida pelo sol.

mulher usando o celular na cama.

Pouco sabemos se sozinha a luz azul é prejudicial à nossa pele ou pode induzir a alguma outra doença.  “Muito se falará sobre esse assunto nos próximos anos – e provavelmente novos produtos serão desenvolvidos, e novas orientações podem ser indicadas sobre se a luz azul faz mal”, explica Dr. Luiz.

Como se proteger da luz azul?

Mesmo sabendo que a luz azul não faz mal, isso não quer dizer que se deva abrir mão do uso do protetor solar, visto que eles são a única opção disponível para barrar a luz visível e outros tipos de radiação nocivas. Filtros físicos ou inorgânicos, apresentam uma barreira física que reflete essa luz.

Alguns ingredientes que você pode procurar na fórmula dos protetores que ajudam nesta proteção, segundo Dr. Luiz são “óxido de zinco, dióxido de titânio e óxido de ferro”. Lembre-se de além de passar o protetor, cumprir os demais passos do skincare, afinal é a junção de todos eles que ajuda a manter a pele saudável, viçosa e bonita. 

Benefícios do protetor solar

O protetor solar é o principal aliado contra os efeitos nocivos dos raios solares. Isso porque os filtros solares presentes no protetor podem refletir ou absorver a radiação ultravioleta, diminuindo seu impacto nocivo na pele. Romancini alerta: “o protetor não bloqueia 100% da radiação UV”.

Para sua pele ter a proteção adequada, é indicado que o protetor solar apresente, no mínimo, FPS 30. Para verificar se este é o fator ideal para sua pele, é essencial consultar o dermatologista de sua confiança. Lembre-se de reaplicá-lo quando entrar em contato com água, suor ou em dias muito quentes. 

Dicas para se proteger da luz solar nociva

Agora que você sabe que os efeitos da luz azul artificial são extremamente menores que os da radiação ultravioleta, que tal fazer pequenas mudanças na sua rotina para evitar os raios UV? Então, mesmo se não for sair de casa, aplique o protetor, visto que sua pele entra em contato com luz solar indireta, vinda de janelas e aberturas.

Além disso, mesmo se não tiver entrado em contato com a água ou o suor, reaplique o protetor solar a cada duas ou três horas. Já quando estiver aproveitando dias ensolarados, opte por chapéus, bonés, óculos de sol com proteção UV e roupas leves que cubram parte do corpo. 

Antes de aplicar o protetor solar, invista em antioxidantes, como a vitamina C. Isso porque esses ingredientes, em conjunto, são capazes de proteger melhor nossa pele da luz azul nociva  e raios ultravioletas. 

Converse com seu dermatologista de confiança para verificar quais produtos com antioxidantes são indicados para seu tipo de pele. Assim, você pode potencializar a proteção do protetor solar e deixar sua pele saudável.

Com a Creamy, o skincare eficiente é garantido!

No blog da Creamy, você encontra dicas práticas e inovadoras para incluir na sua rotina de skincare. Agora que você já sabe tudo sobre a pergunta “luz azul faz mal?”, não deixe de conferir outros conteúdos como este e cuide ao máximo da sua pele conosco. Venha conferir!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 Comentários

Avatar for Le Baragosse
Le Baragosse 14/04/2022

Que tal aprender sobre o efeito Cherenkov? Quando particulas carregadas, como eletrons, conseguem mover-se com velocidades superiores a propria velocidade da luz em algum meio, um brilho de azul caracteristico surge. Esse efeito e bastante comum em reatores nucleares e raios cosmicos.

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento