Entenda como prevenir e minimizar as linhas de expressão

Entenda como prevenir e minimizar as linhas de expressão

atualizado em publicado em 16 de maio de 2023 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Conforme os anos passam, a pele vai perdendo algumas propriedades essenciais para manter uma aparência jovial e viçosa. Assim, surgem características como as linhas de expressão, que podem contar diversas histórias sobre a vida de cada pessoa.

Mesmo que sejam parte natural do envelhecimento, e não necessariamente negativas, as linhas de expressão podem ser muito indesejadas por algumas pessoas. Isso porque, às vezes, elas deixam rugas no rosto, criam sombras e se tornam marcas do tempo difíceis de se livrar.

Por isso, é comum buscar tratamentos para tirar linhas de expressão da testa, dos olhos e até das bochechas, a fim de minimizar a aparência delas e trazer um aspecto mais jovem à pele. Além disso, há medidas preventivas que podem ser postas em prática, contra o surgimento de novas rugas. Descubra mais com a Creamy!

Por que as linhas de expressão aparecem?

Pé de galinha, bigode chinês, rugas na testa… Essas são linhas de expressão que costumam ser bastante proeminentes no rosto. Isso acontece porque elas ficam em áreas usadas para se expressar com muita frequência – sorrindo, demonstrando surpresa, indicando preocupação ou outras emoções.

No entanto, com o tempo, a pele passa por transformações, e algumas substâncias responsáveis por deixá-la firme são menos produzidas organicamente. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a SBD, até o indivíduo atingir a meia-idade, as funções fisiológicas cutâneas podem diminuir em até 50%.

O colágeno, por exemplo, é uma proteína naturalmente produzida pelo corpo e diretamente responsável pela sustentação da pele. Contudo, a partir dos 25 anos, ele passa a ser produzido em menor quantidade e diminui gradativamente conforme o passar dos anos.

“A capacidade de regeneração da pele, de reestruturação do colágeno e a perda gradativa da substância conforme o avanço da idade (e fatores externos como poluição e radiação solar) fazem a pele permanecer marcada e formar as rugas”, explica o Dr. Luiz Romancini, médico que colaborou com esse post.

Fatores que aceleram o aparecimento de rugas

Podemos dividir o processo de envelhecimento em fatores internos e externos ao corpo, ou intrínseco e extrínseco. Esses conceitos são fundamentais para entender o que ocorre no organismo.

Envelhecimento intrínseco

É quase uma regra: a partir dos 35 anos de idade, todas as pessoas da sua família passam a ter linhas de expressão na testa. Isso é um exemplo do processo do envelhecimento intrínseco, que age de uma forma natural e quase incontrolável no corpo.

Quando falamos dessa classificação, também chamada de envelhecimento cronológico, o nome diz tudo: o tempo passa e vai deixando marcas de expressão na pele que têm origens genéticas, hormonais, metabólicas, etc. 

Envelhecimento extrínseco

Já se você é uma pessoa de sorriso fácil, é comum desenvolver linhas de expressão nos olhos e ao redor da boca. É o envelhecimento extrínseco, causado por fatores externos que podem afetar a saúde da pele de fora para dentro ou ao contrário.

Nesse sentido, muitos fatores podem estar envolvidos no envelhecimento cutâneo. Hábitos nocivos, como alcoolismo e dieta desequilibrada, são alguns deles. Contudo, o principal responsável é a exposição solar. 

“Sozinha, ela ocasiona mais de 80% do envelhecimento extrínseco, também chamado de fotoenvelhecimento ou fotodano”, explica Dr. Luiz. É um dano contínuo e cumulativo, que pode começar a mostrar sinais só após vários anos.

Como prevenir as linhas de expressão?

Como os fatores para o aparecimento das linhas de expressão são múltiplos, os cuidados para evitá-lo também são diversos. O primeiro passo é manter uma vida saudável, com os devidos cuidados com a pele.

Ter uma dieta rica em nutrientes e livre de açúcares é essencial, além de consumir a quantidade ideal de água para seu organismo. Outra maneira de preveni-las é manter os cuidados essenciais com a pele do rosto: limpeza, hidratação e proteção. 

“O protetor solar é o pilar principal para qualquer tratamento anti-idade”, acrescenta Dr. Luiz. Por isso, é muito importante nunca pular esse passo na rotina de skincare. Segundo o profissional, o cuidado pode começar desde a infância.

Para jovens adultos, o médico já recomenda a adição de outros produtos na rotina:

  • antioxidantes, como a Vitamina C;
  • AHAs;
  • retinol;
  • peptídeos.

É importante encontrar as fórmulas ideais para sua pele ao lado do seu dermatologista. Cremes específicos, como as versões para a área dos olhos, fazem a diferença. Outros procedimentos, como a aplicação de toxina botulínica, também podem ser uma medida de prevenção.

É possível se livrar das linhas de expressão já existentes?

Mesmo com todos os cuidados, é quase inevitável que apareçam linhas de expressão no rosto. Por isso, muitas pessoas buscam dar fim às já existentes. No entanto, não há uma maneira eficaz de se livrar completamente das rugas instaladas na pele. 

Ainda assim, é possível minimizá-las por meio de tratamentos cosméticos e estéticos, mesmo que elas sempre estejam lá de alguma maneira. Produtos que proporcionam mais firmeza à pele podem ajudar nessa tarefa.

É fundamental reforçar que o aparecimento das rugas é um processo natural do corpo e não indica nenhum problema de saúde. Inclusive, elas podem intensificar a beleza de cada um de uma forma especial.

Conheça os produtos da Creamy

A Creamy ajuda você a cuidar da sua pele da forma como deseja. Seja abraçando as rugas, seja atenuando os sinais de envelhecimento, estamos aqui para oferecer a revolução skincare da melhor maneira: a que você escolher. Confira os produtos e venha com a gente!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento