Linhas de expressão: como preveni-las e minimizá-las?

Linhas de expressão: como preveni-las e minimizá-las?

Atualizado em May 10, 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Conforme os anos passam, nossa pele vai perdendo algumas propriedades essenciais para manter uma aparência jovial e viçosa. Assim, surgem características como as linhas de expressão, que podem contar diversas histórias sobre a nossa vida.

Mesmo que sejam parte natural do nosso envelhecimento, e não necessariamente negativas, as linhas de expressão podem ser muito indesejadas por algumas pessoas. Isso porque, às vezes, elas deixam rugas no rosto e criam sombras, além de serem marcas do tempo difíceis de se livrar.

Por isso, é comum buscar tratamentos para linhas de expressão no rosto a fim de minimizar a aparência delas e trazer um aspecto mais jovem à pele. Além disso, há medidas preventivas que podem ser postas em prática para evitar o surgimento de novas rugas. Descubra mais com a Creamy!

Por que as linhas de expressão aparecem?

Pé de galinha, bigode chinês, rugas na testa… Essas são linhas de expressão que costumam ser bastante proeminentes em nosso rosto. Isso acontece porque essas são áreas que usamos para nos expressar com muita frequência, seja sorrindo, seja demonstrando surpresa, preocupação ou quaisquer outras emoções.

No entanto, com o tempo, nossa pele passa por transformações, e algumas substâncias responsáveis por deixá-la firme são menos produzidas organicamente. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a SBD, até atingirmos a meia-idade, as funções fisiológicas da pele podem diminuir em até 50%.

O colágeno, por exemplo, é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo, diretamente responsável pela sustentação da pele. Contudo, a partir dos 25 anos, ela passa a ser produzida em menor quantidade, diminuindo gradativamente conforme o passar dos anos.

“Com o tempo, a capacidade de regeneração da pele, de reestruturação do colágeno, e a perda gradativa da substância conforme a idade avança (além de fatores externos, como poluição e radiação solar) fazem a pele permanecer marcada, formando as rugas”, explica Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia.

Fatores que aceleram o aparecimento de rugas

Podemos dividir o processo de envelhecimento em fatores internos e externos ao corpo. Outra forma de classificação muito comum é quando falamos de envelhecimento intrínseco e envelhecimento extrínseco, cujos conceitos são fundamentais para entendermos esse processo no nosso organismo.

Envelhecimento intrínseco

É quase uma regra: a partir dos 35 anos de idade, todas as pessoas da sua família passam a ter linhas de expressão na testa. Esse é um exemplo do processo do envelhecimento intrínseco, que age de uma forma natural e quase incontrolável no nosso corpo.

Quando falamos dessa classificação, também chamada de envelhecimento cronológico, o nome diz tudo. O tempo passa e vai deixando marcas na nossa pele que têm origens genéticas, hormonais, metabólicas, etc. 

Envelhecimento extrínseco

Já se você é uma pessoa de sorriso fácil, é comum que você desenvolva linhas de expressão nos olhos e ao redor da boca. Esse é o envelhecimento extrínseco, causado por fatores externos que podem afetar a saúde da pele de fora para dentro ou ao contrário.

Nesse sentido, existem muitos fatores que podem estar envolvidos no envelhecimento cutâneo. Hábitos nocivos, como alcoolismo e dieta desequilibrada, são alguns deles. Contudo, o principal responsável por esse tipo de envelhecimento é a exposição solar. 

“Sozinha, ela é responsável por mais de 80% do envelhecimento extrínseco, também chamado de fotoenvelhecimento ou fotodano”, explica Dr. Luiz. É um dano contínuo e cumulativo, que pode começar a mostrar sinais só após vários anos.

Como prevenir as linhas de expressão?

Como os fatores para o aparecimento das linhas de expressão são múltiplos, os cuidados para evitá-lo também são diversos. O primeiro passo é manter uma vida saudável, com os cuidados devidos à pele.

Ter uma dieta rica em nutrientes e livre de açúcares é essencial, além de consumir a quantidade ideal de água para seu organismo. Outra maneira de prevenir as marcas de expressão é sempre assegurar os cuidados essenciais com a pele do rosto: limpeza, hidratação e proteção. 

“O filtro solar é o pilar principal para qualquer tratamento anti-idade”, acrescenta Dr. Luiz. Por isso, é muito importante nunca pular esse passo na rotina de skincare. Segundo o profissional, isso pode começar desde a infância.

Para jovens adultos, o médico já recomenda a adição de outros produtos à rotina. “Uma rotina de skincare com ativos preventivos, como antioxidantes e vitamina C + uso de AHAs ou retinol já é indicada”, comenta. Outros procedimentos, como a aplicação de toxina botulínica, também podem ser uma medida de prevenção.

Como se livrar das linhas de expressão já existentes?

Mesmo com todos os cuidados, é quase inevitável que apareçam linhas de expressão em nosso rosto, então muitas pessoas buscam se livrar daquelas que já existem. No entanto, não há uma maneira eficaz de se livrar das rugas já instaladas na pele. 

Dessa forma, é possível atenuá-las por meio de tratamentos cosméticos e estéticos, mas elas sempre estarão lá de alguma maneira. É fundamental reforçar que o aparecimento das rugas é um processo natural do corpo e não indica nenhum problema de saúde, podendo intensificar a beleza de cada um de uma forma especial.

Tenha a sua pele dos sonhos com a Creamy

A Creamy ajuda você a cuidar da sua pele da forma como você deseja. Seja abraçando as rugas, seja atenuando os sinais de envelhecimento, estamos aqui para oferecer a revolução skincare da melhor maneira: a que você escolher. Confira nossos produtos e venha com a gente!

Retinol.
(Visited 114 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#