Leite dá espinha? Descubra se isso é mito ou verdade!

Leite dá espinha? Descubra se isso é mito ou verdade!

atualizado em publicado em 4 de março de 2024 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

As causas da acne são diversas. Enquanto alguns dizem que ela é ocasionada apenas por questões genéticas, outros acreditam que alguns alimentos podem intensificá-la, como chocolates e laticínios. Porém, será que leite dá espinha

Essa é uma dúvida comum de quem está procurando tratamentos para acne e quer outras possibilidades além de usar dermocosméticos. Se esse é o seu caso, continue a leitura para descobrir se leite dá espinha e por que essa crença existe!

O leite tem relação com a acne?

Muito se fala que o leite dá espinha por estimular a produção de sebo, que, em excesso, obstrui os poros e causa inflamações na pele. Também dizem que o consumo de derivados pode provocar um pico de insulina, que leva à síntese de um dos hormônios do fígado, aumentando a oleosidade. 

Outra hipótese é a de que tomar leite dá espinha devido aos hormônios de crescimento presentes na bebida, advindos das vacas. No entanto, essas informações não foram comprovadas cientificamente, e há opiniões divergentes entre os especialistas.

Ainda assim, os números indicam que a relação entre o consumo da bebida e o aumento da acne é real em grande parcela da população. Um estudo da American Academy of Dermatology Association fez um levantamento interessante: mulheres que beberam dois ou mais copos de leite desnatado por dia tinham 44% mais chances de ter espinha em relação às que não consumiam.

Uma curiosidade é que, mesmo havendo essa relação, não há evidências de que iogurte e queijo (derivados do leite) causem inflamações na pele. Esse é um exemplo que demonstra que nem sempre os alimentos com ingredientes semelhantes têm o mesmo efeito. Cada organismo processa os componentes de um jeito.

Quais alimentos podem aumentar a inflamação da pele?

Agora que você já sabe que beber leite dá espinha em algumas pessoas, pode estar se perguntando se outros alimentos têm efeitos semelhantes. No geral, os com alto índice glicêmico costumam influenciar na saúde da pele e na produção sebácea, como açúcar e farinha branca.

Um estudo mostrou que pessoas que ingerem açúcar branco com frequência têm um risco 30% maior de ter espinhas. Essa porcentagem é explicada pela reação entre os carboidratos refinados no sangue e a insulina. Os níveis aumentam e provocam inflamações.

A insulina, inclusive, torna os hormônios andrógenos mais ativos e aumenta o fator de crescimento. Isso faz as células da pele se desenvolverem mais rapidamente, ampliando a produção de sebo e a obstrução dos poros

O mesmo tipo de carboidrato é encontrado no tão adorado fast food, que reúne muitos alimentos que causam espinhas. Ainda que não haja evidências claras, as pesquisas de amostragem demonstram mais chances de desenvolvimento de acne em quem consome frequentemente hambúrguer e salsicha.

leite da espinha

Como evitar que a pele tenha mais acne?

Ao entender o que causa espinhas, você pode estar se perguntando como reduzir a possibilidade de ter acne. O primeiro passo é observar como a pele se comporta com o consumo dos alimentos que fazem parte da rotina, identificando, por exemplo, se o leite dá espinha e quais outras comidas intensificam o sebo dos seus poros.

Após identificar isso, o ideal é manter uma alimentação equilibrada com a ajuda de um especialista, que pode indicar substitutos saudáveis. O nutricionista pode dizer qual leite não dá espinha, como as opções vegetais, e outras fontes com menor índice glicêmico. 

Além disso, o cuidado com a pele também precisa de produtos de skincare voltados para essa condição cutânea. A limpeza é a primeira etapa a ser realizada com ativos que desobstroem os poros, mantendo o rosto limpo com uma textura balanceada. 

O tônico pode ser usado na sequência para complementar a higienização e controlar a oleosidade, a depender da fórmula utilizada. Com a pele sem resíduos, os tratamentos entram em ação e incluem a aplicação de hidratante e séruns antiacne, como os da Creamy.

Quais produtos da Creamy ajudam nessa tarefa?

O tônico esfoliante de ácido salicílico reduz imediatamente a oleosidade e, aos poucos, diminui os cravos, as espinhas e os poros dilatados. Ele contém ativos que a maioria dos dermatologistas indica para as peles acneicas, como o extrato de melaleuca com ação cicatrizante.

Já na parte de tratamento, diversas fórmulas inteligentes têm efeitos positivos, como o Ácido Mandélico, o Lático e o Retinol. Com ação multifuncional, a Creamy também oferece o Glicointense Peel, um gel-cream com efeito de peeling noturno que combate a formação da acne e melhora a aparência da pele.

Cuide da acne com a Creamy!

Já sabe se leite dá espinha, mas ainda quer conhecer outras causas da acne e tirar suas dúvidas sobre o cuidado com a pele? Continue acompanhando o Creamy Blog, que tem várias dicas para um skincare de sucesso.

No site, você encontra outros produtos além dos mencionados. Eles ajudam a limpar os poros para deixá-los livres de sebo e da temida acne. As fórmulas inteligentes são minimalistas, têm resultados comprovados e podem ser utilizadas por diferentes tipos de pele. Conheça-as!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento