Iruama Santana: “Meu bem estar está acima de qualquer imposição”

Iruama Santana: “Meu bem estar está acima de qualquer imposição”

atualizado em publicado em 12 de março de 2020 nenhum comentário HISTÓRIAS QUE A PELE CONTA
Tempo de leitura: 3 minutos

Há uma década, a digital influencer Iruama Santana descobria que tinha uma inflamação crônica que causa vermelhidão na pele: a rosácea.

“Foi dificílimo! Nunca vou esquecer o dia da notícia. Parecia último capítulo de novela, porque teve grito, choro, quase fui atropelada e todos se mobilizando para me consolar… Um auê!”, relembra aos risos.

https://www.instagram.com/p/Bw5H3XfFPvw/?utm_source=ig_embed

O bom humor tem motivo: para ela, a crise acabou se tornando uma grande oportunidade de se autoconhecer, disseminar informação sobre a rosácea e trocar experiências com outras pessoas.

“É incrível como um problema me conectou com tanta gente, sabe? Dividir as inseguranças que passei, ouvir e aprender com histórias tão diferentes foi algo que fez com que me sentisse viva”, conta.

Não à toa, ela, que é formada em direito e em boa parte da vida se dedicou à docência, acabou largando tudo para focar na internet: “Hoje, aos 31 anos, dedico-me a produzir conteúdo sobre beleza e autoestima em plataformas onde consigo expressar melhor minha personalidade tagarela, brincalhona e vaidosa”.

O principal tema abordado pela influencer é a rosácea, assunto que domina cada vez mais: “Conviver com uma condição que interfere no nosso dia a dia e que pode afetar a autoestima exige um pouco de nós. Exige principalmente autoconhecimento e paciência. E o autoconhecimento é uma longa jornada”.

“Precisamos lembrar que a rosácea afeta milhões de pessoas, e apesar disso, é pouco discutida. Anos e anos atrás, era ainda pior. E a falta de informação tornou tudo mais assustador pra mim. Vou sempre buscar espaço para conversarmos sobre isso, enquanto é um tema de saúde negligenciado e de pouca visibilidade”, posiciona-se.

Iruama deixa um conselho para quem acaba de receber o diagnóstico: “Precisar de um tempo para digerir a notícia é normal. Acima de tudo, gosto de lembrar que apesar da complexidade, as coisas vão ficando bem menos assustadoras e confusas com o passar do tempo. Não existe a cura, mas existe controle. Acredite!”.

Skincare

Para controlar a rosácea, Iruama adotou, entre outros hábitos importantes, uma rotina de skincare.

“Passei a ser bem disciplinada, mas com o básico, pois o meu bem estar está acima de qualquer imposição ou modismo. A minha rotina pode ser mais longa ou curta – isso muda de acordo com a minha necessidade e estado de espírito. Preciso sempre ter discernimento para tirar o ruído das imposições externas e ficar só com o que realmente me faz bem”, defende.

Recentemente, a influencer passou a usar o Creamy Mandélico e ficou muito fã!

“Já tinha visto uma galera curtindo o resultado do clareamento – exatamente o que buscava. Porém, como tenho a pele sensível, nunca vou com muita sede ao pote. Mas esse fado acessível ficou acima das expectativas”, elogia.

https://www.instagram.com/p/B8Z5aH-B5JB/?utm_source=ig_embed

Empoderamento

“Apesar de ninguém estar imune à discriminação e à violência, tenho plena consciência que tive alguns privilégios na vida, os quais contribuíram para que me tornasse uma mulher menos insegura e cheia de oportunidades”, reconhece.

Iruama comemora porque teve coragem e suporte para encarar a rosácea, desistir de uma carreira convencional e apostar as fichas em um trabalho incerto, mas rico de significado. No entanto, não deixa de mencionar as dificuldades que tantas mulheres encaram nesse processo.

“Para muitas mulheres, estar em uma situação aviltante, seja no âmbito pessoal ou profissional, não é uma questão de ausência de coragem, mas sim de sobrevivência”, coloca.

No Mês da Mulher, a influencer sonha com uma sociedade que torne sua história da vida cada vez mais comum a partir do poder da união.

“Sendo muito simplista, diria que empoderar mulheres é construir ferramentas para alcançarmos a equidade, a dignidade e a liberdade em todos os aspectos. Para atingirmos isso, é necessário ter a consciência de que trata-se de um compromisso coletivo. É responsabilidade de todos!”, finaliza.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Jess Carvalho

Jess Carvalho

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento