Fotoenvelhecimento: entenda o que é e como prevenir

Fotoenvelhecimento: entenda o que é e como prevenir

atualizado em publicado em 13 de abril de 2023 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 5 minutos

Sem os devidos cuidados diários, a pele pode mostrar sinais de que envelheceu com mais facilidade e exigir atenção redobrada para reverter esse quadro. Isso porque o fotoenvelhecimento é um dos problemas mais comuns e decorre da falta de proteção durante a exposição solar.

Por isso, é importante conhecer as causas do fotoenvelhecimento cutâneo, para evitá-lo com a rotina de skincare, e identificar os sinais dele, para iniciar um tratamento que melhore a aparência da pele. Tudo isso será explicado a seguir! 

O que é fotoenvelhecimento?

O fotoenvelhecimento é diferente do envelhecimento natural da pele, em que os sinais surgem conforme o passar dos anos. Ele é causado pela exposição excessiva à radiação ultravioleta e à luz visível emitida pelo sol e por câmaras de bronzeamento artificial.

Além disso, esse processo é acelerado por estresse, uso de tabaco, poluição, condições climáticas, alimentação pouco equilibrada, falta de antioxidantes e maus hábitos de sono. Esses fatores favorecem a produção dos radicais livres que, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, estão entre os maiores causadores do envelhecimento cutâneo.

Manchas escuras ou claras, rugas, linhas de expressão, falta de viço e textura áspera, ressecada e descamada são as principais características desse tipo de envelhecimento. A região do rosto é a mais afetada, mas esses sinais também podem surgir em outros locais expostos, como as mãos, o pescoço e o colo. 

A textura da pele fotoenvelhecida muda devido à alteração na estrutura do colágeno. Em condições normais, as fibras mantêm a elasticidade, mas, após serem expostas à radiação, ficam fragmentadas, mais solúveis e mais espessas entre os feixes, o que dificulta a flexibilidade e a regeneração.

Quais fatores mudam a ação do fotoenvelhecimento?

Pessoas que moram em regiões ensolaradas e possuem um estilo de vida mais conectado com a natureza, como os surfistas, tendem a se expor em maior nível aos fatores do fotoenvelhecimento. A longo prazo, isso apresenta maiores danos. 

A cor da pele também influencia a predisposição ao fotoenvelhecimento, pois quanto mais clara ela for, maior é a sensibilidade aos raios UV. Isso porque a melanina é o principal mecanismo de defesa contra radiação solar, o que favorece a proteção das peles mais pigmentadas. 

Como prevenir o fotoenvelhecimento?

A prevenção do fotoenvelhecimento se dá pelo uso constante de filtro solar. Indispensável para a proteção da pele, ele diminui os efeitos dos raios UV pela dispersão e pela reflexão da radiação. O nível de proteção depende da quantidade de FPS e da aplicação correta, que requer retoques ao longo do dia. 

A exposição indevida à radiação não apenas causa o desenvolvimento de rugas, manchas e flacidez, mas também é uma precursora do câncer de pele. Portanto, é essencial observar e diferenciar as pigmentações, além de tomar os cuidados necessários para cada condição. 

Em complemento ao filtro, os antioxidantes também podem neutralizar a ação dos radicais livres na pele envelhecida. Eles estão presentes em diversos alimentos ricos em vitamina C e cosméticos que aumentam a capacidade fotoprotetora do protetor solar. 

Inclusive, utilizada diariamente, a vitamina C cria uma barreira de proteção contra os fatores externos que contribuem para o envelhecimento, como a poluição, e atua como despigmentante. Por ajudar a síntese de colágeno, esse composto ainda favorece a textura da pele e age como um foto rejuvenescedor. 

Quais são as formas de tratamento?

O tratamento do fotoenvelhecimento se baseia no estímulo da produção de colágeno e na proteção da pele. Ao identificar os sinais cutâneos, é necessário reforçar os cuidados da rotina de skincare e optar por cosméticos ricos em vitamina C, ácido hialurônico e retinoides. 

Os hidratantes com ácido hialurônico possuem ação revitalizante e antirrugas, ajudando a pele a se manter menos espessa e descamada. Isso porque esse composto regula o balanço hídrico e estabiliza a estrutura da pele, o que aumenta a suavidade e diminui as linhas de expressão. 

Derivados da vitamina C, os retinoides também contribuem para a síntese de colágeno e elastina, as duas estruturas mais afetadas no fotoenvelhecimento. O ácido retinoico é um dos mais poderosos para esse tratamento e ajuda a reduzir linhas e manchas. Já o retinol é mais tolerável na pele e possui ação antioxidante.

Outros aliados no tratamento do envelhecimento da pele são os alfa-hidroxiácidos (AHA), como os ácidos glicólico, mandélico e lático. Por realizarem um peeling químico, eles estimulam a renovação celular e a síntese do colágeno. 

Segundo estudo publicado no Journal of American Academy of Dermatology, o tratamento com ácido lático em concentração de 12% resulta em aumento da firmeza e da suavidade da pele, além de melhorar a aparência de linhas e rugas. Com 5% do composto, as melhoras clínicas também foram observadas.

Tratamento com cosméticos inteligentes

O Retinol da Creamy é uma das opções para o tratamento do fotoenvelhecimento, pois combina um composto anti-aging, um antioxidante (nano-vitamina C) e peptídeos. Juntos, eles promovem firmeza, renovação celular e uniformização da textura e do tom da pele, por meio da redução das manchas e rugas causadas pelo sol e pela idade.

O ácido glicólico é outra opção de AHA anti-idade. Esse creme favorece a produção de colágeno nas camadas mais profundas da pele e a reparação do dano causado pelo sol, porque previne e corrige os primeiros sinais de envelhecimento. Ao combiná-lo com os demais produtos da rotina de skincare, os resultados são ainda mais favoráveis!

Proteja a pele com a Creamy!

Com fórmulas inteligentes, os produtos da Creamy combinam ações de hidratação, renovação celular e anti-aging que favorecem o tratamento do fotoenvelhecimento. Conheça os cosméticos e mude sua rotina de skincare para ter resultados eficazes e perceptíveis a cada uso! 

Referências:

Smith WP. Epidermal and dermal effects of topical lactic acid. J Am Acad Dermatol. 1996 Sep;35(3 Pt 1):388-91. doi: 10.1016/s0190-9622(96)90602-7. PMID: 8784274. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/8784274/

PINTO, Marina Sofia Sousa. Fotoenvelhecimento: Prevenção e Tratamento. 2014. 69 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado em Ciências Farmacêuticas, Universidade do Algarve Faculdade de Ciências e Tecnologia, Algarve, 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/61528028.pdf

BULBOL,Marinês Rodrigues.Vitamina C Tópica: Ativo Antioxidante na Proteção do Fotoenvelhecimento. Disponível em: https://portalbiocursos.com.br/ohs/data/docs/103/18-Vitamina_C_TYpica_Ativo_Antioxidante_na_ProteYYo_do_Fotoenvelhecimento.pdf

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento