Flacidez facial: o que causa e como tratá-la?

Flacidez facial: o que causa e como tratá-la?

atualizado em publicado em 27 de fevereiro de 2023 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

Com o passar dos anos, é comum que os sinais do envelhecimento apareçam, como a flacidez facial. Ela pode ter diferentes causas e se tornar um incômodo para quem a desenvolve. Por isso, a cada dia, novas alternativas e tratamentos surgem, ajudando a restaurar a autoestima e a vitalidade da pele.

A seguir, você descobre o que pode causar a flacidez na pele do rosto e do pescoço, além de formas de evitá-la. Assim, você pode tomar os cuidados necessários quando notar os primeiros sinais da falta de tonicidade. Confira!

O que causa a flacidez?

Uma das principais causas da flacidez cutânea é a falta de proteínas de sustentação da pele, como o colágeno e a elastina. A produção é reduzida conforme acontece o envelhecimento natural e pode ser intensificada pela exposição solar sem proteção contra os raios UVA e UVB.

Ao receber a radiação solar sem proteção, a pele passa pelo processo de fotoenvelhecimento, que é caracterizado pelo ressecamento, por linhas de expressão, rugas e flacidez no rosto. Nesse caso, peles mais jovens podem ser estimuladas a produzir mais células e diminuir tais aspectos, enquanto as maduras tendem a levar mais tempo para se recuperar. 

Além disso, a textura da pele também pode ser afetada com a variação de peso e hormonal. No primeiro caso, há um efeito sanfona, em que a perda e o ganho de massa constante diminuem a capacidade de retração das fibras elásticas do tecido cutâneo. Elas se rompem e deixam de ser firmes.

Já no quesito hormonal, é comum notar a flacidez durante a menopausa. Nessa fase, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as fibras de colágeno diminuem cerca de 2% ao ano, afetando a capacidade de retenção de água e a elasticidade da pele, que fica fragilizada. 

Aliás, você sabia que a alimentação também tem impacto na firmeza do rosto? Diversos alimentos devem ser ingeridos em menor quantidade, pois afetam a produção de colágeno, como adoçantes artificiais, conservantes, açúcar, trigo, óleos vegetais refinados (soja, milho, canola), fritura, carnes processadas e bebidas alcoólicas. 

Como prevenir a flacidez facial?

A flacidez facial pode ser prevenida pelo aumento do consumo de alimentos ricos em proteínas, principalmente em colágeno. Geralmente, os que possuem vitamina C e propriedades antioxidantes costumam favorecer essas células, como o pimentão vermelho, o tomate, o kiwi, a goiaba e a acerola.

Outras opções de alimentos que diminuem a flacidez na face são: ovos, que contêm prolina, um dos 3 aminoácidos constituintes do colágeno; folhas verdes, que possuem clorofila, um composto que aumenta a quantidade dessa proteína; feijão, grão ideal para a síntese do colágeno; e alho, rico em enxofre, responsável por prevenir a quebra das moléculas.

Em complemento à alimentação, a ingestão de água diariamente também favorece a tonicidade da pele. A água ajuda a manter a hidratação, a firmeza, a absorção de nutrientes e a renovação celular, por isso, é considerada uma aliada no combate aos sinais do envelhecimento. 

Por contribuir para o aumento da flacidez facial, esse envelhecimento também deve ser tratado em conjunto. O protetor solar não pode faltar nas rotinas de cuidado com a pele, pois cria uma barreira contra a radiação, prevenindo o ressecamento, a formação de linhas de expressão e as rugas. 

Quais são as formas de tratamento?

O tratamento e a prevenção da flacidez facial também devem ser tópicos, com cosméticos à base de colágeno, ácido hialurônico e antioxidantes. A vitamina C, por exemplo, ajuda na síntese de colágeno e é encontrada em séruns, protetores solares e hidratantes de uso diário. 

O ácido hialurônico é uma molécula que estimula a hidratação, a sustentação e o preenchimento das células. Mais do que isso, é um composto que contribui para a produção de colágeno, sendo aplicado como forma de recuperar os danos causados pela queda dessa proteína no organismo.

Outros ativos que contribuem para a diminuição da flacidez da pele do rosto são o retinol e o ácido glicólico. Ambos funcionam como renovadores celulares que removem as células mortas enquanto estimulam a formação de colágeno. O primeiro, inclusive, diminui a produção de colagenase, uma enzima que quebra as ligações do colágeno.

Com tamanha variedade de ativos, o tratamento pode ser feito no skincare diurno e noturno. Existem cosméticos multifuncionais, feitos com fórmulas que combinam os compostos anti-aging, como o Retinol da Creamy, que contém ainda nano-vitamina C e peptídeos, que promovem firmeza e elasticidade à pele.

Ao aplicar os produtos, uma massagem facial pode ser feita com as mãos ou um roller de jade. Ela aumenta a circulação sanguínea e a permeabilidade do tecido cutâneo, e diminui o inchaço do rosto. Em casos de flacidez leve, esse procedimento também ajuda a melhorar o aspecto do contorno do rosto. 

Mantenha a pele saudável com a Creamy!

Com os produtos da Creamy, você pode cuidar da pele e reduzir a flacidez facial. Com fórmulas inteligentes e eficazes para todas as etapas do seu skincare, é possível restaurar a firmeza, a elasticidade e a hidratação da pele. Assim, ela se mantém saudável e com uma textura agradável. 

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for ecom@skeltbb.com.br

ecom@skeltbb.com.br

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento