Dia Mundial do Chocolate: afinal, ele é mesmo um vilão para a sua pele?

Dia Mundial do Chocolate: afinal, ele é mesmo um vilão para a sua pele?

atualizado em publicado em 9 de julho de 2024 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta semana, comemoramos o Dia Mundial do Chocolate, e o tema é tão delicioso quanto polêmico quando se trata de seus impactos em nossa pele. De início, já informamos que não há consenso entre os especialistas sobre os efeitos do chocolate na pele.

Uma das teorias mais propagadas é a de que o consumo de chocolate causa acne. No entanto, o médico dermatologista e um dos fundadores da Creamy, Dr. Luiz Romancini, defende que essa afirmação é um mito e não pode ser generalizada:

“É sabido que dietas hiperglicêmicas, ou seja, ricas em açúcares, pioram o quadro de acne em indivíduos predispostos. Sendo assim, as espinhas tendem a aparecer em pessoas que já têm acne ou propensão à acne, caso elas tenham o hábito de consumir muito açúcar diariamente”.

Portanto, podemos afirmar que o aparecimento da acne depende de uma combinação de fatores e não pode ser atribuído exclusivamente ao consumo de chocolate. Além da predisposição do organismo de cada pessoa, é o açúcar que deveria levar a má fama e não o chocolate.

Creamy e Chocolate
Sabemos que os chocolates mais comercializados no mercado contêm grandes quantidades de açúcar em suas receitas e, como consequência, seu consumo em excesso é associado ao surgimento de cravos e espinhas.

Se você é daquelas que, como eu, não conseguem ficar sem chocolate, uma dica é trocar o chocolate ao leite pelos amargos, que possuem mais cacau e menos açúcar em sua fórmula. Confesso que, quando comecei a substituir o chocolate ao leite pelo amargo, não foi uma tarefa fácil, mas hoje até prefiro as versões com 50% de cacau (ainda não alcancei a maturidade necessária para consumir aqueles com 70%, 80% e até 90% de cacau, mas um dia chegarei lá).

Outro argumento a favor do chocolate amargo é que ele é rico em antioxidantes, como flavonoides, que auxiliam a combater os radicais livres, moléculas instáveis que danificam as células da pele e aceleram o envelhecimento. Só vantagens, né?

Agora, se você é do time das pessoas que não conseguem diminuir o consumo de chocolate (ou substituir pela sua versão amarga), sempre tem um produto da Creamy ideal para te ajudar!

Conte com os produtos da Creamy para manter uma pele saudável e radiante✨

Se você já acompanha o Creamy Blog ou nossas redes sociais, sabe que manter uma rotina de skincare é indispensável para a saúde da pele, e na hora de comer chocolate sem culpa não seria diferente.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Olivia Saldanha

Olivia Saldanha

Sou redatora, apaixonada por moda, beleza e skincare :)

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento