Descubra o que é purging e como tratá-lo adequadamente

Descubra o que é purging e como tratá-lo adequadamente

atualizado em publicado em 14 de julho de 2023 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

Se você introduziu um novo produto em sua rotina de skincare e notou que algumas espinhas surgiram, isso pode ser o processo chamado purging! Porém, você sabe o que ele é? Esse efeito pode surgir em qualquer pessoa e causar certo desconforto, mas não é motivo de desespero.

A seguir, a Creamy conta o que é o efeito purging e como ele se desenvolve na pele. Assim, você pode identificar esse quadro, diferenciá-lo de surtos comuns de espinhas e tratá-lo adequadamente, sem receio de utilizar seus produtos de autocuidado. 

O que é purging?

Purging, em português, significa “expurgo” e está relacionado ao ato de expulsão das camadas internas da pele para a externa. Geralmente, ele acontece quando novos produtos são utilizados, como ácidos que ajudam a renovar a pele. Eles auxiliam no processo de regeneração celular, expulsando as impurezas da derme para a superfície.

Durante essa limpeza, a pele pode apresentar espinhas. Afinal, as sujeiras precisam ser eliminadas e usam os poros como canal de saída. Portanto, não se desespere pensando que o cosmético não está fazendo efeito nem melhorando sua pele. Na verdade, ele está se adaptando e, com a continuidade, pode ter resultados positivos. 

Caso você esteja se perguntando quais produtos causam purging, saiba que não há uma lista separada por marcas e tipos de cosméticos, mas sim uma tendência para ativos renovadores. Ácidos, hidroxiácidos, retinoides, peróxido de benzoíla (utilizado no tratamento de acne) são alguns exemplos. Os peelings químicos e lasers também podem apresentar esse efeito.

Ainda que eles possam causar o efeito purging como adaptação, é importante diferenciar o quadro de uma má reação. No primeiro caso, há apenas a limpeza da pele, enquanto na reação adversa há sinais de alergia e inflamação dos poros.

 

Mulher olhando inflamação no rosto no espelho

Quanto tempo dura o purging?

O purging pode surgir desde o primeiro uso ou se desenvolver na primeira semana de adaptação ao produto e se estender por três meses. Geralmente, nesse período, a pele já se adaptou ao ativo renovador e pôde expulsar as impurezas acumuladas na derme por completo, promovendo apenas uma manutenção.

Portanto, não se preocupe em saber como evitar o efeito purging, apenas em cuidar da pele enquanto ela passa pela renovação. Caso note uma persistência no efeito, é essencial consultar um dermatologista. 

Purging X breakout

No purging, as espinhas são apenas um sinal da limpeza na derme e aparecem onde você já costuma ter acne, em pústulas (com pus) ou pápulas (mais duras e avermelhadas). 

Já no breakout, há uma má reação negativa da pele ao ativo. Os poros ficam obstruídos, inflamados e mais inchados, e podem desenvolver espinhas dolorosas, que aparecem até onde não eram frequentes. Elas são mais císticas e precisam de um tratamento para serem reduzidas, ou seja, não há um período em que elas somem completamente sozinhas.

Para diferenciá-los, pense na prática: se você tem espinhas nas bochechas e na testa, mas elas começaram a aparecer de forma interna no queixo, por exemplo, é um sinal de atenção. Quando o organismo reage de forma diferente, é hora de pausar as aplicações e analisar o que pode estar causando a reação adversa.

Caso o uso do produto não seja interrompido, as espinhas continuam aparecendo e pode haver um surto de acne, caracterizado também pela mudança na textura da pele. Somente um dermatologista deve avaliar o quadro e receitar medicamentos ou cosméticos que tratem a inflamação e limpem a pele adequadamente.

Como amenizar e tratar esse processo?

Se você identificar, junto ao dermatologista, um quadro normal de purging na pele, e não breakout, ele pode ser amenizado com o skincare. Também não há motivos para se preocupar, pois ele some aos poucos. Nesse caso, não adianta parar de usar o produto e esperar o efeito sumir para retomar o tratamento, pois o processo de adaptação vai se repetir.

Tenha paciência e mantenha a rotina de skincare diária. Lembre-se de limpar o rosto com um produto adequado ao seu tipo de pele, para evitar o aumento da oleosidade e da produção de sebo, que pode intensificar o purging. Também opte por fórmulas calmantes e anti-inflamatórias, para desobstruir os poros e diminuir a acne. 

Presente na Emulsão de Limpeza da Creamy, a vitamina E, por exemplo, é um ativo com poder anti-inflamatório e efeito calmante em peles sensíveis. Ela pode ser complementada com a ação da niacinamida, encontrada em outros itens do catálogo, que controla a produção sebácea, enquanto hidrata a pele e diminui os poros dilatados.

Com o uso de ácidos, o protetor solar também não pode ser esquecido. Aplique-o diariamente para manter a pele protegida e evitar que a acne cicatrize com manchas causadas pela exposição aos raios UV. A sugestão de produto é o Watery Lotion com FPS 60, que ainda controla a oleosidade e uniformiza a pele. 

Cuide da pele com a Creamy!

Agora, você já sabe que não há motivos para se preocupar com o purging, pois é um processo natural. Como é preciso ter cuidado redobrado nessa fase, conte com as fórmulas inteligentes da Creamy, que melhoram a aparência e a nutrição da pele, tornando-a saudável de dentro para fora! 

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento