Dermatologista dá dicas de cuidados com a pele na menopausa

Dermatologista dá dicas de cuidados com a pele na menopausa

atualizado em publicado em 28 de julho de 2021 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que as alterações hormonais causadas pela menopausa podem fazer com que a pele envelheça mais rápido? Mas, calma, temos uma boa notícia: uma rotina de skincare feita com disciplina e produtos adequados é capaz de desacelerar o processo de envelhecimento nesta fase. Quer saber como? Confira as principais dicas de cuidados com a pele na menopausa!

Os efeitos da menopausa na pele

A menopausa é caracterizada pelo fim dos períodos menstruais, um marco importante na vida de todas as mulheres. Isso acontece por volta dos 50 anos, época de mudanças mais drásticas em nosso corpo, especialmente em nossa pele. 

Os principais sintomas da menopausa no corpo apresentam-se isolados ou em conjunto. Sensação de calor intenso, alteração de humor, diminuição ou perda da libido, insônia, palpitações, dores de cabeça e alterações cutâneas são os mais persistentes. 

“Entre os efeitos da menopausa na pele estão o ressecamento, a piora da flacidez, a perda de tônus, o afinamento epidérmico e o aumento da sensibilidade, o que aumenta a propensão aos sintomas de irritação e aparecimento das rugas”, afirma a Dra. Joana Lopes Souza, membro titular na Sociedade Brasileira de Dermatologia e na Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. 

No geral, essas mudanças podem ser sentidas já no período de transição para a fase não reprodutiva da mulher.

A dermatologista explica que “nesse período acontecem desequilíbrios hormonais que acabam por afetar diretamente a pele, o principal deles é a queda da produção de estrogênio”. Ela complementa: “a síntese de colágeno e elastina também cai, assim os tecidos dérmicos perdem a firmeza e o envelhecimento se torna mais visível”. 

Além disso, o enfraquecimento das unhas e a queda dos cabelos costumam ser consequências das alterações hormonais. Sendo assim, a reposição hormonal melhora a pele e outros efeitos incômodos. A Dra. Joana alerta ainda que “se não adotarmos cuidados na menopausa, como hábitos de vida saudáveis e uma rotina de skincare adequada, o envelhecimento pode acelerar”.

doutora joana

Dermatologista Joana Lopes Souza compartilha dicas importantes.

Dicas de cuidados com a pele na menopausa

A dermatologista Joana compartilhou 6 dicas de cuidados na menopausa que ajudam a manter a pele mais bonita, viçosa e saudável por mais tempo. 

1. Uso de filtro solar diariamente

A radiação solar é a maior vilã quando falamos de envelhecimento precoce. O recomendado é usar protetor todos os dias, reaplicando sempre que houver necessidade. O FPS deve ser de, no mínimo, 30.

2. Uso de antioxidantes

Os antioxidantes atuam contra os radicais livres, prevenindo a oxidação das células e auxiliando na proteção da pele. Ativos como vitamina C, vitamina E, ácido hialurônico e ácido ferúlico são os mais indicados.

3. Uso de hidratantes faciais e corporais

Não é novidade que a hidratação facial traz inúmeros benefícios. A dica é investir em um hidratante específico para seu tipo de pele, especialmente no caso das peles sensíveis ou oleosas. 

Hidratar a pele promove a melhora da textura, do viço e reforça a barreira cutânea, aumentando a proteção natural do organismo.

4. Ingestão hídrica adequada durante o dia

O consumo de água ajuda na eliminação de toxinas, além de prevenir os sinais de desidratação no corpo. É essencial consumir, em média, dois litros de água por dia. 

5. Alimentação saudável 

Aposte em uma dieta equilibrada e mais natural, rica em proteínas, ácidos graxos e antioxidantes.

6. Tratamentos para menopausa

Investir em procedimentos que estimulam a síntese de colágeno junto ao seu dermatologista de confiança é uma excelente opção. Entre os mais indicados estão o laser de CO2 fracionado, os bioestimuladores e a toxina botulínica.

Dicas de produtos para pele madura 

De forma geral, quais são os ativos e melhores produtos para pele durante a menopausa? A especialista responde prontamente: “vitaminas C e E, ácido hialurônico, glicólico e retinóico, principalmente”.

Os AHAs – como o glicólico, lático e mandélico – aceleram a renovação celular e possuem ação rejuvenescedora. Mas, lembre-se: conte sempre com a prescrição do seu dermatologista!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento