Cada tipo de pele requer uma atenção especial para manter uma aparência saudável e evitar a evolução de quadros indesejados ou o aparecimento de novas condições cutâneas. Os cuidados com o vitiligo, por exemplo, são essenciais para controlar a doença.
Ainda não sabe o que é vitiligo e como realizar a rotina de autocuidado nesse caso? A seguir, confira as dicas da Creamy para um skincare diurno e noturno adequado, e detalhes indispensáveis sobre essa condição com manchas características.
O vitiligo é uma doença que se caracteriza pela perda da coloração da pele em forma de lesões cutâneas de hipopigmentação. As manchas brancas têm tamanhos variados, espalham-se de forma irregular e costumam surgir primeiro nas extremidades, como mãos, pés, boca e nariz.
Segundo a estimativa da Fundação Internacional de Pesquisa em Vitiligo, o número de portadores da doença no mundo está entre 65 a 95 milhões. Geralmente, ela se desenvolve em pessoas com predisposição genética e é causada por uma alteração autoimune, em que o sistema imunológico ataca os melanócitos, o que diminui a quantidade de pigmento da região.
Apesar de ser um número grande, poucas pessoas manifestam sintomas além das manchas brancas. Nesses casos menos frequentes, é comum haver sensibilidade na região. Porém, em ambos, a pele fica mais propensa à queimadura de sol, já que está sem a melanina, responsável pela fotoproteção.
Assintomática ou não, a pessoa deve ser avaliada por um dermatologista a fim de iniciar o tratamento do vitiligo o mais brevemente possível. Com ajuda médica, é possível classificar a doença em dois tipos: segmentar ou não segmentar, em que as manchas aparecem em apenas um lado do corpo ou em ambos.
O diagnóstico clínico também é essencial para os cuidados com vitiligo, pois exige uma biópsia cutânea que confirme a ausência dos melanócitos. As análises sanguíneas realizadas ainda indicam a presença de outras doenças autoimunes que podem afetar o organismo simultaneamente.
Após esses passos iniciais, o paciente pode receber as orientações para estabilizar o quadro, para evitar que as lesões cresçam. Portanto, se você queria saber se o vitiligo tem cura, é hora de entender que, apesar de não haver, o uso de cremes e outros produtos pode ajudar a uniformizar a pele.
Ainda que cada tratamento seja individual, os cuidados com o vitiligo podem ser parecidos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as terapias convencionais se baseiam em loções, cremes de corticoides e fototerapia, em que há exposição aos raios ultravioleta com uso ou não de substâncias fotossensibilizantes.
A SBD também indica que outros medicamentos tópicos podem ser receitados, como alguns derivados de vitamina D e imunossupressores, que induzem a repigmentação da pele. Caso estas alternativas não apresentem respostas, pode-se pensar na despigmentação total da região afetada.
Em paralelo a essas etapas, é preciso se preocupar com a adaptação do skincare, pois existem produtos que devem ser evitados. Para isso, confira os cuidados com o vitiligo a cada etapa da rotina diurna e noturna!
Esta etapa deve ser feita com limpadores suaves, para evitar que a pele fique ainda mais sensibilizada e ressecada ou apresente maior produção de sebo. Normalmente, o mesmo dermocosmético de antes do surgimento das manchas pode ser mantido, desde que ele não tenha ácidos.
Os esfoliantes físicos e químicos devem estar longe das regiões afetadas pela hipopigmentação. Tais dermocosméticos abrasivos causam traumas que pioram a aparência da pele com vitiligo.
Assim como nos demais tipos de pele, a hidratação deve ser aliada do tratamento do vitiligo. Se você realizá-la duas vezes ao dia pelo menos, a barreira cutânea se mantém a umidade ideal e continua protegida. O Calming Cream da Creamy é uma das dicas para recompor a barreira cutânea e mantê-la hidratada, protegida contra os agentes externos e prevenir irritações.
Como a pele com manchas brancas está mais exposta ao sol, devido à menor fotoproteção por parte da melanina, o filtro solar se torna o melhor amigo do tratamento. Especialistas recomendam que o fator de proteção solar (FPS) seja maior que 50 e que, nos dias de praia, a reaplicação aconteça a cada hora e após os banhos de mar. O Watery Lotion da Creamy, por exemplo, tem fator de proteção 60 e pode ser utilizado em todos os tipos de pele, sem deixar resíduos brancos.
Assim como a recomendação geral, os portadores dessa condição precisam evitar a exposição em horários de maior intensidade dos raios UV, entre 10h e 14h. Com tais cuidados, não é preciso se preocupar com os dias de sol!
Por conta da sensibilidade, os tratamentos com ácidos muito fortes devem ser evitados, já que podem intensificá-la e mudar a textura da pele. Retinol e derivados, peróxido de benzoíla, ácidos glicólico, azelaico e kójico também não devem ser usados. Além disso, produtos com ativos clarificantes são vetados deste skincare.
Com esses cuidados com vitiligo, a pele pode se manter saudável e a condição controlada. Lembre-se de contar com ajuda de um médico dermatologista e utilizar dermocosméticos com fórmulas seguras e inteligentes, como os produzidos pela Creamy. Confira as opções e veja quais podem ser incluídas em seu skincare!
Hoje é um dia histórico para nós, a Creamy completa cinco anos de trajetória, temos…
A Vitamina C mais moderna do mercado acabou de chegar para ampliar o portfólio de…
Hoje inauguramos mais uma coluna aqui no nosso blog: o produto queridinho do mês💙 Neste…
Quem aí já teve que lidar com o ressecamento na boca? Isso acontece porque ela…
A pele nada mais é do que um reflexo do tempo, das emoções e dos…
Nos últimos dias presenciamos uma série de lançamentos. Por aqui, os nossos Lip Balms linha…