Cuidados com a pele seca: confira o passo a passo do skincare

Cuidados com a pele seca: confira o passo a passo do skincare

atualizado em publicado em 10 de agosto de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Um dos principais cuidados com a pele seca é a hidratação, que serve para mantê-la com um aspecto melhor. Porém, você sabe quais são as outras formas de cuidar desse tipo de pele?

Se seu rosto apresenta as características da pele seca, este conteúdo vai ajudar você a entender quais são os principais cuidados com ela. Pode parecer mais difícil cuidar dela, mas estamos aqui para mostrar que não é! Confira as dicas da Creamy e entenda!

Características de uma pele seca

As principais características da pele seca são a falta de luminosidade natural, a descamação, a vermelhidão, a eventual ardência, o tom mais esbranquiçado e a maior sensibilidade. Em alguns casos, podem aparecer manchas vermelhas em locais específicos do rosto. 

O que deixa a pele muito seca é a baixa produção das glândulas sebáceas e de ceramidas, que não fornecem a oleosidade natural para lubrificá-la. Algumas possíveis causas justificam esse ressecamento, como hormônios, banhos quentes ou predisposição genética.

Quais são os principais cuidados com a pele seca?

Além de manter uma rotina de skincare para pele seca — vamos explicar como fazê-la —, existem alguns cuidados importantes! Confira os detalhes de cada um deles.

Não use buchas de banho

Apesar de ajudar a esfregar o corpo, a bucha pode prejudicar muito a pele seca do seu rosto. Principalmente se for usada diariamente, ela pode remover as camadas que protegem a pele, deixando-a mais exposta. 

Seque o rosto com toalhas macias

Não adianta seguir uma rotina intensiva de skincare, tomando todos os cuidados com a pele seca do rosto, se você passar uma toalha áspera, com força, sobre a face. Realizar esse procedimento pode causar lesões, especialmente em uma área tão sensível. 

Fuja dos banhos muito quentes!

A água quente é uma grande vilã para a pele seca, já que retira a oleosidade do rosto, especialmente se o banho for demorado. O resultado é uma pele ressecada, sem brilho natural. Então, prefira a temperatura morna ou banhos mais rápidos em dias frios.

Abuse da hidratação

A hidratação é uma das etapas principais do skincare. No entanto, para a pele seca, o hidratante pode ser utilizado ao longo do dia, não somente em um momento específico. 

Como explica o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia, “o hidratante pode ser aplicado em qualquer momento da rotina, sempre que sentir necessidade: se a pele estiver com sensação de repuxamento, descamação ou sensibilidade. Aposte em maior hidratação, principalmente nos dias frios”.

cuidados com a pele seca interna1

Use produtos indicados para a pele seca

Na hora de definir os produtos utilizados no dia a dia junto ao dermatologista, escolha os indicados para seu tipo de pele. Assim, dê preferência ao sabonete para pele seca e sensível do rosto, por exemplo. 

Cuidados com o corpo em geral

Outras dicas válidas sobre como tratar a pele seca, que beneficiam o corpo todo, são: beber bastante água, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, evitar o tabagismo e consumir menos álcool.

Skincare para pele seca 

Não basta escolher os melhores produtos para pele seca, é preciso saber em que etapa do skincare utilizá-los. Por isso, vamos explicar como os cuidados devem ser feitos. Lembre-se de que é necessário pedir a orientação do dermatologista! 

Antes de tudo, o Dr. Luiz Romancini ressalta a importância de escolher itens adequados: “a melhor rotina para pele seca é apostar em produtos voltados para ela. Evite ingredientes que reduzem a oleosidade, pois podem contribuir para o ressecamento, agravando a situação”.

Abaixo, veja os passos dos cuidados com a pele seca do rosto.

  • Limpeza do rosto: sempre faça a limpeza com água morna ou fria e sabonete para pele seca, de fórmula leve e suave. Esta é a etapa de preparação da pele;
  • Hidratação: como já foi dito, a hidratação é a principal forma de cuidar do ressecamento da pele, pois a mantém equilibrada, reforçando a barreira de proteção natural. O Intensive Repair Cream é o hidratante mais indicado para peles secas e extremamente sensíveis, pois possui textura cremosa e emoliente, que promove uma hidratação potente e duradoura enquanto auxilia no tratamento da sensibilidade e vermelhidão. O Calming Cream da Creamy também é uma boa escolha, porque é indicado para peles sensíveis ou sensibilizadas, atuando contra os sintomas de irritação;
  • Ácidos: uma boa dica é optar por ácidos mais suaves, como o Lático. Além de esfoliar suavemente, ele ajuda a hidratar, prevenindo o ressecamento. Vale lembrar que os AHAs (alfa-hidroxiácidos) devem ser utilizados preferencialmente à noite;
  • Protetor solar: finalize sua rotina diurna de cuidados com a pele seca protegendo-a com um filtro solar de FPS a partir de 50, especialmente se seu rosto é ainda mais sensível. 

Além de todas essas etapas, a esfoliação com creme para pele seca ajuda a melhorar o aspecto do ressecamento. Para não agredi-la, o intervalo pode ser um pouco maior, de acordo com as orientações do seu médico. 

Veja mais dicas e cuidados da Creamy!

Viu só? Aqui no blog da Creamy, temos muitas dicas para ajudar no seu dia a dia. Além dos cuidados com a pele seca, você pode aprender como cuidar de um rosto oleoso. Publicamos vários conteúdos completos para as principais informações de skincare chegarem até você. Confira!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento