Cravos no rosto: o que os causa e como se livrar deles?

Cravos no rosto: o que os causa e como se livrar deles?

atualizado em publicado em 29 de abril de 2022 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

O tipo mais comum da acne é o grau 1, que também é conhecido como acne comedônica ou não inflamatória. Ela é caracterizada pelos famosos cravos no rosto e costuma ter início durante a puberdade, quando o corpo passa por uma série de alterações hormonais.

Mesmo que estejam presentes na pele da grande maioria das pessoas, os cravos podem causar muito incômodo e, se estiverem inflamados, tornam-se espinhas, que incomodam ainda mais. Então, qual é a solução para esse problema? Aprenda os melhores tratamentos a seguir, com a Creamy!

Afinal, o que são cravos?

O termo “acne” pode assustar muitas pessoas; o termo “doença”, ainda mais. Porém, a realidade é que os famosos cravos na pele, dermatologicamente chamados de comedões, são um tipo de acne vulgar, uma doença cutânea muito comum e não contagiosa.

É mais comum observarmos cravos no rosto, mas essa não é a única área que pode ser afetada com o problema. As costas, por exemplo, são um local em que esses comedões também costumam aparecer. Contudo, é importante notar que nem sempre as causas do surgimento são as mesmas.

“Existem várias razões para os comedões se desenvolverem na pele”, conta o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia. “Por isso, é preciso investigar a origem do problema para direcionar o tratamento corretamente”. 

Cravos abertos

Todos conhecemos aquelas famosas pontinhas pretas que aparecem em nosso rosto. Esses são os cravos abertos, que adquirem essa coloração por meio de um processo natural: a oxidação. Ela acontece porque a substância que fez o poro entupir fica exposta ao ar, causando o escurecimento.

Cravos fechados

Os cravos fechados, por sua vez, são aqueles que têm uma “cobertura” de pele por cima, também chamados de cravos internos. Eles são mais difíceis de detectar, mas deixam uma elevação e uma marca branca no rosto, mais notáveis quando a pele é esticada.

O que causa os cravos?

Abertos ou fechados, você já se perguntou por que os cravos no rosto aparecem? Infelizmente, não existe um só motivo que podemos pontuar. “Cada pele é única, por isso só a examinação de um dermatologista pode determinar a causa dos comedões”, explica Dr. Luiz.

profissional fazendo uma limpeza de pele profunda para livrar cliente de cravos no rosto.

No entanto, alguns fatores mais comuns podem ser listados e ajudam na formação desses cravos e espinhas no rosto. São eles:

  • desequilíbrio hormonal: o principal causador da acne na puberdade. Durante esse período, o corpo passa por diversas mudanças que podem levar ao aparecimento de comedões; 
  • estresse: o estresse pode levar a pele a ter reações indesejáveis, como acne e até problemas mais graves;
  • predisposição genética: a acne pode aparecer como uma condição hereditária;
  • impurezas: as impurezas do dia a dia, como a poluição, podem se acumular nos poros, causando o entupimento deles e levando ao problema; 
  • oleosidade ou queratinização em excesso: muito sebo ou queratina também levam à obstrução dos poros, que é o principal fator causador dos comedões.

Além desses, existem outros motivos que estão diretamente ligados aos fatores de agravamento. Uma dieta não balanceada, por exemplo, pode levar ao desequilíbrio das funções corporais. Pessoas que menstruam também podem sofrer com períodos em que os hormônios podem agravar a acne.

Os tipos de pele e os cravos

Uma das ideias mais difundidas sobre espinhas e cravos, de maneira geral, é que apenas pessoas de pele oleosa sofrem com esse problema. Porém, é importante entender que isso não é verdade, pois os comedões acometem qualquer tipo cutâneo.

“O fato de peles oleosas terem mais incidência de acne se dá pelo excesso de sebo produzido, o que facilita o acúmulo e a obstrução dos poros”, clarifica o Dr. Luiz. “Outros fatores, como a hiperqueratinização, podem fazer outros tipos de pele também sofrerem a condição”.

Como evitar e se livrar dos cravos?

Atualmente, há diversas maneiras de tratar cravos já existentes e evitar o aparecimento de novos. A melhor delas é manter uma rotina saudável, alimentando-se bem, tomando bastante água e tendo os cuidados diários necessários com a sua pele.

No entanto, nem sempre isso é suficiente para remover os cravos completamente. Por isso, a consulta e o acompanhamento de um dermatologista são essenciais para um tratamento com efeitos positivos. “É a única maneira de obter um resultado satisfatório sem agredir a pele”, complementa Dr. Luiz.

Os tratamentos mais indicados contra os cravos no rosto podem variar, indo de uma limpeza de pele profunda, passando pela adição de produtos à rotina de skincare e chegando até ao uso de produtos medicamentosos. Todos devem ser feitos e/ou recomendados por um profissional treinado e capacitado.

O uso de AHAs e BHA, como ácido mandélico, glicólico, lático ou salicílico, também pode ajudar. Lembre-se de que eles devem sempre estar acompanhados dos pilares do skincare: limpeza, hidratação e proteção. 

Por último, mas não menos importante: não tente tirar cravos do rosto por conta própria! A tentação é grande, mas as consequências de espremer comedões podem ser graves e causar danos permanentes à sua pele e à sua saúde. Conte com a ajuda de um profissional!

Cuidados contra cravos é com a Creamy

Se você está sofrendo por causa dos terríveis comedões, não se preocupe: a Creamy conta com produtinhos que podem ser ideais para o seu tratamento. Por isso, não deixe de conferir nosso catálogo e aproveitar todas as nossas opções!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento