Cotovelo seco: como manter a região hidratada?

Cotovelo seco: como manter a região hidratada?

atualizado em publicado em 17 de agosto de 2023 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

Algumas regiões do corpo tendem a sofrer mais com o ressecamento da pele. Entre elas, o cotovelo é uma área muito sensível aos efeitos externos, como temperatura, atrito e desidratação. No entanto, existem formas simples de tratar o famoso cotovelo seco no dia a dia.

Ainda que seja um problema comum, o cotovelo ressecado e escuro causa incômodo. Por esse motivo, a seguir, a Creamy conta quais são as melhores formas de cuidar da região e mantê-la hidratada.

Por que a pele do cotovelo é mais seca?

O cotovelo tende a ficar mais ressecado por alguns fatores. Primeiro, por ser articulada, essa região é enrugada e apresenta dobras. Essas características garantem a amplitude dos movimentos, mas também tornam a pele mais espessa.

Além disso, a área do cotovelo não possui tantas glândulas sebáceas, responsáveis pela produção do óleo natural do corpo que lubrifica a pele. Consequentemente, ela praticamente não produz hidratação própria.

Outro motivo para o surgimento do cotovelo ressecado é o contato constante dessa parte do corpo com superfícies firmes, como mesas e cadeiras. Dentre todas as partes do corpo, é uma das que mais sofre com o atrito.

Como tratar o cotovelo seco com bodycare?

Um dos principais cuidados para tratar o ressecamento no cotovelo é caprichar na hidratação. Para isso, sempre busque produtos que contenham ativos com alto poder hidratante na composição, como a ureia, o pantenol e a manteiga de karité, por exemplo.

A seguir, veja como você pode tratar o cotovelo seco com uma rotina simples de cuidados pessoais. Também aproveite para aplicá-los em todo o corpo e mantê-lo hidratado e bem-cuidado por inteiro.

Mulher aplicando hidratante no cotovelo seco.

Mantenha uma rotina de esfoliação

O ressecamento não é o único problema que atinge a região do cotovelo. Outra queixa comum é o escurecimento da área, geralmente causado pelo acúmulo de células mortas.

A esfoliação é um passo essencial para evitar o cotovelo escuro e seco. Para realizá-la, os esfoliantes físicos, que possuem grânulos na composição, são boas opções. Porém, lembre-se de utilizá-los somente uma ou duas vezes por semana, para não prejudicar a barreira cutânea.

Escolha um esfoliante químico

Outra boa opção é investir em esfoliantes químicos, como o Ácido Lático. Além de promover uma esfoliação suave e uma renovação cutânea, ele apresenta um poder hidratante. Nesse caso, utilize o produto apenas durante a noite, remova-o com sabonete no dia seguinte e passe protetor solar em seguida.

Hidrate a área diariamente

A chave para evitar um cotovelo muito ressecado é se dedicar diariamente à hidratação dessa área. Isso porque ela é bastante sensível e perde água com facilidade. Para isso, opte por produtos com bons ativos hidratantes.

Sempre utilize um bom hidratante depois do banho e, se for possível, reaplique-o antes de dormir, para agir durante a noite. O novo hidratante Calming Body Cream da Creamy possui a concentração ideal de ativos para a pele e foi desenvolvido especialmente para regiões ressecadas.

Aumente a ingestão de água

O brilho da pele vem de dentro para fora, portanto não adianta muito manter o corpo hidratado com produtos se a ingestão de água está insuficiente. Existe um cálculo simples para saber quanta água beber por dia: a cada quilo de peso corporal, são necessários 35 ml do líquido.

Lembre-se do protetor solar

O filtro solar não deve ser utilizado somente na praia ou só no rosto durante o dia a dia. A pele do corpo também precisa de proteção constante, especialmente para evitar o escurecimento de regiões sensibilizadas, como o cotovelo. Então, invista em uma versão com FPS30 ou mais e aplique-a diariamente.

Como proteger a pele do atrito?

Como mencionamos, o atrito é um dos vilões quando falamos sobre cotovelos ressecados. Por isso, sempre que for possível, proteja a pele da região, seja durante o trabalho, seja na prática de exercícios físicos.

Pessoas que passam muito tempo usando o computador, por exemplo, podem utilizar apoios de braço macios para evitar o contato direto com a mesa. Também opte por roupas soltas com tecidos leves e naturais, pois os mais pesados geram maior atrito.

De forma geral, não há motivos para se preocupar com o cotovelo seco. Conforme explicamos, a área é naturalmente mais seca por vários fatores. Entretanto, algumas doenças crônicas e/ou cutâneas, como eczema, psoríase e diabetes, podem causar níveis mais altos de ressecamento na região.

Caso você note que os cuidados diários não estão apresentando resultados, consulte um dermatologista para avaliar os sintomas.

Capriche na hidratação do cotovelo seco com a Creamy

Agora que você sabe todos os segredos para tratar o cotovelo seco, que tal organizar uma rotina completa de cuidados para a pele? Conte com as fórmulas inteligentes da Creamy para seu momento de autocuidado.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento