Como lavar o rosto de maneira correta? Veja o passo a passo!

Como lavar o rosto de maneira correta? Veja o passo a passo!

Atualizado em Apr 18, 2022 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

Ao iniciar os cuidados com a pele, aprendemos que existem três principais: limpeza, hidratação e proteção. Como a base de qualquer rotina de skincare está na limpeza, é fundamental aprender como lavar o rosto corretamente para os demais passos serem eficientes.

Vale lembrar que a principal função da nossa pele é a proteção, por isso ela acumula bastante sujeira ao longo do dia. Dessa maneira, é fundamental eliminar essas impurezas antes de seguir com os cuidados cutâneos. Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Por que lavar o rosto?

Muitas pessoas acreditam que a limpeza não é um passo fundamental para o skincare, sendo até danosa. De fato, lavar o rosto de maneira incorreta ou excessiva pode causar danos, mas isso não significa que devemos pular essa parte do nosso cuidado diário.

Isso porque a pele acumula muitas impurezas, tanto a partir de agentes externos quanto do próprio organismo. Então, sem a limpeza constante, essas sujeiras continuam a ser depositadas sobre nossos poros, o que pode ter consequências desagradáveis.

Também chamados de folículos pilosos, os poros são por onde o sebo natural da pele é expelido. Se eles ficam obstruídos, não há por onde o sebo escapar, de modo que ele se acumula sob a nossa camada mais externa da pele, a epiderme.

Esse é um dos principais fatores causadores da acne, especialmente em peles mais oleosas. Além de cravos e espinhas, outro problema que essas impurezas podem causar são as doenças de pele com origem bacteriana, como as infecções. 

Mesmo se você tem o costume de fazer skincare, mas não lava o rosto, seus cuidados não serão tão efetivos quanto aqueles com a pele limpa. Por isso, a limpeza é considerada um cuidado fundamental, que deve ser levado muito a sério.

Como fazer a limpeza corretamente

Mesmo sabendo por que é necessário lavar o rosto, é possível se deparar com outro problema: não fazer o cuidado corretamente. Parece uma parte simples da rotina, mas é muito importante certificar-se de que ela está sendo eficaz. Por isso, a Creamy preparou um passo a passo completo para você seguir!

1. Entenda a sua pele e a sua rotina

O primeiro passo para fazer uma limpeza facial correta é entender as necessidades que a sua pele apresenta. Não é recomendado, por exemplo, que uma pessoa de pele seca utilize o mesmo sabonete para lavar o rosto que uma pessoa de pele oleosa.

Cada tipo cutâneo exige um cuidado específico, por isso, se você tiver dúvida a respeito do seu, consulte um dermatologista. O profissional ajuda você a criar uma rotina personalizada de acordo com o que precisa.

O mesmo vale para rotinas diferentes: se usa muita maquiagem ou vive em um local poluído, muito provavelmente, você vai precisar utilizar mais de um produto para limpar o rosto de maneira satisfatória.

2. Escolha seu produto higienizador

Se você tem o costume de lavar o rosto só com água, é melhor descartar esse hábito. Isso porque, por mais que a água seja parte essencial da limpeza, ela não é capaz de realmente eliminar as impurezas da pele. 

mulher com espuma no rosto após lavar o rosto.

Por isso, após entender as necessidades da sua pele, é hora de escolher o produto ideal para ela. Recomendamos que você faça isso junto ao seu dermatologista, mas dois pontos fundamentais a considerar são:

  • pele seca ou normal: esse tipo cutâneo pode sofrer muito com a falta de hidratação, por isso é importante escolher um produto leve, que não vá ressecar;
  • pele oleosa ou mista: nesses casos, a pele já consegue repor a hidratação natural necessária e até pode exagerar um pouco na produção de sebo. Dessa maneira, produtos que ajudem a controlar a oleosidade são recomendados.

Como mencionamos, fatores de rotina também podem influenciar a escolha de produtos. Por vezes, a técnica de double cleanse (limpeza dupla) é indicada. Como o nome sugere, é como se você lavasse o rosto duas vezes: uma vez com um limpador à base de óleo e outra com seu produto diário.

3. Aplique o produto

Com seu(s) produto(s) em mãos, é hora de começar a limpeza! Lembre-se de que o recomendado é lavar o rosto tanto na rotina de skincare diurna quanto na noturna. Mesmo que não pareça, quando acordamos, nosso rosto está cheio de impurezas que precisamos eliminar para começar o dia.

Pela manhã, utilize apenas seu sabonete facial diário — é muito importante ter um produto específico para lavar o rosto! Não tente utilizar sabonetes de banho para esse cuidado. Esfregue delicadamente o produto sobre o rosto, utilizando movimentos circulares, com a mão ou um acessório de limpeza facial.

Em seguida, enxágue com água em abundância. Evite lavar o rosto com água quente, pois isso pode ressecá-lo. Use água fria ou em temperatura ambiente, certificando-se de que todo o produto foi retirado da pele.

À noite, se você acredita que o double cleanse é necessário e indicado para o seu tipo de pele, comece pelo limpador à base de óleo. Ele vai “quebrar” todas as impurezas mais difíceis de tirar da superfície da sua pele, pois ele é capaz de remover e dissolver toda oleosidade, incluindo maquiagens mais pesadas. 

Depois de usar seu limpador a base de óleo, enxague o rosto e lave-o normalmente com seu sabonete preferido 

Seus cuidados diários com a pele estão na Creamy!

Após lavar o rosto, não se esqueça de finalizar seu skincare com seus produtos favoritos que você encontra aqui, na Creamy. Oferecemos o melhor em limpeza, tratamento e hidratação para você ficar ainda mais bonita!

(Visited 609 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#