Como cuidar das camadas da pele? Entenda!

Como cuidar das camadas da pele? Entenda!

Atualizado em Dec 13, 2021 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

A pele é o maior e mais pesado órgão do corpo humano. Ela também é essencial para nossa sobrevivência, pois age como barreira protetora contra bactérias e vírus, e atua na termorregulação. As camadas da pele também são responsáveis pelas funções sensoriais como tato, pressão, frio e calor. 

Para cuidarmos com eficácia da funcionalidade da nossa pele, é necessário entender quais são as camadas dela e o que cada uma delas precisa. Sendo assim, vamos descobrir um pouco mais sobre elas e os cuidados necessários. 

Quais são as camadas da pele? 

A formação da pele engloba várias divisões, entre elas: glândulas (sebáceas e sudoríparas), poros (responsáveis por expelir o suor), camada córnea e papilas dérmicas. Cada uma dessas é responsável por uma das funções da pele. 

Porém, você já se perguntou quantas camadas tem a pele? A estrutura pode ser definida em três camadas principais: hipoderme, derme e epiderme. Cada uma executa uma função e, juntas, elas configuram o maior órgão do corpo humano. 

Epiderme 

Sendo a camada mais superficial, a epiderme nos protege contra toxinas, bactérias e perda de líquidos. Ela é formada por várias subcamadas de células chamadas queratinócitos. 

Produzidas na camada mais profunda (basal), estas células passam por um processo chamado queratinização, ou seja, migram em direção à superfície e, a partir daí, amadurecem e sofrem mudanças. Na epiderme, também ficam os melanócitos, células produtoras de melanina, que dão cor à pele.

Derme 

A derme, camada intermediária, é composta por fibras de colágeno – proteína responsável pelo equilíbrio, pela elasticidade e pela tonicidade. Trata-se de uma parte essencial para a estética do órgão, tanto na juventude quanto na velhice. 

Além disso, ela abriga os folículos pilosos e os nervos sensitivos, que recebem estímulos do cérebro e os traduzem em sensações como cócegas, frio, vibração, etc. A raiz das glândulas (sudoríparas e sebáceas) também está localizada na derme e faz parte da estrutura dos poros. 

Hipoderme

Conhecida também como tecido subcutâneo, a hipoderme é a terceira camada, a mais profunda em relação a derme e epiderme. Ela não é considerada pele de fato, já que é formada por fibras de colágeno, vasos sanguíneos e células adiposas, cuja quantidade varia de pessoa para pessoa. 

camadas da pele

Como cuidar das camadas da pele 

Apesar de existirem três partes, é necessário enxergá-las como um componente só na hora de cuidar. Isso porque todas necessitam dos mesmos cuidados básicos e funcionam em conjunto para realizar as funções necessárias 24 horas por dia.

Assim, vamos conferir alguns hábitos necessários para manter a saúde da epiderme, derme e hipoderme

Limpeza

O primeiro passo das rotinas de skincare é a limpeza, extremamente necessária para garantir uma boa higiene das camadas da pele. 

É recomendado fazer duas limpezas por dia, uma matinal e outra noturna. Isso evita o acúmulo de oleosidade, sebo e poluição, além de agentes infectantes, resíduos de maquiagem, poeira e qualquer outra partícula que tenha ficado sobre o rosto.

Hidratação

Outro passo superimportante quando falamos do cuidado com as 3 camadas da pele é a hidratação. Ela é responsável por prevenir descamação, ressecamento, irritações e infecções, além de garantir a proteção da camada cutânea. 

A função estética também fica por conta dos hidratantes, que são responsáveis pela aparência, viço e beleza. Para isso, é indicado pesquisar que tipo de hidratante mais combina com o seu tipo de rosto. Os produtos calmantes, como o Hidratante Calmante, são ideais para garantir hidratação sem irritação. 

Proteção Solar

A proteção solar é um dos fatores mais importantes para garantir a saúde das camadas da pele do corpo inteiro. Isso porque a exposição ao sol pode causar diversas alterações na derme, desde pintas, sardas e rugas até tumores e melanomas.

Cuidados diários 

Além dos cuidados básicos, é recomendado tomar algumas ações diárias para garantir que a pele cumpra todas as funções dela em total capacidade. O uso de um kit de skincare, que traz todos os nutrientes necessários à derme, é uma maneira prática de fazer isso no dia a dia. Além disso, o consumo de água e uma boa alimentação são essenciais para a aparência e saúde. 

Incremente seu skincare com produtos Creamy!

Agora que você já sabe quais são as camadas da pele, suas funções e como garantir a saúde delas, confira as demais dicas sobre skincare e rotinas de beleza no nosso blog

Aproveite para complementar a sua rotina de cuidados com produtos ideais para o seu tipo de pele. Para isso, dê uma olhadinha nos tratamentos disponíveis em nosso site e encontre o perfeito para você!

(Visited 85 times, 1 visits today)

compartilhe esse conteúdo:

Creamy

comentários

Copyright © Creamy 2022. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
#