Quais são as camadas da pele e como mantê-las saudáveis?

Quais são as camadas da pele e como mantê-las saudáveis?

atualizado em publicado em 9 de maio de 2023 nenhum comentário DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

A pele é o maior e mais pesado órgão do corpo humano. Ela também é essencial para a sobrevivência, pois age como barreira protetora contra bactérias e vírus, e atua na termorregulação. As camadas da pele ainda são responsáveis por funções sensoriais, como tato, pressão, frio e calor. 

Pensando nisso, para cuidar com eficácia de todas as funções da pele, é necessário entender o papel e as necessidades das camadas que a compõem. O blog da Creamy preparou um conteúdo especial sobre os cuidados ideais. Confira!

Quais são as camadas da pele? 

A formação da pele engloba várias divisões: glândulas (sebáceas e sudoríparas), poros, camada córnea e papilas dérmicas. Para organizá-las, estruturamos o órgão em três camadas principais: epiderme, derme e hipoderme

Epiderme 

Sendo a camada externa da pele, a epiderme nos protege contra toxinas, bactérias e perda de líquidos. Ela é formada por várias subcamadas de células chamadas queratinócitos. 

Produzidas na parte mais profunda da epiderme, chamada de camada basal, estas células passam por um processo chamado queratinização. Conforme amadurecem, elas migram em direção à superfície e descamam. Para isso, passam por todas as outras camadas da epiderme: espinhosa, granulosa e córnea.

Na epiderme, também ficam os melanócitos, células produtoras de melanina que dão cor à pele e nos protegem dos raios solares. Assim como os queratinócitos, eles são produzidos na camada basal.

Derme 

A segunda entre as camadas da pele é a derme, composta por fibras de colágeno – proteína responsável pela elasticidade e pela firmeza. Trata-se de uma parte essencial para a estética do órgão, tanto na juventude quanto na velhice. 

Além disso, ela abriga os folículos pilosos e os nervos sensitivos, que recebem estímulos do cérebro e os traduzem em sensações, como cócegas, frio, vibração, etc. A raiz das glândulas (sudoríparas e sebáceas) também está localizada na derme e faz parte da estrutura dos poros. 

Hipoderme

Conhecida também como tecido subcutâneo, a hipoderme é a terceira camada, a mais profunda em relação a derme e epiderme. Cientificamente, ela não é considerada pele, mas sim um tecido, já que é formada por fibras de colágeno, vasos sanguíneos e células adiposas, cuja quantidade varia em cada pessoa e em regiões diferentes do corpo.

camadas da pele

Como cuidar das camadas da pele?

Apesar de existirem três partes, é necessário enxergar as camadas da pele como um componente só, porque todas necessitam dos mesmos cuidados básicos e funcionam em conjunto, para realizar as funções necessárias durante todo o dia.

Limpeza

O primeiro passo das rotinas de skincare é a limpeza. Ela é muito necessária para garantir uma boa higiene e retirar as impurezas que se acumulam durante o dia, internas ou externas.

É recomendado fazer duas limpezas por dia, uma matinal e outra noturna. Isso evita o acúmulo de oleosidade, sebo e poluição, agentes infectantes, resíduos de maquiagem, poeira e outras partículas que tenham ficado sobre o rosto.

Lembre-se de optar pelo limpador ideal para seu tipo de pele. O Gel de Limpeza é indicado para rostos mistos e oleosos, inclusive os mais sensíveis. Já a Emulsão de Limpeza é recomendada para peles normais a secas.

Hidratação

Outro passo superimportante quando falamos do cuidado com as três camadas da pele é a hidratação. Ela é responsável por prevenir descamação, ressecamento, irritações e infecções, além de garantir a proteção da camada cutânea. 

A função estética também fica por conta dos hidratantes, que melhoram a aparência, o viço e a beleza. Para isso, é indicado pesquisar que tipo de hidratante mais combina com seu tipo cutâneo – sensível, oleoso, seco ou misto. 

Proteção solar

A proteção solar é um dos fatores mais importantes para garantir a saúde das camadas da pele do corpo inteiro. Isso porque a exposição ao sol pode causar diversas alterações na derme, desde pintas, sardas e rugas até tumores e melanomas.

Lembre-se de que, como parte da sua rotina de skincare diária, o protetor solar também pode (e deve) oferecer cuidados especiais. O Protetor Solar FPS 60 Watery Lotion da Creamy é não comedogênico, tem toque seco, uniformiza o tom da pele e apresenta rápida absorção.

Cuidados diários 

Além dos cuidados básicos, é recomendado tomar algumas ações diárias para garantir que a pele cumpra todas as funções em total capacidade. O uso de um kit de skincare, com todos os nutrientes necessários para ela, é uma maneira prática de inserir isso no dia a dia. O consumo de água e uma boa alimentação também são essenciais para a aparência e a saúde cutâneas. 

Incremente seu skincare com produtos Creamy!

Agora que você já sabe quais são as camadas da pele, quais funções elas têm e como garantir a saúde delas, confira as demais dicas sobre skincare e rotinas de beleza no blog da Creamy. 

Aproveite a visita para complementar sua rotina de cuidados com produtos ideais. Para isso, dê uma olhadinha nos tratamentos disponíveis no site e encontre o perfeito para você

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento