Comedões: o que são e como tratar?

Comedões: o que são e como tratar?

atualizado em publicado em 7 de outubro de 2021 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

Já apareceram no seu rosto aqueles pontinhos escuros ou brancos que você conhece pelo nome de cravos? Saiba que eles são os famosos “comedões” e são muito comuns!

Quem tem mais oleosidade no rosto está predisposto a ter mais acne e comedões na pele, mas eles podem aparecer em outros tipos de pele também e isso é totalmente normal. Por isso, a Creamy trouxe todas as informações a respeito desse incômodo tão comum em nossas vidas. Confira!

O que são comedões?

Os cravos são formados na pele por causa do acúmulo de sebo nos folículos, como explica o Dr. Luiz Romancini, médico especialista em dermatologia. “Chamamos de poro a abertura que o folículo piloso tem na pele. Em outras palavras, quando o poro é obstruído, o folículo fica repleto de sebo formando o cravo”.

Além de explicar o que são comedões, o especialista diz que existem dois tipos de “cravos”: abertos e fechados. “Eles podem ser abertos, que se apresentam como pontos pretos na pele ou fechados, que ficam como pontinhos brancos”. Vamos detalhar um pouco mais sobre essas duas especificidades.

Comedões abertos

Os comedões abertos são os mais conhecidos, pois eles são chamados de cravos. Esse tipo de comedão tem cor preta, devido à oxidação causada pelo acúmulo de sebo, queratina e células. Tudo isso acontece dentro do poro aberto, ou seja, dentro de um folículo. 

Comedões fechados

Já os comedões fechados são bolinhas brancas pequenas causadas por um acúmulo de sebo dentro dos poros, que tem uma camada de células e de queratina na superfície, deixando o aspecto de pequenas bolinhas salientes com conteúdo branco – que é o sebo retido dentro do folículo. 

Quais são as principais causas para o aparecimento de comedões?

“Os comedões abertos e fechados são característicos de peles oleosas e acneicas”, explica o especialista. Porém, outros fatores podem contribuir para a formação deles.

A poluição do ar, que está em contato constante com a pele, e a retirada incorreta dos resíduos de maquiagem podem favorecer o aparecimento dos cravos. Além desses fatores, a ausência de cuidados diários com o rosto pode promover o aparecimento de comedões pelo entupimento dos poros. 

Como evitar e tratar os comedões?

Não há como fugir da rotina diária de cuidados específicos para cada tipo de pele. “A melhor maneira tanto de tratar quanto de prevenir o aparecimento de comedões é utilizar skincare para pele oleosa”, explica o Dr. Luiz. 

Você pode usar os AHAs e BHA para potencializar a sua limpeza na pele diária, pois eles previnem o entupimento dos poros. “O uso de esfoliantes químicos como os ácidos fazem os comedões serem expulsos naturalmente”, afirma o especialista. 

O BHA, ou Ácido Salicílico, age em várias etapas da formação dos comedões: realiza a esfoliação química superficial da pele enquanto remove o excesso de oleosidade. Com o uso prolongado, ele é capaz de reduzir a atividade da glândula sebácea. Somado ao efeito anti-inflamatório e antibacteriano, isso o torna perfeito para quem deseja se livrar dos comedões e dos poros dilatados. Além disso, o ácido salicílico previne e melhora lesões de acne. 

comedões

“Para prevenção de novos cravos ou comedões, é importante remover o excesso de oleosidade da pele com limpadores adequados à pele oleosa e apostar em skincare com ingredientes seborreguladores, como a niacinamida”, diz o médico. A longo prazo, esse ingrediente controla a produção de sebo pela pele com eficácia.

Posso espremer os cravos?

Um gesto bastante realizado por algumas pessoas ao notar a presença de cravos na pele é espremê-los, mas isso ajuda ou prejudica a pele? Acredite, você não deve fazer isso em momento algum. 

Espremer um cravo ou até mesmo uma espinha causa lesões na pele. Isso pode resultar em manchas e cicatrizes difíceis de remover ou permanentes. O ideal é apostar no skincare, com toda a orientação de um especialista!

Como realizar um skincare para pele oleosa?

Fazer um skincare não tem muito segredo, a sequência dos processos pode ser a mesma para todos os tipos de pele. O que vai mudar é o produto usado, por exemplo: uma pele oleosa precisa de itens específicos para regular a oleosidade. 

Então, se você é desse time, que sofre com a oleosidade em excesso, aí vão algumas dicas para seu skincare noturno:

  • Lave bem o rosto, removendo todas as impurezas e resíduos;
  • Use uma solução tônica com propriedades seborreguladoras, como a de ácido salicílico da Creamy;
  • Hidrate bem, para manter a pele com uma textura equilibrada;
  • Use AHAs da Creamy, como o Lático e o Mandélico, que são ótimos para a pele oleosa.

Com esses cuidados diários, você vai perceber sua pele melhor a cada dia!

Escolha o seu produto Creamy!

Os comedões podem ser um verdadeiro incômodo para todos. Como você viu em nosso conteúdo, algumas medidas fazem toda a diferença para evitá-los. Então, comece a usar o seu Creamy favorito na sua rotina de skincare e veja os benefícios incríveis para seu rosto!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento