Chocolate causa espinha? Dr. Luiz tira dúvidas e dá dicas para se livrar da acne

Chocolate causa espinha? Dr. Luiz tira dúvidas e dá dicas para se livrar da acne

atualizado em publicado em 15 de abril de 2022 nenhum comentário CIÊNCIA
Tempo de leitura: 4 minutos

O chocolate é um alimento polêmico quando o assunto é saúde e beleza da pele. Isso porque é bastante comum ouvir que ele favorece o surgimento da acne. Afinal, quem nunca exagerou na ingestão dessa delícia e teve surpresas desagradáveis no rosto? Será que chocolate causa espinha mesmo? 

Para tirar todas as dúvidas sobre o assunto, elaboramos este artigo em parceria com o Dr. Luiz Romancini, médico pós-graduado em dermatologia e cofundador da Creamy. Ele explica como o chocolate age no organismo e também dá dicas importantes para se manter longe da acne. Descubra, de uma vez por todas, se chocolate causa espinhas!   

Chocolate causa espinha: mito ou verdade?

Chocolate dá espinha? De acordo com o Dr. Luiz, afirmar que o chocolate causa acne por si só é um mito. No entanto, ele alerta que o alimento pode sim estar relacionado ao aumento de espinhas se for consumido em excesso e/ou por pessoas predispostas, devido ao alto índice glicêmico.

“É sabido que dietas hiperglicêmicas, ou seja, ricas em açúcares, pioram o quadro de acne em indivíduos predispostos. Sendo assim, as espinhas tendem a aparecer em pessoas que já tem acne ou propensão à acne, caso elas tenham o hábito de consumir muito açúcar diariamente”. 

Apesar de ser considerado um vilão da pele, até hoje não existe nenhuma comprovação científica que afirme a relação direta do chocolate com a acne. O que piora o quadro, de fato, são os alimentos que possuem alto índice glicêmico quando consumidos em excesso. Uma barra de chocolate, por exemplo, traz outros componentes além do cacau, como leite, açúcar e até gordura hidrogenada, ingredientes que juntos, e ingeridos de maneira exagerada, podem influenciar nos quadros de inflamação. 

Outros efeitos do consumo excessivo de açúcar

A acne não é a única causa do consumo desenfreado de doces. Quando consumimos muito açúcar, desencadeamos o processo de glicação, onde as moléculas de açúcares e carboidratos unem-se definitivamente com proteínas importantes (como o colágeno e a elastina), prejudicando o seu funcionamento no organismo. 

O impacto na pele é enorme: flacidez, perda da elasticidade e sinais de envelhecimento precoce são alguns dos efeitos danosos da glicose em excesso. 

“O consumo excessivo de açúcar no organismo, de maneira constante ou diária, leva ao que chamamos de glicação de proteínas na pele. Isso confere à pele um efeito mais amarelado, envelhecido e, a longo prazo, degradação de colágeno e também formação de manchas”, acrescenta o especialista da Creamy.

Alimentos doces são tudo de bom, mas é preciso evitar os excessos. O Dr. Luiz afirma que beber bastante água, praticar exercícios físicos e ter hábitos de vida saudáveis ajuda a combater os efeitos do açúcar no organismo.

Tenho acne, posso comer chocolate? 

Agora que você sabe que o chocolate causa acne apenas se for consumido excessivamente, fica a pergunta: quem tem predisposição genética ao quadro, pode comer ou não? Como já mostramos acima, o chocolate em pequenas porções está liberado para todo mundo.

E será que existe alguma opção mais indicada para evitar as temidas espinhas? O Dr. Luiz recomenda chocolates com maior porcentagem de cacau: “Opções com mais de 70% de cacau são as melhores para a saúde. Chocolates meio amargos ou com menos leite e açúcar costumam causar picos glicêmicos moderados. Eles são mais indicados do que chocolate ao leite e branco, por exemplo”. 

Aliás, você sabia que o chocolate branco é produzido com manteiga de cacau, e não cacau propriamente dito? Por isso é rico em açúcar e gordura hidrogenada, sendo um dos maiores vilões da saúde. 

Cacau faz bem! 

O cacau, principal ingrediente do chocolate, é rico em antioxidantes naturais e flavonóides. Quando consumido de maneira consciente, promove muitos benefícios à saúde, além de gerar uma sensação de bem-estar, por causa da liberação da serotonina – popularmente conhecida como hormônio da felicidade. 

Confira algumas das principais vantagens do fruto do cacaueiro para o organismo:

  • Benefícios para a pele: por ser composto por antioxidantes, o cacau auxilia no combate aos radicais livres, prevenindo o envelhecimento cutâneo;
  • Para o cabelo: a manteiga do cacau possui propriedades que deixam os fios mais nutridos, melhora o frizz e o brilho;
  • Benefícios para a saúde mental: por liberar endorfinas, o cacau dá a sensação de relaxamento e alívio do estresse. É um alimento que contribui para elevar a disposição mental;
  • Para o corpo: o cacau melhora a circulação sanguínea, sendo capaz de diminuir a pressão arterial. Suas propriedades também ajudam a regular o intestino, prevenir a anemia e a trombose. 

Skincare em dia = sem culpa

chocolate causa espinhas

Se você já acompanha o Creamy Blog ou nossas redes sociais, sabe que manter uma rotina de skincare é indispensável para a saúde da pele, e na hora de comer chocolate sem culpa não seria diferente. 

Quem cuida do rosto diariamente com os produtos certos tem menos chances de sofrer com a acne depois de apreciar o alimento. Isso porque existem fórmulas que previnem o aparecimento de cravos e espinhas, bem como o aumento da oleosidade. Mas, atenção: isso não quer dizer que o consumo excessivo de chocolate está liberado! Mesmo com o skincare em dia, é importante fugir dos excessos. 

“Existem ingredientes como o ácido mandélico, ácido salicílico, ácido glicólico e a niacinamida que ajudam a prevenir e melhorar o quadro de acne. Consulte sempre um dermatologista e também as indicações do produto no rótulo”, aconselha o Dr. Luiz.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento