Axila escura: confira as causas, os tratamentos e os métodos de prevenção

Axila escura: confira as causas, os tratamentos e os métodos de prevenção

atualizado em publicado em 31 de janeiro de 2023 2 comentários DICAS E TUTORIAIS
Tempo de leitura: 4 minutos

Independentemente da área afetada na pele, as manchas podem incomodar diversas pessoas. Você sabe por que encontramos, muitas vezes, a axila escura? Diversos fatores presentes no dia a dia podem influenciar o aparecimento de lesões dessa região. 

A área da axila é uma região muito sensível da pele, devido ao atrito constante, à falta de ar e luz. Para você entender melhor as causas da axila escura, nós, do time da Creamy, desenvolvemos um conteúdo exclusivo. Confira a seguir e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Quais são as causas do escurecimento das axilas?

A pele da axila apresenta características diferentes das demais regiões do corpo, sendo mais sensível e contendo glândulas sudoríparas apócrinas, responsáveis pela produção de suor. Por isso, essa região escurece de maneira mais fácil.

Na grande maioria dos casos, o escurecimento da pele é causado por traumas recorrentes, como a ação de puxar os pelos da região, que pode hiperpigmentar a região e gerar foliculites – infecções ou inflamações na raiz do pelo que também escurecem a área.

Também há outros motivos para manchas escuras na axila. Vale lembrar que, independentemente das causas, o escurecimento desta área se deve à irritação dos melanócitos (células que produzem a melanina). Quando isso ocorre, há a produção exacerbada de melanina e, por consequência, uma hiperpigmentação da pele.

Se você já teve o escurecimento dessa região ou está passando por esta situação, separamos uma lista dos principais motivos que deixam a axila escura. Veja a seguir:

  • uso de roupas muito apertadas (que geram atrito entre a pele e o tecido);
  • depilação com cera e lâminas (que causam traumas na região);
  • utilização de desodorantes com álcool (que podem irritar a pele, trazendo coceira ou vermelhidão);
  • não secar ou lavar a área de maneira apressada (o que favorece o aparecimento de bactérias e fungos que podem irritar a região).

Tratamentos para axila escura

Se você lida com essa questão, provavelmente está se perguntando qual é o melhor tratamento para clarear as axilas, certo? A primeira recomendação tem a ver com o escurecimento causado pela depilação inadequada: opte por métodos que não geram traumas na área, como a depilação a laser, que remove completamente o folículo piloso.

Além disso, para as situações em que a axila escura é causada por irritação, o primeiro passo é tratar completamente a irritação do local, como dermatites ou feridas vindas da depilação. Essa ação também contribui para clarear as axilas.

Por último, sempre consulte seu dermatologista de confiança. Afinal, existem diversos tratamentos que ajudam no clareamento das axilas, desde cremes até procedimentos mais avançados.

Mulher depilando a axila.

Ácido Tranexâmico

Se você está em busca de um tratamento prático e fácil para auxiliar no clareamento da axila, o Ácido Tranexâmico da Creamy é uma excelente opção. Ele traz uma combinação exclusiva de quatro ingredientes clareadores que atuam de formas diferentes e complementares.

Esse dermocosmético deve ser usado na região somente durante à noite e precisa ser retirado da pele pela manhã. Isso porque, caso permaneça na área aplicada e haja contato com o sol, ele favorecerá o aparecimento de possíveis manchas.

Como evitar axila escura?

A prevenção é sempre o caminho mais fácil nos cuidados da pele. Por isso, a hidratação constante e a higiene correta são etapas fundamentais para a manter a região das axilas claras e saudáveis. 

Hidratar a pele ajuda a manter a barreira protetora saudável e mais forte. Ela é a responsável por não deixar os agentes externos entrarem em contato com o organismo. 

A higiene correta também é essencial para manter a axila livre de manchas. Não secarmos ou lavar corretamente a região favorece o aparecimento de bactérias e fungos que causam irritações na área, além de um cheiro desagradável.

Além disso, a esfoliação é a chave para não deixar a axila escura. Retirar o excesso de células mortas da região mantém a pele mais uniforme.

Como cuidar das axilas?

Os cuidados com a axila são fundamentais para manter a pele da região saudável e livre de manchas escuras. Para isso, no momento do banho, faça a higienização correta do local, sem objetos que possam causar irritações, como buchas ásperas. 

Depois, é preciso secar toda a região, evitando o aparecimento de fungos e bactérias. Em seguida, opte por desodorantes sem álcool, já que alguns produtos podem irritar a pele, provocando vermelhidão e coceira.

Além disso, caso deseje realizar a retirada de pelos da região, busque procedimentos que não agridam a axila, como a depilação com lâminas e cera. Procure a orientação do dermatologista para escolher o melhor procedimento de retirada dos folículos pilosos.

Acompanhe as novidades da Creamy!

Para manter a saúde da pele e ter uma rotina de skincare eficiente, conte com a ajuda dos dermocosméticos da Creamy. Temos diversos produtos para todos os tipos de pele. Basta adicionar seus preferidos no carrinho e aproveitar nossas fórmulas inteligentes e revolucionárias!

Após saber mais sobre axila escura, que tal ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos? Aqui no blog da Creamy, você está sempre por dentro de dicas e recomendações de especialistas para ajudar na sua rotina de cuidados com a pele. Confira nossos posts semanais!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

Avatar for Jennifer
Jennifer 28/04/2023

Amei saber, ainda bem que ja tenho aqui em casa vou começar a passar!

Avatar for Carolinne Moraes
Carolinne Moraes 16/06/2023

🥰

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento