Aprenda quais são os cuidados pós-sol necessários para manter sua pele saudável

Aprenda quais são os cuidados pós-sol necessários para manter sua pele saudável

atualizado em publicado em 1 de junho de 2023 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

Tomar sol é uma das formas de autocuidado mais simples e, ao mesmo tempo, importantes que alguém pode ter. No entanto, para realmente aproveitar os benefícios e evitar as consequências negativas desse hábito, é fundamental conhecer os cuidados pós-sol necessários.

Entre os benefícios que o sol pode oferecer está a melhora do humor e do sono, além do aumento da produção de vitamina D, nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. Já os pontos negativos podem incluir o fotoenvelhecimento, as queimaduras e até o câncer de pele.

Contudo, é possível aproveitar as vantagens enquanto se evita os malefícios. Sempre passar protetor solar e tomar sol apenas de manhã cedo ou no final da tarde são alguns dos cuidados tomados, mas eles não param por aí.

Os cuidados pós-sol são tão importantes quanto os pré-sol. Eles vão ajudar sua pele a manter a viçosidade e podem até mesmo aliviar sensações ruins na pele caso alguma das medidas preventivas falhe. Entenda melhor a seguir, com o blog da Creamy!

Por que os cuidados pós-sol são importantes?

Ao ir à praia, você já voltou do passeio e sentiu a pele extremamente seca? Outra situação muito comum, especialmente para quem tem fototipos de 1 a 3, é passar protetor solar e, ainda assim, apresentar vermelhidão em certas partes do corpo.

Isso acontece quando o que foi feito antes de tomar sol não foi suficiente para proteger a pele contra os efeitos da radiação. Nesses casos, para isso não gerar problemas cutâneos ainda maiores, é importante ter uma série de cuidados com a pele pós-praia.

Esses cuidados pós-sol são indispensáveis mesmo se sua pele não apresenta qualquer diferença após tomar sol. Isso porque a radiação solar causa muitos danos invisíveis, que só se tornam aparentes após anos de acúmulo.

Dessa forma, ter uma rotina pós-sol para o rosto é um cuidado preventivo e, se for necessário, também pode oferecer alívio momentâneo. Lembre-se de sempre aliá-la aos cuidados antes e durante a exposição ao sol.

Rotina de cuidados após tomar sol

Para criar uma rotina de cuidados pós-praia, a recomendação é sempre repor a hidratação que a radiação nos faz perder. Existem algumas etapas no skincare voltadas para isso. No entanto, lembre-se de sempre checar com seu dermatologista de confiança qual é a rotina mais adequada para você.

Mulher de roupão e toalha na cabeça enquanto espalha hidratante no rosto.

1. Limpeza

Seja na praia, seja em casa, após tomar sol, com certeza, você acumulou sujidades no rosto. Isso porque, além da exposição ao ar livre, o calor faz suar, um resíduo que já deve ser retirado da pele antes de começar os cuidados.

Por isso, inicie sua rotina com um limpador suave, que não agrida a superfície cutânea. Certifique-se de retirar todas as sujidades e outros produtos que estiverem em seu rosto, inclusive o protetor solar.

2. Hidratação

A exposição à radiação solar faz o corpo perder a hidratação natural. Assim como precisamos tomar mais água em dias de calor, é necessário repor a hidratação da pele.

Por isso, escolha um hidratante poderoso e compatível com sua pele. Também garanta que todas as áreas do rosto estejam cobertas com uma camada homogênea de produto após espalhá-lo. O hidratante pós-praia não precisa ser diferente do que você usa no dia a dia, desde que você tome os cuidados pré-sol.

3. Proteção solar

Pode parecer estranho, mas o protetor solar é, sim, necessário mesmo após tomar sol! A não ser que o sol já tenha se posto, é importante continuar se protegendo mesmo que você não vá ter mais qualquer tipo de exposição solar direta no dia.

Alguns raios solares podem ultrapassar barreiras físicas, por isso o protetor solar é fundamental a qualquer hora do dia, em qualquer lugar. Se você estiver em local com maior incidência solar que a da sua rotina, aumente o FPS usado.

Cuidados com a pele sensibilizada pós-sol

Se acontecer algum problema com seus cuidados pré-sol, é muito provável que a sua pele fique sensibilizada e vermelha. Isso é comum com o uso de um filtro solar com FPS abaixo do ideal, a exposição prolongada aos raios solares, na presença de suor ou água, etc.

Se você sentir que sua pele está neste estado, a rotina de cuidados continua a mesma. No entanto, os produtos devem mudar, já que sua condição cutânea também está diferente do comum. Veja nossas recomendações:

  1. na hora da limpeza, utilize um produto mais suave, mesmo que você tenha a pele oleosa. Prefira limpadores hidratantes;
  2. reforce a hidratação com um creme reparador que acalme sua pele e ofereça suporte à sua barreira cutânea;
  3. finalize com um protetor solar leve, mas com um alto fator de proteção solar.

Esses são alguns cuidados pós-sol para não descascar e evitar que a pele fique mais irritada. No entanto, eles não são válidos para pessoas que já estão descascando, com queimaduras ou sinais de insolação. Se você tiver qualquer um desses sintomas, procure um médico.

A Creamy oferece cuidados para sua pele!

Agora que você já conhece os cuidados pós-sol que precisa tomar para manter sua pele saudável, monte sua rotina na Creamy! Temos todos os produtos necessários para você aproveitar seu autocuidado ao máximo.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2023. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento