Acne grau 3: causas, manifestações e tratamento

Acne grau 3: causas, manifestações e tratamento

atualizado em publicado em 29 de janeiro de 2024 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

A acne grau 3 é uma das manifestações mais complexas e desafiadoras dessa condição dermatológica. É importante entender as causas do problema para adotar o melhor tratamento.

Neste artigo, a Creamy explica o que é acne grau 3, como ela se desenvolve e os fatores que a diferenciam dos outros estágios. Continue acompanhando para ver as possibilidades de tratamento!

O que é a acne grau 3?

Os graus da condição variam de 1 a 4. A acne grau 3 é um estágio mais avançado, caracterizado por lesões inflamadas mais profundas. É essencial entender a complexidade dessa forma mais severa.

No grau 3, as lesões incluem pápulas, pústulas, cistos e nódulos. Esses últimos têm mais tendência a causar desconforto e deixar cicatrizes. O impacto físico e emocional dessas manifestações requer um cuidado maior no tratamento. Para isso, é essencial consultar um dermatologista.

Como a acne grau 3 ocorre?

Essa condição tem algumas causas, como o aumento da produção de sebo pelas glândulas sebáceas e a obstrução dos poros. Na acne grau 3, a inflamação é mais intensa, ou seja, as lesões são mais profundas.

É importante cuidar principalmente com a obstrução dos poros nesse tipo de inflamação. O excesso de sebo, em conjunto com células mortas da pele, pode formar comedões, que se manifestam como pontos pretos ou brancos. Esses fatores criam um ambiente propício para a proliferação bacteriana. 

A presença de bactérias, como Cutibacterium acnes, intensifica a inflamação, contribuindo para a formação de pápulas, pústulas, cistos e nódulos característicos da acne grau 3. 

É muito importante compreender esse processo para buscar um tratamento eficaz contra a acne, que vise não apenas a redução da inflamação, mas também a prevenção da obstrução dos poros e o controle da proliferação bacteriana. 

A partir de que idade a acne grau 3 se manifesta?

Embora os cravos e as espinhas sejam frequentemente vinculados à adolescência, eles podem surgir em qualquer idade. Adultos também podem enfrentar problemas relacionados aos diferentes graus da acne

As dinâmicas hormonais continuam a desempenhar um papel significativo no equilíbrio da pele, mesmo na fase adulta. Entender esses fatores é essencial para um tratamento eficaz dos diferentes tipos de acne que podem acometer seu rosto, independentemente da sua idade.

acne grau 3

Como tratar a acne grau 3?

Afinal, como tratar acne grau 3? O tratamento demanda um cuidado com foco tanto nos sintomas visíveis quanto nas questões mais específicas de saúde. Se você está enfrentando essa questão dermatológica, confira, a seguir, algumas dicas para o dia a dia. Antes de qualquer coisa, consulte um dermatologista. 

Produtos tópicos

A aplicação de produtos tópicos com ingredientes ativos, como ácido salicílico e peróxido de benzoíla, pode ser uma primeira linha de defesa eficaz contra a inflamação e a acne superficial. Esses dermocosméticos estão disponíveis em diversas formulações, como géis, loções e cremes. Não use medicamentos sem o acompanhamento profissional adequado.

Antibióticos tópicos e orais

Em casos mais severos, um dermatologista pode prescrever antibióticos tópicos ou orais. Esses medicamentos auxiliam no combate à infecção bacteriana associada à acne. Mas, lembre-se: não se automedique. 

Retinoides

Os retinoides, derivados da vitamina A, são eficazes na prevenção da formação de comedões e promovem a renovação celular. O Retinol da Creamy controla o brilho e a oleosidade, reduz os poros dilatados, mantém a firmeza e a elasticidade e uniformiza o tom e a textura da pele. Pode ser uma alternativa para reduzir os sintomas. 

Cuidados com a pele

Manter uma rotina de cuidados com a pele é fundamental. Evitar a tentação de espremer as espinhas não só ajuda a diminuir chances de maior inflamação, como também minimiza o risco de cicatrizes de acne grau 3 permanentes. Consulte um dermatologista para entender qual a real necessidade da sua pele!

Conte com as fórmulas inteligentes da Creamy

Ao planejar uma rotina completa de tratamentos contra a acne, é fundamental começar com uma higienização facial eficaz. O Gel de Limpeza foi desenvolvido para atender às necessidades das peles normais e oleosas, incluindo as mais sensíveis. Livre de sulfatos, esse dermocosmético utiliza surfactantes suaves e ingredientes hidratantes.

Seguindo essa etapa, integre o Gel Clareador Antiacne em sua rotina diária. Com 7% de ácido mandélico, esse produto oferece um efeito peeling noturno suave, esfoliando a pele e clareando manchas de sol, acne e melasma. Além disso, a alantoína na fórmula ajuda a hidratar o rosto, evitando ressecamentos.

Complementando os cuidados, o sérum Niacinamide B Complex 20% é um dermocosmético de alta concentração que fortalece a barreira cutânea. A fórmula tem uma mistura poderosa de vitaminas: E, B12, B6, B5 e B3.

Melhore seu skincare com os produtos da Creamy

Enfrentar a acne grau 3 pode ser desafiador, mas existem várias opções de tratamento! Confira os produtos da Creamy e faça a revolução do seu skincare de forma segura e eficaz para manter seu rosto ainda mais bonito!

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento