Acne grau 1: saiba quais são as características e como identificá-la

Acne grau 1: saiba quais são as características e como identificá-la

atualizado em publicado em 19 de setembro de 2023 nenhum comentário SKINCARE
Tempo de leitura: 4 minutos

Cravos e espinhas podem se tornar os inimigos do skincare quando são frequentes e persistentes, prejudicando até mesmo a autoestima de uma pessoa. Como existem diferentes níveis de desenvolvimento, como a acne de grau 1, é importante conhecê-los para iniciar tratamentos adequados.

Não se preocupe caso não saiba o que é acne de grau 1, pois a Creamy vai ensinar como você pode identificá-la para procurar ajuda médica. Lembre-se de que todo cuidado com a pele deve ser orientado por profissionais, para evitar efeitos rebotes e pioras no quadro. Continue acompanhando para saber tudo sobre essa condição!

O que é a acne de grau 1?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), a acne é uma doença que se desenvolve a partir da adolescência e se caracteriza por cravos e espinhas, formados pela inflamação das glândulas sebáceas e dos folículos pilosos. Apesar de ter um único processo de formação, ela pode se apresentar em diferentes estágios.

A acne de grau 1 é caracterizada apenas por cravos em diferentes regiões do rosto, sem lesões inflamatórias (espinhas). Ela pode surgir em pontos específicos, como o nariz, o queixo e a região ao redor da boca, ou se espalhar. Ela ainda aparece fechada (com exterior branco) ou aberta (comedão preto).

Embora seja o nível mais leve, os cravos podem se formar em grandes quantidades, alterando a textura e a uniformidade da pele. Extraí-los em casa, sem ajuda de um profissional, pode piorar o quadro, pois o sebo e as bactérias entram ainda mais nos poros. Isso provoca uma inflamação e, consequentemente, o surgimento de uma espinha.

Portanto, a acne de grau 1 pode evoluir para outros tipos, caracterizados pela presença de pus, lesões avermelhadas e tamanhos mais aparentes, que requerem uma rotina de cuidados mais intensos.

Quais são as diferenças em relação aos outros graus?

Segundo a SBCD, os outros graus se diferenciam pela manifestação de comedões, pápulas (pequenas lesões sólidas, elevadas, arredondadas e avermelhadas), pústulas (espinhas com pus), nódulos e cistos (maiores que as anteriores, que se expandem em camadas mais profundas). Eles se categorizam da seguinte forma:

  • grau 2: pele com comedões, pápulas e pústulas;
  • grau 3: comedões, pústulas e cistos;
  • grau 4: comedões, pústulas e lesões císticas que podem se juntar por baixo da pele.

Como ela se desenvolve e pode ser identificada?

Então, como ocorre a acne de grau 1? Será que todas as pessoas podem desenvolvê-la? Por ser caracterizada apenas por cravos, ela é comum em qualquer pessoa e ocasionada por diferentes fatores, como: aumento de hormônios andrógenos, excesso de exposição ao sol, uso de produtos oleosos, oleosidade do rosto e acúmulo de células mortas e bactérias.

Como dissemos, os cravos podem ser pretos ou brancos. Os primeiros são abertos e mais largos, com uma coloração escura, devido à oxidação em contato com o ar. Já os segundos se formam dentro da pele e são recobertos pela queratina, sem alteração na cor.

Apesar de serem observados principalmente na acne de grau 1 do rosto, eles também se desenvolvem no colo, nos braços, nas costas e nos ombros. Após identificá-los, o tratamento deve ser iniciado para uma redução significativa, antes que o quadro evolua para outros níveis.

Modelo segurando o Ácido Mandélico da Creamy.

Quais são as formas de tratamento?

O tratamento para acne de grau 1 começa pela limpeza da pele, pois os poros precisam ser desobstruídos e se manter livres de impurezas, como resto de protetor solar, maquiagem e poeira. Essa etapa deve ser feita no skincare diurno e noturno, com um gel ou uma emulsão suaves, para não agredir a pele.

O Gel de Limpeza da Creamy, por exemplo, tem uma textura encorpada que evita o atrito das mãos no rosto e uma fórmula que reduz a sensibilidade e a oleosidade. O efeito é ainda melhor quando um esfoliante é aplicado duas vezes por semana, para desobstruir profundamente os poros.

Os tônicos também são produtos para acne, pois podem conter ativos que ajudam na higienização e no equilíbrio da produção de sebo. O ácido salicílico diminui a oleosidade e retira as impurezas dos poros, evitando a formação de cravos e espinhas. Junto a um complexo de pré e pós-biótico, como no tônico esfoliante da Creamy, ele inibe a proliferação de bactérias.

Quando se procura ajuda médica para saber como tratar acne de grau 1, o dermatologista também pode recomendar procedimentos estéticos, como a limpeza de pele. É uma das maneiras mais rápidas de extrair os cravos, mas também exige cuidados especiais para microrganismos não entrarem nos poros recém-abertos.

Cuide da acne com a Creamy!

Sabendo como a acne de grau 1 se desenvolve e se apresenta, você já pode identificá-la e procurar tratamento. Combinadas com as orientações médicas, as fórmulas inteligentes da Creamy ajudam você a cuidar do quadro, equilibrar a textura da pele e reduzir cravos e espinhas.

Caso tenha dúvida quanto aos produtos mais indicados para seu tipo de pele, faça o quiz do site para receber uma sugestão de rotina de skincare adequada, considerando todas as etapas diurnas e noturnas.

compartilhe esse conteúdo:

Avatar for Creamy

Creamy

comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © Creamy 2024. Todos os direitos reservados. Todas as marcas e suas imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.
Meios de pagamento